Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal! Preciso de uma ajuda, tenho uma internet Vivo de 8M e desde Dezembro ela começou a apresentar muitas quedas, depois de vários chamados e até abertura de reclamação na Anatel, trocas de modem, etc por fim o técnico disse que trocou um módulo da rede externa e estabilizou. Mas, agora apresenta um outro problema, a internet cai sempre que o Whatsapp começa a fazer backup, a única coisa que ainda consigo acessar com muita lentidão são serviços do próprio Google como Youtube (às vezes nem isso). 

Obs.: cai tanto no meu celular (S7 edge) quanto no computador e outros celulares. Já troquei o canal várias vezes e nada. Alguém sabe se tem alguma forma de solucionar?

Postado

Então meu amigo, a probabilidade de ser problemas com sua operadora é quase de 100%. Já trabalhei em uma empresa de fibra óptica bastante conhecida pelo Brasil. Os casos de intermitência no sinal é devido a oscilações em níveis de sinais e principalmente causados pelo que chamamos de "ruídos". Minha opinião sincera para você é verificar esses níveis dentro do status que seu modem apresenta acessando o ip dele.  Dentro das especificações do sinal que está sendo repassado para você existe um padrão de alinhamento para manter a estabilidade do serviço. Poderia me passar o modelo do seu modem para que eu possa ver como é a interface dele e onde ficam essas especificações? Caso você saiba onde fica, poderia me mandar print dos valores apresentados?

Postado

@Eder Neumann o problema é que o técnico vai jogar a culpa no meu celular, no aplicativo etc. Já vieram 4 técnicos aqui e eles sempre ficam tentando arrumar uma desculpa (mesmo quando a internet caía total do nada), se eu falo que agora é só quando o Whatsapp faz backup ai já viu. Por isso queria ver se tem algo que eu mesma possa fazer.

Postado
1 minuto atrás, Bruna94 disse:

@Eder Neumann o problema é que o técnico vai jogar a culpa no meu celular, no aplicativo etc. Já vieram 4 técnicos aqui e eles sempre ficam tentando arrumar uma desculpa (mesmo quando a internet caía total do nada), se eu falo que agora é só quando o Whatsapp faz backup ai já viu. Por isso queria ver se tem algo que eu mesma possa fazer.

Pegue o protocolo de uma dessas tentativas de reparo que já tenham realizado, ligue para a Anatel e registre uma reclamação. Se puder tentar fazer o mesmo teste com outro celular também seria bom para fortalecer seu caso. 

Eles chegaram a trocar seu modem/roteador alguma vez?

Postado

@Bruna94 Na parte inferior do seu modem deve ter o usuário e senha de acesso. Procure por configurações avançadas e veja se tem algo relacionado a potencia de sinal "rx, tx". 

Claro, esse é um trabalho para o técnico fazer, caso você n se sinta confiante de realizar procedimento, melhor você acionar a anatel mesmo. Eu sei que é chato, mas eles pagam uma multa tremenda por casos anatel e o caso só é fechado se você der como resolvido. A muitos anos atrás eu tive um problema com a oi velox (graças a Deus fui liberto da velox rs) e eles ficaram 1 semana indo na minha casa todos os dias pra tentar resolver até resolverem. Precisaram refazer todo o armário responsável pelo local. Se eu n tivesse feito aquela reclamação provavelmente a velox teria ficado ruim lá por muitos e muitos anos ainda. Anota o protocolo da reclamação e liga pra anatel, vai ser passado um prazo e você só dá resolvido quando estiver 100%

Postado

Particularmente não vi nenhum problema relacionado com sinal de internet

Via cabeado você têm problemas ou somente com wireless ?

Postado

@roblox_gamer Fiz o teste aqui e via cabo também cai. Só coisas do Google funciona, parece que ele monopoliza a internet só pra ele. Tipo se eu jogo algo na busca do Google aparece, mas ao tentar navegar em outros sites não funciona.

Postado
3 horas atrás, Bruna94 disse:

@WOZ Dods Trocaram meu modem 2 vezes já.

Essa ocorrência (perda da internet durante upload do whatsapp) acontece quando tem algum computador na sua rede ligado? Você tem só o cable modem ou tem um roteador também? Tem repetidor?

Postado
1 minuto atrás, Bruna94 disse:

@WOZ Dods Mesmo não tendo computador conectado cai no celular. Não tenho roteador, mas tenho repetidor, testei a conexão com o repetidor desligado e o problema persiste.

Repetidores são sempre problemáticos. Desligue o repetidor, reinicie o modem, repita o teste.

Postado

@Bruna94 Fico pensando que pode ser um problema de DNS já que você mencionou que os serviços google continuam funcionando normalmente. Acho engraçado que eles substituíram o modem e o problema persistiu, por isso insisti no teste sem o repetidor, pois repetidores degradam a qualidade da rede consideravelmente.

Você sabe entrar nas configurações do seu modem? Se sim, veja se os dois DNSs abaixo estão configurados nele:
8.8.8.8

8.8.4.4

Postado

@roblox_gamer Não, continuam ligadas. É como se ele de fato priorizasse os serviços Google e só tirasse a conexão dos outros sites. Mas, se eu paro o backup tudo volta ao normal.

adicionado 5 minutos depois

@WOZ Dods O DNS aqui está da seguinte forma DNS Primário: 200.204.0.10, DNS Secundário: 200.204.0.138

Postado

E porque você não desativa no whatsapp esse negocio de backup

Ele não precisa ficar fazendo backup direto

Postado
1 hora atrás, roblox_gamer disse:

E porque você não desativa no whatsapp esse negocio de backup

Ele não precisa ficar fazendo backup direto

Na verdade esse recurso é importante, pois caso o celular seja perdido ou danificado, a pessoa não perde tanto conteúdo quanto se não tivesse o backup.

3 horas atrás, Bruna94 disse:

@roblox_gamer Não, continuam ligadas. É como se ele de fato priorizasse os serviços Google e só tirasse a conexão dos outros sites. Mas, se eu paro o backup tudo volta ao normal.

adicionado 5 minutos depois

@WOZ Dods O DNS aqui está da seguinte forma DNS Primário: 200.204.0.10, DNS Secundário: 200.204.0.138

Outra pergunta... Seu celular está conectado pela rede 5GHz ou pela 2.4 GHz?

Postado

@Bruna94 Não consigo imaginar mais nada que pudesse estar configurado errado além do que já falei. O DNS poderia ser trocado a caráter de teste, mas não sei se surtiria algum efeito. Se estivesse em 5 GHz talvez seu celular estivesse consumindo toda a sua banda, e com isso dificultando o uso em outros aspectos, mas claramente não é o caso. 

Algo que me ocorre é: quando a internet para por causa do backup do whatsapp, quais outros aparelhos são afetados além do seu celular?

Postado

Se possível ,coloque aqui as telas da configuração wireless do modem, ocultando a senha da mesma, claro

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...