Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Wi-fi caindo quando Whatsapp começa backup


Bruna94

Posts recomendados

Bom dia pessoal! Preciso de uma ajuda, tenho uma internet Vivo de 8M e desde Dezembro ela começou a apresentar muitas quedas, depois de vários chamados e até abertura de reclamação na Anatel, trocas de modem, etc por fim o técnico disse que trocou um módulo da rede externa e estabilizou. Mas, agora apresenta um outro problema, a internet cai sempre que o Whatsapp começa a fazer backup, a única coisa que ainda consigo acessar com muita lentidão são serviços do próprio Google como Youtube (às vezes nem isso). 

Obs.: cai tanto no meu celular (S7 edge) quanto no computador e outros celulares. Já troquei o canal várias vezes e nada. Alguém sabe se tem alguma forma de solucionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então meu amigo, a probabilidade de ser problemas com sua operadora é quase de 100%. Já trabalhei em uma empresa de fibra óptica bastante conhecida pelo Brasil. Os casos de intermitência no sinal é devido a oscilações em níveis de sinais e principalmente causados pelo que chamamos de "ruídos". Minha opinião sincera para você é verificar esses níveis dentro do status que seu modem apresenta acessando o ip dele.  Dentro das especificações do sinal que está sendo repassado para você existe um padrão de alinhamento para manter a estabilidade do serviço. Poderia me passar o modelo do seu modem para que eu possa ver como é a interface dele e onde ficam essas especificações? Caso você saiba onde fica, poderia me mandar print dos valores apresentados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann o problema é que o técnico vai jogar a culpa no meu celular, no aplicativo etc. Já vieram 4 técnicos aqui e eles sempre ficam tentando arrumar uma desculpa (mesmo quando a internet caía total do nada), se eu falo que agora é só quando o Whatsapp faz backup ai já viu. Por isso queria ver se tem algo que eu mesma possa fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Bruna94 disse:

@Eder Neumann o problema é que o técnico vai jogar a culpa no meu celular, no aplicativo etc. Já vieram 4 técnicos aqui e eles sempre ficam tentando arrumar uma desculpa (mesmo quando a internet caía total do nada), se eu falo que agora é só quando o Whatsapp faz backup ai já viu. Por isso queria ver se tem algo que eu mesma possa fazer.

Pegue o protocolo de uma dessas tentativas de reparo que já tenham realizado, ligue para a Anatel e registre uma reclamação. Se puder tentar fazer o mesmo teste com outro celular também seria bom para fortalecer seu caso. 

Eles chegaram a trocar seu modem/roteador alguma vez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruna94 Na parte inferior do seu modem deve ter o usuário e senha de acesso. Procure por configurações avançadas e veja se tem algo relacionado a potencia de sinal "rx, tx". 

 

Claro, esse é um trabalho para o técnico fazer, caso você n se sinta confiante de realizar procedimento, melhor você acionar a anatel mesmo. Eu sei que é chato, mas eles pagam uma multa tremenda por casos anatel e o caso só é fechado se você der como resolvido. A muitos anos atrás eu tive um problema com a oi velox (graças a Deus fui liberto da velox rs) e eles ficaram 1 semana indo na minha casa todos os dias pra tentar resolver até resolverem. Precisaram refazer todo o armário responsável pelo local. Se eu n tivesse feito aquela reclamação provavelmente a velox teria ficado ruim lá por muitos e muitos anos ainda. Anota o protocolo da reclamação e liga pra anatel, vai ser passado um prazo e você só dá resolvido quando estiver 100%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Bruna94 disse:

@WOZ Dods Mesmo não tendo computador conectado cai no celular. Não tenho roteador, mas tenho repetidor, testei a conexão com o repetidor desligado e o problema persiste.

Repetidores são sempre problemáticos. Desligue o repetidor, reinicie o modem, repita o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruna94 Fico pensando que pode ser um problema de DNS já que você mencionou que os serviços google continuam funcionando normalmente. Acho engraçado que eles substituíram o modem e o problema persistiu, por isso insisti no teste sem o repetidor, pois repetidores degradam a qualidade da rede consideravelmente.

 

Você sabe entrar nas configurações do seu modem? Se sim, veja se os dois DNSs abaixo estão configurados nele:
8.8.8.8

8.8.4.4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@roblox_gamer Não, continuam ligadas. É como se ele de fato priorizasse os serviços Google e só tirasse a conexão dos outros sites. Mas, se eu paro o backup tudo volta ao normal.

adicionado 5 minutos depois

@WOZ Dods O DNS aqui está da seguinte forma DNS Primário: 200.204.0.10, DNS Secundário: 200.204.0.138

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, roblox_gamer disse:

E porque você não desativa no whatsapp esse negocio de backup

Ele não precisa ficar fazendo backup direto

Na verdade esse recurso é importante, pois caso o celular seja perdido ou danificado, a pessoa não perde tanto conteúdo quanto se não tivesse o backup.

 

3 horas atrás, Bruna94 disse:

@roblox_gamer Não, continuam ligadas. É como se ele de fato priorizasse os serviços Google e só tirasse a conexão dos outros sites. Mas, se eu paro o backup tudo volta ao normal.

adicionado 5 minutos depois

@WOZ Dods O DNS aqui está da seguinte forma DNS Primário: 200.204.0.10, DNS Secundário: 200.204.0.138

Outra pergunta... Seu celular está conectado pela rede 5GHz ou pela 2.4 GHz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruna94 Não consigo imaginar mais nada que pudesse estar configurado errado além do que já falei. O DNS poderia ser trocado a caráter de teste, mas não sei se surtiria algum efeito. Se estivesse em 5 GHz talvez seu celular estivesse consumindo toda a sua banda, e com isso dificultando o uso em outros aspectos, mas claramente não é o caso. 

 

Algo que me ocorre é: quando a internet para por causa do backup do whatsapp, quais outros aparelhos são afetados além do seu celular?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!