Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

S.O. para PCs antigos em escolas: Linux?


Visitante
Ir à solução Resolvido por GusGraf,

Posts recomendados

@beuty não considero linux uma boa para escolas. O motivo? Os cursos de informática básica e avançada utilizam sistema operacional da microsoft e a maioria dos computadores domésticos do Brasil utilizam windows. Até nas universidades utilizam windows. Muitos professores não tem domínio intermediário do windows sendo que muitos poucos utilizam linux, então vai ser um problema na escola. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas opções: Elementary OS, Edubuntu, Debian Edu, LinuxKidX, Kano, Educado, Puppy Linux e Lubuntu.

Vou ter que discordar do Lucas, acho excelente que Linux seja instalado em escolas, ainda mais com a morte do W7 e os altos preços pra substituir pro 10. Não tem absolutamente nada que se possa fazer num PC escolar com Windows que não se possa fazer com Linux. Em PCs fracos vai dar um pau no W10. Certamente uma criança que aprender Linux vai ser mais do que capaz de usar Windows e vai aprender muito mais de informática que alguém que sempre usou o Windows. Frente à digitalização total das coisas, "cursos de informática" estão morrendo e dando espaço ao DIY, o aprender fazendo, etc. Software livre é o futuro.

Na minha universidade os PCs estão tendo o W7 substituído por variações do Linux e a esmagadora maioria das pesquisas é feita em sistemas baseados em Linux. Os professores que nem Windows sabem usar direito já estão se aposentando ou ficando pra trás e isolados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Grande Mestre Lucas disse:

@beuty não considero linux uma boa para escolas. O motivo? Os cursos de informática básica e avançada utilizam sistema operacional da microsoft e a maioria dos computadores domésticos do Brasil utilizam windows. Até nas universidades utilizam windows. Muitos professores não tem domínio intermediário do windows sendo que muitos poucos utilizam linux, então vai ser um problema na escola. 

 

Obrigado, porém não vou usar Windows nesses PC's.

 

1 hora atrás, Sergio NewSonic disse:

Qual a configuração dos pcs?

 

Celeron, alguns com 2GB outros com 4GB.

 

1 hora atrás, Shaman93 disse:

~

 

Obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

@Grande Mestre Lucas Tudo bem?

 

14 horas atrás, Grande Mestre Lucas disse:

não considero linux uma boa para escolas

Ano passado fiz 3 concursos públicos distintos  e adivinha? Todos pediam LINUX como conhecimento em informática! Amigos fizeram concurso público na área de advocacia e também linux foi requerimento. Então ter linux nas escolas é mais que obrigação!

 

12 horas atrás, beuty disse:

Obrigado, porém não vou usar Windows nesses PC's.

Realmente não vejo essa indisposição para usar linux, já que o conhecimento para usar um computador é comum a qualquer sistema, usar um editor de textos, navegar na internet, guardar arquivos é indiferente aos sistemas. Num conceito completo de configuração haverá distinções, mas não acho que é o caso. Fiz, e ainda faça muito trabalho de "transição" entre sistemas operacionais, tanto da vista do técnico quanto para o usuário meu sistema preferido para esta tarefa é Linux Mint, sua interface e usabilidade é muito parecida com windows 10, na sua configuração em específico recomendo a versão XFCE. Eu uso essa versão em uns 30 dell optiplex 745 e funcionam bem para tarefas básicas e navegar.

 

Obs. Qual modelo de celeron em específico? Em celeron D ou Pentium D apesar de constar suporte à 64bits, só roda estável versão de 32 bits.

 

Até!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, GusGraf disse:

~

 

O modelo eu não sei especificar, só dei uma olhada o impressionante é que todos eles estão com Windows 10 x64 que provavelmente algum técnico de esquina que instalou. 

 

Vou escolher provavelmente o Mint, já que é bem parecido com o Windows 10. O maior problema é o Office, o que provavelmente vão demorar para acostumar com o LibreOffice.

 

Obrigado á todos que responderam, se algum moderador poder fechar esse tópico.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
15 horas atrás, beuty disse:

acostumar com o LibreOffice.

Isso é resolvido com o WPS office, praticamente um clone do MS Office 2016. Até as ferramentas e ícones estão no mesmo lugar. A "loja de aplicativos" do Linux Mint o Gerenciador de Aplicativos, tem a instalação do WPS, então não será preciso nem baixar o instalador.

 

15 horas atrás, beuty disse:

se algum moderador poder fechar esse tópico.

Não fechamos tópicos, você já declarou ele como "Resolvido", está ótimo.

 

Até!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!