Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, recebi ontem um i5-9600KF e uma z370 aorus gaming, eu reutilizei meu watercooler antigo de 4 anos, um H60 ( que já teve defeito na bomba e tive que abrir pra destravar a bomba ) com pasta térmica cooler master E2 aplicada em X e eu notei que durante a abertura de programas do dia a dia como firefox, steam, as vezes até fechar uma aba a temperatura sobe 30ºC para 44ºC, as vezes chegando até 50ºC por 1 ou 2 segundos (acompanhado de uso de CPU mais alto) e cai novamente para temperatura de idle e durante a jogatina a temperatura se mantém mais estável de 40 a 46ºC durante, isso é normal nesse tipo de CPU ou devo trocar o water cooler ?

Capturar.PNG

Postado

O antigo H60 o conector da bomba precisa funcionar com o controle de rotação desativado.
Dependendo da placa e do conector, o controle de rotação precisa ser desativado manualmente na bios.
Caso contrário a variação de tensão afetará o fornecimento de energia, prejudicando a vida útil do motor da bomba.

Você já executou algum outro teste de carga?
Existem utilitários mais apropriados para testar o cpu e o cooler.
Recomento o teste da própria Intel aqui e o Cinebench R15 aqui ou o Cinebench R20 aqui.

Para monitorar as temperaturas, recomendo o HwMonitor aqui.
No caso do processador, verifique as temperaturas dos núcleos (core/package).

Postado

@EdsonSM a bomba do h60 ja está setado em full speed na bios, no teste de carga a temperatura se mantém estável igual falei, o problema é quando está em idle e quando abro algum programa a cpu pede muita potência de uma vez só chegando a picos de 30 watts, coisa que minha cpu antiga não fazia, e como esse pico é muito repentino a troca de calor não é rápida o suficiente, a minha duvida é se esse tipo de variação de temperatura é normal ou pode ser algum indicador de que o water cooler já não está mais eficiente.

Durante o teste de cpu load: 65ºC constante com uso de 80 watts, nenhuma variação fora do normal em cores individuais e nenhum pico de grande diferença como explicado na situação de idle

Postado

Esses picos de temperaturas mesmo executando tarefas básicas são considerados normais pela Intel.
Já vi esse comportamento ocorrer também em processadores de gerações anteriores.

Veja resposta de um representante da Intel aqui.

• Obrigado 1
Postado

@EdsonSM não consegui abrir esse link, a página abre incompleta, mas se é normal isso mesmo vou então ficar menos preocupado e começar testar os limites de temperatura no overclock, valeu pelas dicas

• Curtir 1
Postado

@minim0vz

Acho que o site pode ter ficado temporariamente fora do ar.
Testei o link agora e está abrindo normalmente.

47 minutos atrás, Henrique Souza Espindola disse:

O meu mesmo em idle da esses picos de 10-15º sozinho do nada, mas no caso é um amd r5 2600x, creio que seja normal.

Correto, esses picos de temperaturas são normais, aparentemente até por detalhe do próprio sensor de temperatura.
Veja resposta aqui.

Mas se quiser fazer um teste, experimente alterar o plano de energia do Windows para o modo de Economia.
Não sei dizer se realmente vai resolver, mas de qualquer forma acho que não valeria a pena se preocupar com isso.
Apesar desses picos de temperatura, particularmente manteria o plano de energia padrão Equilibrado do Windows.

Postado
8 horas atrás, Henrique Souza Espindola disse:

@EdsonSM Obrigado pela resposta! O WC ainda não chegou então estou com o coolerbox , acha que o pico pode diminuir ou até mesmo parar ou vai continuar com a mesma proporção só que mais frio?

Com relação ao seu wc Deepcool L240, lembrar de ligar a bomba em 12V.
Dependendo da placa-mãe e do conector, o controle de rotação precisa ser desativado manualmente na bios.

As temperaturas com cpu em jogos por exemplo devem diminuir consideravelmente.
Mas creio que esses picos de temperatura em tarefas básicas ainda serão notados, independente de ser wc ou até mesmo air cooler.

Veja esse tópico do 2700X com cooler Noctua NH-U14S aqui.

Recentemente ajudei a montar um pc com o Ryzen 3600 e um wc de 240 da Corsair.
Notei também picos de temperaturas em tarefas como abrir o browser.
Mas de qualquer forma as temperaturas em testes me pareceram muito boas.

Postado

@Henrique Souza Espindola

A bomba usa alimentação do próprio conector e a variação de volta,gem irá afetar o fornecimento de energia, prejudicando o funcionamento do motor da bomba.
Já vi caso do controle de rotação afetar até o funcionamento do led do bloco.

O cpu fan é usado preferencialmente para ligar as fans.

A bomba pode ser ligada em qualquer um dos conectores sys fan.

Na bios procure por Smart Fan 5, deixe o controle de rotação do conector da bomba em full speed.

A Gigabyte disponibiliza também o utilitário Easy Tune, disponível aqui.
Creio que esse utilitário permita também desativar o controle de rotação.

Postado
2 horas atrás, Henrique Souza Espindola disse:

No caso o "desativar" você diz para tirar o automático e colocar um modo manual para 100% full time? Depois vou ver onde vou conectar a bomba, quando chegar, já que vou ter que desmontar ele por completo. Obrigado!

Correto, 100% full speed forneceria 12V para a bomba.

40 minutos atrás, Henrique Souza Espindola disse:

@EdsonSM No caso instalei o EasyTune e pra testes tentei abri-lo, sem sucesso. Seria um aplicativo para a bios? Pois ele é .exe

Correto, 100% full speed forneceria 12V para a bomba.

Sobre o Easy Tune, acho que o utilitário correto seria o System Information Viewer / Smart Fan 5.
Veja detalhes aqui, role a página que vai aparecer o título Novo software Smart Fan 5.

Esse utilitário é para ser instalado no Windows.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!