Ir ao conteúdo

Erro "Serial port not selected" no windows 10, no Arduíno IDE.

Ir à solução Resolvido por JuliorSoares,

Posts recomendados

Postado

Estou começando a mexer no Arduino Uno para a realização de um projeto.

Estou começando fazendo uns testes simples, para aprender a mexer com a programação e tudo mais. So que, toda vez que tento fazer o upload do codigo no IDE para o arduino, aparece um erro de "Serial port not selected". Tentei então selecionar a placa e a porta, porém, a opção de selecionar a porta nao esta disponivel, como vocês poderam vez nas imagens que enviarei.

Além disso, sempre que conecto o Arduino ao computador, aparece uma mensagem de "Dispositivo USB não reconhecido". Achei que seria problema nos drivers, então segui alguns metodos do youtube para tentar solucionar o problema, mas o windows sem diz que os Drivers instalados ja são os mais atualizados.

Ja testei em outro computador mas acontece o mesmo... Vocês teriam alguma ideia de como resolver esse problema? Segue as imagens aqui à baixo:

1381732894_Anotao2020-02-23124753.thumb.png.20f23f54923f9c4c710425461ba5e60c.png1714140096_Capturararduino.thumb.PNG.48014d6b42a1eb65fc531c30a02eb275.PNG1695039671_Semttulo.thumb.png.a4b3cf452c12f2a047e243301c5c3aad.png

Postado

Esse é igualzinho ao original !

Usa o driver que é instalado quando você baixa e instala a IDE do site do Arduino.

Deveria estar funcionando ....

Paulo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

... e é igualzinho ao que tá comigo! No meu ubuntu roda de boa sem frescuras de drivers e afins.

Um norte... acho que o mc não pode ser zerado. Tem que ter um bootloader pregravado.

De novo, rode como administrador.. Também pode tentar modo compatibilidade com sistema anterior ou algo do gênero. E por último, teste em outra máquina...

Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

... e é igualzinho ao que tá comigo! No meu ubuntu roda de boa sem frescuras de drivers e afins.

Um norte... acho que o mc não pode ser zerado. Tem que ter um bootloader pregravado.

De novo, rode como administrador.. Também pode tentar modo compatibilidade com sistema anterior ou algo do gênero. E por último, teste em outra máquina...

Nesse Arduino, quem faz a porta serial é o outro Atmega, em cima do lado esquerdo... a porta deveria ser reconhecida independente do Atmega328 ter o Bootloader ou não ...

Acho que alguma coisa está baleada... talvez o regulador de tensão, ou o Atmega que serve de porta USB-serial ...

Paulo

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, aphawk disse:

outro Atmega

Né! É um mega16xxx. Vi agora com uma lupa. Achei que era ftdi usb serial ou algo do gênero...

Postado
38 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Né! É um mega16xxx. Vi agora com uma lupa. Achei que era ftdi usb serial ou algo do gênero...

Sim, alguns fabricantes usam também um Atmega324U que já tem a porta USB no hardware... chinês não perde tempo !

Tem um projeto fantástico na Web, onde o cara emula um APPLE ][ com um Arduino Uno e 6 resistores ...... o Atmega328 faz todo o processamento do 6502, e o cara carrega um novo firmware para o Atmega16 e ele faz toda a parte de vídeo colorido .... E roda o Apple Basic em 40 colunas , colorido, na velocidade aproximada de 50% da real do Apple ....

É um baita truque legal esse de reprogramar o Atmega16 , ele pode fazer um monte de coisa e se comunicar via serial com o Atmega328 em alta velocidade, assim temos 2 CPUs no mesmo hardware.

Paulo

• Solução
Postado

Opa, descobri o problema. Era simplesmente o cabo de alimentação que estava com defeito, fiz a troca do mesmo e o arduíno foi identificado de boa.

Mas obrigado pelas respostas mesmo assim!!

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...