Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Geralmente ela é verde (...), azul, vermelha e não alaranjada (fenólica). Corte a beiradinha. Cuidado não res

Já separei um de uma sucata aqui.

Valeu

adicionado 4 minutos depois
16 horas atrás, aphawk disse:

Faça montagens mais simples, como pequenos amplificadores de áudio, osciladores, coisas desse tipo, depois monte um rádio receptor AM , e daí em diante vai para frequências mais altas...

Valeu pelo apoio e pelas dicas!

E que que achei que esse transmissor rf era simples kkkk

Vou ver ae faço essas dicas sua.

Mas receptor AM, ainda existe rádios AM? Meu rádio, Toshiba 9bandas... que acho bom.. Não pega nenhuma am na minha cidade nas montanhas....

Você tem link ou esquema desses circuitos que sugere?

Obrigado 

• 10 meses depois...
Postado

Então amigos e amigas, consegui, após um ano fazer esse transmissor!

Como fiz? 

Usei uma base de madeira e fiz as trilhas com um arame, imitei uma placa, não tenho como fazer uma com fenolite.

Deu certo! Na dúvida fiz com material novo pois após tantas tentativas eu poderia ter queimado algum componente!

Obrigado a todos!

ps, fiz o modelo aranha mas não funcionou...rs

ps2, troquei o 494 ou 495 mas acho que não tem relação com isso, e sim com a montagem organizada...

• Membro VIP
Postado

Bacana. Eu ia pedir pra você mostrar foto (1.jpg>... já sabe) mas acho que se você quisesse já tinha postado né? Então... respeito sua decisão...😁

10 minutos atrás, Sandro3636 disse:

a montagem organizada...

👍🏻

Postado

@.if haha ah sim, vou postar, é que não tirei foto de tão feliz que fiquei!!!

20210119_121402.thumb.jpg.cfb08d581bd71b16f022f04429a55c3b.jpgA foto não está muito boa pois não quero perder o ponto de frequência hahahah

Que acha?

• Curtir 1
  • Amei 2
  • Membro VIP
Postado

Nota 1 pelos 10 meses de montagem. Nota 10 pela foto em 1 hora! kk . E 11 pela montagem, por ter funcionado e ter ficado feliz!😁

👍🏻

• Curtir 1
  • Haha 2
Postado

@Sandro3636 ,

KKKKK muito legal !!!! Lembrei meus 12 anos de idade heheheeh 

O que importa é que tá funcionando, e gostei do desenho das peças na madeira !!!!!

Se você perceber que o áudio está faltando graves..... ví que você usou um capacitor cerâmico entre o eletreto e a base do transistor, troque ele por um de 470 nF

que deve melhorar bastante.

Paulo

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Sandro3636 interessante ver a montagem da mesma forma que é desenhada o esquema e funcionar. 

Montei esse circuito há exatos 20 anos, foi uma alegria vê-lo funcionar. 

Alcancei 20 metros nele em meio às várias paredes da minha casa, foi uma tremenda alegria também. 

Também servia pra dar interferência na imagem das velhas TVs de tubo na época kkkk. 

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado

@.if Valeu pelo apoio!!! hahaha demori mais que dez meses pra fazer...hahhaah morar no meio do mato é assim hahah pra conseguir os componentes... rs

obrigado!

20 minutos atrás, aphawk disse:

troque ele por um de 470 nF

Valeu pela dica, acho até que já tenho esse capacitor! 

Você lembrou de quando você tinha 12 anos hahaha na verdade eu sou velho já...40 hahah  mas desde criança sempre quis criar uns lances com eletrônica e por n motivos nunca pude rs

ah fiz até um desenho na madeira dos componentes hahah e mesmo assim na primeira montagem esqueci uma ligação hahah

@Renato.88 ahhaha então sai pela rua aqui e vi que teve um bom alcance, e como ele estava sintonizado no +- 76mhz achei que ia interferir na teve, mas não testei ahhah

valeu amigo

25 minutos atrás, aphawk disse:

o áudio está faltando graves

tava estranho o som mesmo, imaginei que fosse algo nos capacitores, estava o tão passa baixo ou passa alto.,,, mas sou leigo rs

Postado
41 minutos atrás, Sandro3636 disse:

@Renato.88 ahhaha então sai pela rua aqui e vi que teve um bom alcance, e como ele estava sintonizado no +- 76mhz achei que ia interferir na teve, mas não testei ahhah

valeu amigo

As TVs de hoje são só uhf (acima dos 500Mhz), por isso não tem interferência. 

• 3 semanas depois...
Postado
Em 28/02/2020 às 15:05, Sandro3636 disse:

@Isadora Ferraz obrigado pelas dicas. Sou bem iniciado... veio que decide se aventurar em outras áreas...

Eu acho que estou errando nas ligações do emissor e do coletor.

Nesse esquema "aranha" como ajustar o trimmer que ficará solto?

Valeu

adicionado 4 minutos depois

@Renato.88 entendi. É que as vezes não entra três "pernas" num único buraco da protoboard.

Estou achando que estou errando na ligação do emissor e do coletor. 

Inverti ontem as ligações dele e um dos resistores esquentou a ponto de queimar meu dedo...

Mas só consigo gerar "assobios" e outros ruídos no rádio distante na configuração que está na foto...

Obrigado 

Então, eu estou ainda pensando nesse transmissor, mas agora não mais como fazer, pois tive sucesso!

Minha dúvida é:

O circuito CF (ressoante), a bobina e o capacitor, não deveriam estar ligado após o emissor do transistor? como ele modula a onda se a corrente está indo pro outro lado?

Dúvidas de um entusiasta querendo entender o mundo. Obrigado

Postado
Em 28/02/2020 às 03:28, Sandro3636 disse:

Olá a todos.

Fiz um transmissor de fm simples com bf494 em uma protoboard. 

Não está funcionando...

Seria devido aos fios altos?

Fiz na protoboard para depois fazer em uma placa...

O que pode estar dando errado?

Anexo a foto.

Obrigado 

Ps, é meu primeiro projeto... 

20200226_215721.jpg

Screenshot_20200227-212750_Amazon Kindle.jpg

@.if Esse esquema

Postado
41 minutos atrás, .if disse:

Eu já li esses itens alguns vezes nesse um ano de pesquisa...rs Obrigado. O que não entendo é o motivo da antena, bobina e capacitor estar antes do transistor, a corrente não corre do coletor para o emissor? É uma ignorância a minha, sei, falta de princípios elementares da área.

Postado

Não estão "antes" , estão em série com o coletor. A variação na corrente de base controla a variação na corrente de coletor. Mas esse circuito é de corrente alternada e FM ainda. Tem muito mais bruxarias.

Comece estudando um transmissor AM primeiro.

Postado
1 minuto atrás, Ricardov disse:

Não estão "antes" , estão em série com o coletor. A variação na corrente de base controla a variação na corrente de coletor. Mas esse circuito é de corrente alternada e FM ainda. Tem muito mais bruxarias.

Comece estudando um transmissor AM primeiro.

Eu só não fiz um de AM pois a bobina era bem maior hahah mas Ricardo, no caso o estar em série seria dizer que o movimento dos eletrons acontecem ao mesmo tempo? Quando a base aciona do transistor ele deixa passar energia do coletor para o emissor e isso altera a emissão das ondas pelo sistema? obrigado

Postado

Não digo fazer, mas estudar o funcionamento. É que no caso do FM tem que ocorrer uma variação na frequência da onda portadora, no AM ocorre uma variação na amplitude, é mais fácil de compreender.

A modulação FM ocorre por uma variação na capacitância parasita do transistor. O buraco é bem mais embaixo, por isso estude o AM primeiro.

Nesse tipo de circuito existe a circulação de corrente contínua + corrente alternada e com variação de frequência (RF) ainda. O circuito parece simples mas o funcionamento é complexo.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
12 minutos atrás, Ricardov disse:

Não digo fazer, mas estudar o funcionamento. É que no caso do FM tem que ocorrer uma variação na frequência da onda portadora, no AM ocorre uma variação na amplitude, é mais fácil de compreender.

A modulação FM ocorre por uma variação na capacitância parasita do transistor. O buraco é bem mais embaixo, por isso estude o AM primeiro.

Nesse tipo de circuito existe a circulação de corrente contínua + corrente alternada e com variação de frequência (RF) ainda. O circuito parece simples mas o funcionamento é complexo.

Bom, obrigado, mas continuo onde estava. Valeu, vou ver se entendo melhor....

Postado

Pois é, estude o AM primeiro. A variação na corrente de base varia a corrente do coletor, não só em amplitude mas em frequencia também. E é uma corrente alternada. É complicado, por isso necessário começar entendendo a modulação AM e depois FM.

• Obrigado 1
Postado

@Sandro3636 ,

A explicação para ter a modulação em frequência é que conforme a tensão na base do transistor varia com o áudio, a capacitância entre base-emissor e base-coletor também varia, o que faz alterar um pouco a frequência da fundamental.

E sim, é um oscilador Colpitts...

Paulo

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!