Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transmissor fm simples com bf494 na protoboard


Sandro3636

Posts recomendados

@Renato.88 entendi. Mas por que tem esse datasheet com aquela info?

Obrigado 

adicionado 4 minutos depois
19 minutos atrás, Airtonarl disse:

Provavel que esse transistor ja tenha danificado.

Ainda bem que tem mais 20 em casa ufa... rs

Valeu

adicionado 46 minutos depois

@Renato.88 eu achei vários esquemas iguais, só mudando os valores dos componentes tb....e a potência 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Sandro3636 disse:

Mas por que tem esse datasheet com aquela info?

Obrigado 

Se você presta bem atenção vai perceber que a base está do mesmo lado em ambos os datasheets...

Repare o desenho (meia lua) do corpo do transistor, olhando a parte reta ( onde fica a referência) de frente, a base sempre será o terminal da direita e o coletor o terminal da esquerda do BF494/BF494b...

Nos datasheets, estes números 1,2 e 3, servem apenas de referência para o desenho ao lado e não precisam seguir um padrão. O importante é você prestar atenção nos dois desenhos, o primeiro, que tem os numeros, é o desenho real do encapsulamento do transistor, e o segundo, ao lado, é a simbologia que vem nos esquemas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu resistor tá com cara de 8R2

20200302_202006.jpg

e não 8K2 como no esquema

Screenshot_20200227-212750_Amazon Kindle.jpg

Abusando da boa - de fato execelentíssima -  vontade dos exmos amigos, tire foto de boa qualidade que abranja toda a montagem e 'sem sombras de dúvidas'.

Uma má raspada nos jumpers pode provocar mau contato. Use fio (*) rígido nú. 

De novo, depois de algum sucesso, tente montagem aracnídea...

 

Mas antes...

Se for esta sua primeira montagem pra (*) introdução na eletrônica, que tal montar um (*) multivibrador com transistor...?

Olha a explicação bacana do amigo Moris...

também adepto do "passado sempre presente"

 

Mas se pretende meeesssmo se aventurar por estas veredas, clique aí do lado no livro do @Gabriel Torres : um pequeno passo para um grande sucesso (inventei isso agora).

 

(* ui kk)

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Airtonarl a visão do bf"b" no datasheet é olhando ele de cabeça pra baixo... com as "pernas " pra cima.... ai de fato é tudo igual mesmo..

Valeu brother 

adicionado 2 minutos depois
3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Se for esta sua primeira montagem pra (*) introdução na eletrônica, que tal montar um (*) multivibrador com transistor...?

É minha primeira montagem com eletrônica analógica pura...

Sempre fiz uns trecos com arduino... ai ficava tudo fácil... decidi começar do início...

Obrigado 

Ps, farei as fotos boas...

adicionado 3 minutos depois
3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Mas se pretende meeesssmo se aventurar por estas veredas, clique aí do lado no livro do @Gabriel Torres : um pequeno passo para um grande sucesso (inventei isso agora).

 

Vou ver o lIvro. 

Gratidão 

adicionado 20 minutos depois
3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Seu resistor tá com cara de 8R2

As cores dele são: cinza, vermelho, vermelho.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/02/2020 às 21:28, Sandro3636 disse:

Olá a todos.

Fiz um transmissor de fm simples com bf494 em uma protoboard. 

Não está funcionando...

Seria devido aos fios altos?

Fiz na protoboard para depois fazer em uma placa...

O que pode estar dando errado?

Anexo a foto.

Obrigado 

Ps, é meu primeiro projeto... 

20200226_215721.jpg

Screenshot_20200227-212750_Amazon Kindle.jpgNão tem um dia que eu não olhe pra esse esquema

 

e leia sobre ele. Minha dúvida, sempre leio que os resisotres R2 e R3 estão polarizando! O que é isso, no caso?

obrigado 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Polarizar seria algo como trazê-lo pra "zona de conforto"... (há quem gosta do termo 'região linear'). A corrente de coletor (a mais importante) vai ficar dentro dos parâmetros do datasheet. Assim sendo ele não fica "saturado" com uma corrente máxima ou 'cortado' sem fazer nada com zero corrente. Apenas uma "brisa leve" passa por ele. É tão leve que a inclusão do indutor/capacitor em seus terminais o faz oscilar tranquilamente, relaxadamente sem quase nenhum esforço. Até respeita a frequência ditada pelos C & L que trocam energias entre si.

 

3 horas atrás, Sandro3636 disse:

As cores dele são: cinza, vermelho, vermelho.

então tá...

 

59 minutos atrás, Sandro3636 disse:

Não tem um dia que eu não olhe pra esse esquema

Olhe também pra outros melhores introdutórios, como te disse.

...Passado... presente... Este daí de fato este foi um dos 1ºs circuitos funcionais há ___ .. anos. Antes dele estão o multivibrador e um trêmulo pra guitarra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz vou montar o multivibrador..

adicionado 1 minuto depois
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

A corrente de coletor (a mais importante) vai ficar dentro dos parâmetros do datasheet

mas no caso ai eles estão ligando a base do transistor...grato

adicionado 3 minutos depois

@Airtonarl li dois livros de eletrônica recentemente e não me lembro de ter lido isso de formar uma espécie de divisor de tensão... grato

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

A corrente de coletor (a mais importante) vai ficar dentro dos parâmetros do datasheet

mas no caso ai eles estão ligando a base do transistor...grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo a corrente no coletor está intimamente relacionada à da base. É ela (a da base) é que faz a "acomodação" (há quem chame de polarização) do transistor. Mas acho que você está queimando etapas...

33 minutos atrás, Sandro3636 disse:

montar o multivibrador..

é uma sábia decisão.

 

29 minutos atrás, Sandro3636 disse:

li dois livros de eletrônica recentemente e não me lembro de ter lido isso de formar uma espécie de divisor de tensão

Há certa relação com divisão de tensão sim e tem muitos livros além destes 2. Talvez algum outro aborde de outra maneira que lhe encaixe. Adquira aquele em pdf que te falei. Mesmo se não abordar esta questão, há outras de muito interesse. A qualquer momento vejo se ele aborda isso...   bem vindo a bordo pois eu já estou 'na borda' .. abordei demais. kk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Sandro3636 disse:

não me lembro de ter lido isso de formar uma espécie de divisor de tensão

Esqueça isso por enquanto... não vai lhe somar muito neste circuito. 

 

quanto a montagem do seu circuito, o melhor seria uma

11 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

montagem aracnídea

 

mas se insiste em montar na protoboard, com paciência, tente reproduzir o esquema a baixo.

 

Ps: deixe o fio do eletreto o mais curto possivel...

 

 

TRASMISSOR DE FM.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

for esta sua primeira montagem pra (*) introdução na eletrônica, que tal montar um (*) multivibrador com transistor...?

Olha a explicação bacana do amigo Moris

Acabei de fazer.

Deu certo esse teste, bem simples ... mas o transmissor zero ainda...

Ps, na foto parece que os dois leds estão acesos... mas a olho nu eles piscavam... interessante...

20200303_212924.jpg

adicionado 2 minutos depois
4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

tem muitos livros além destes 2. Talvez algum outro aborde de outra maneira que lhe encaixe. Adquira aquele em pdf que te

Sim. Estou lendo outros. E hoje dei uma olhada no sumário so livro do Gabriel. 

Obrigado 

adicionado 5 minutos depois
2 horas atrás, Airtonarl disse:

mas se insiste em montar na protoboard, com paciência, tente reproduzir o esquema a baixo.

 

Nossa amigo valeu. Teve que desenhar pra mim ahhahah.

Eu vou fazer o modelo que me mandou.

E farei o aranha, e o numa placa com solda. Comprei um novo soldador hoje o antigo tava osso...

Gratidão 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Passado? .. Presente...

9 horas atrás, Sandro3636 disse:

Deu certo esse teste, bem simples

Um "pouco" diferente da sua, me fez lembrar minha reação quando vi meu 1º led piscar numa era sem net.. peças de raras sucatas, só umas parcas revistas Saber Eletrônica que lia na biblioteca da escola ou que amigos com um pouco mais de recurso me emprestavam. Riso, choro, taquicardia... resumindo...foi um verdadeiro vendaval de emoções regado com olhos dágua a refletir as quase hipnóticas piscadelas dos leds. 😁

 

Fazer um led piscar é o 1º passo pra dominar o mundo. Sucessos!

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Um "pouco" diferente da sua, me fez lembrar minha reação quando vi meu 1º led piscar numa era sem net.. peças de raras sucatas, só umas parcas revistas Saber Eletrônica que lia na biblioteca da escola ou que amigos com um pouco mais de recurso me emprestavam. Riso, choro, taquicardia... resumindo...foi um verdadeiro vendaval de emoções regado com olhos dágua a refletir as quase hipnóticas piscadelas dos leds. 😁

 

Fazer um led piscar é o 1º passo pra dominar o mundo. Sucessos!

hahaha, sim fiquei feliz! É que comecei a fazer coisas com arduino antes... rs fiz recentemente um robô autônomo...rs  e ai a decepção de não conseguir fazer um simples transmissor rf 

abraços

legal a história

obrigado

adicionado 1 minuto depois
agora, Sandro3636 disse:

hahaha, sim fiquei feliz! É que comecei a fazer coisas com arduino antes... rs fiz recentemente um robô autônomo...rs  e ai a decepção de não conseguir fazer um simples transmissor rf 

abraços

legal a história

obrigado

 

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Um "pouco" diferente da sua, me fez lembrar minha reação quando vi meu 1º led piscar numa era sem net..

MInha esposa adorou! e Minha filha disse: "faz isso no Natal" ahhhahahha

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/03/2020 às 19:30, Airtonarl disse:

as se insiste em montar na protoboard, com paciência, tente reproduzir o esquema a baixo.

Fiz ontem o esquema sugerido, não funcionou... 

o estranho de tudo que meu primeiro, primeirão esquema tentativa duas semanas atrás pelo menos produzia algum ruido e alteração no rádio receptor... depois que comecei a mexer e mexer nunca mais consegui uma leve alteração 😅

No seu esquema eu até testei uns quatro tipos de número de voltas das bobinas, e inclusive usei alguns capacitores de valores fixos no lugar do trimmer... nada... 

No fim de semana ou algum dia a noite farei o modelo "aranha"... não aceito não conseguir fazer hahah

 

Eu estou usando um capacitor de realimentação de 4.7pf. NO esquema diz que é 5p6f... mas no texto do esquema diz que pode ser qualquer um entre: "Muito imporante nesse circuito é c3, que pode ter valores entre 3p3 e 6p8. 

Poderia ser isso?

 

Outro: o trimmer ele não diz qual usar diz: "O trimmer pode ser de qualquer tipo, com base no plástico ou porcelana".

 

ps, no seu esquema, que adorei, obrigado novamente, eu usei alguns jumpers, como você disse: "tente, mas tenha paciência"... vou refazer hoje sem os jumpers ... se quiser foto do produto que fiz posto aqui

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/03/2020 às 09:57, Sandro3636 disse:

usei alguns capacitores de valores fixos no lugar do trimmer

Esse capacitor deve estar entre 5.2 pf e 30pf...

 

Em 05/03/2020 às 09:57, Sandro3636 disse:

"O trimmer pode ser de qualquer tipo, com base no plástico ou porcelana"

Sim... Desde que seja na faixa de 5.2 pf a 30 pf (Geralmente o de cor verde).

 

Dica: deixe a bobina um pouco aberta

faça a sintonia das rádios ( caso seu rádio precise)

na hora de procurar, quando notar alguma interferência, pressione de leve a bobina.

Se precisar, Faça o ajuste "fino" no trimmer. (Não use metal, use plástico ou madeira).

 

Fiz um aqui... 

Aracnídeo e funcional. 

Demorei um pouco para sitonizar, por ter colocado alguns componentes de valores diferente

Ps: usei um trimmer azul(1.5 pf a 2.0 pf), mas coloquei um capacitor de 22 pf em paralelo...

 

 

15835039295621153623331.jpg

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Airtonarl valeu pelas dicas.

O trimmer é o verde. De 5pf a 30pf.

 

O capacitor fixo que tava usando tinha 4.7pf... ou seja não vai dar...

 

A chave que estou usando é um torque em que enrolei um plástico fino várias vezes... não sei se pode estar rolando interferência... 

A tampinha de bic não entra nele nem lascando... ainda mais que ele não se prende direito na protoboard. 

 

Vou ter que fazer um aranha mesmo...

Mas não irei desistir.

Gratidão amigo!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
29 minutos atrás, Sandro3636 disse:

tampinha de bic não entra nele nem lascando

você pode lascar mas é melhor esmerilhar e/ou lixar a ponta dela até formar um ponta chave de fenda compatível com o trimmer. 🙂 . Mas este é seu desafio secundário pois o trimmer a princípio é opcional. ... desde que um capacitor no lugar

 

29 minutos atrás, Sandro3636 disse:

capacitor fixo que tava usando tinha 4.7pf.

coloca 2 em paralelo:= 9,4 pF

 

E por fim, porém não menos importante, não use trimmer verde

29 minutos atrás, Sandro3636 disse:

O trimmer é o verde.

:o)

 

 

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Sandro3636 disse:

A chave que estou usando é um torque em que enrolei um plástico fino várias vezes... não sei se pode estar rolando interferência... 

A tampinha de bic não entra nele nem lascando... ainda mais que ele não se prende direito na protoboard.

 

Eu comprei umas chaves plásticas com ponta dura (também de plástico), mas fiz excelentes chaves de parafuso com pontas de placa de fibra de vidro. São muito mais duras que ponta de caneta bic.

Peguei um cilindro não condutor, com tamanho aproximado de um lápis. Abri uma fenda na ponta e inseri um pedacinho de placa de fibra de vidro. Fui lixando a ponta até ficar fina para entrar nos trimmers e grossa para não deformar ao forçar os trimers.

 

http://www.py2bbs.qsl.br/chave_de_calibrar.php

 

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ,

 

Meu primeiro pisca pisca foi usando dois transistores AC126 .... alguns anos depois apareceu o 2N2646 e eu fiquei fascinado tentando entender como aquilo piscava ....

 

No seu caso, você usou o que ?  Duas 12AU7 ? :santo: Kkkkkkkk

 

Paulo

adicionado 8 minutos depois

@Sandro3636 ,

 

Não desista, meu amigo !

Embora seja um circuito bem pequeno, o funcionamento dele é relativamente complexo, a começar pelo tipo de realimentação que faz ele oscilar na frequência das rádios comerciais de FM, e passando pelo “milagre” de aplicar um áudio de microfone em sua base ( AM ), e isso fazer a frequência do oscilador variar quase linearmente com o áudio em sua base ( FM ).

 

Tentar explicar isso tudo em termos de polarização da base do transistor é bem complicado...

 

Faça montagens mais simples, como pequenos amplificadores de áudio, osciladores, coisas desse tipo, depois monte um rádio receptor AM , e daí em diante vai para frequências mais altas...

 

Nesse ponto você vai entender o porque que montar esse transmissor numa protoboard  é uma péssima escolha ....

 

Paulo

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, aphawk disse:

No seu caso, você usou o que ?  Duas 12AU7 ?

Paulão kk pior que quase mesmo. Sérião mesmo. Era tipo este

TRANSMISSOR.jpg

...mas só o estágio da saída. Nele ligava um k7 tocando moda de viola. Pegava a quilômetros.

Mas eu já havia comentado aqui... num valeu a adivinhação pois você já me tinha lido... kk

  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Era tipo este

TRANSMISSOR.jpg

 

Sacanagem quem inventou isso aí, devia dar choque no microfone... 

adicionado 5 minutos depois
12 horas atrás, aphawk disse:

Nesse ponto você vai entender o porque que montar esse transmissor numa protoboard  é uma péssima escolha ....

Eu até montei, e por pura sorte funcionou... Legal era ficar mexendo no trimmer e atrapalhar a imagem da TV analógica (meus pais ficavam doidos kkkk). 

Mas antes eu tinha montado o oscilador, um amplificador simples e um "rádio de galena" com o diodo 1N60. Fora outros circuitos diferentes, como por exemplo os circuitos com portas lógicas. 

  • Curtir 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, MOR disse:

 

Eu comprei umas chaves plásticas com ponta dura (também de plástico), mas fiz excelentes chaves de parafuso com pontas de placa de fibra de vidro. São muito mais duras que ponta de caneta bic.

Peguei um cilindro não condutor, com tamanho aproximado de um lápis. Abri uma fenda na ponta e inseri um pedacinho de placa de fibra de vidro. Fui lixando a ponta até ficar fina para entrar nos trimmers e grossa para não deformar ao forçar os trimers.

 

http://www.py2bbs.qsl.br/chave_de_calibrar.php

 

MOR_AL

Mas eu não sei como e onde consigo fibra de vidro...

Valeu pela dica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
19 minutos atrás, Sandro3636 disse:

fibra de vidro...

 

15 horas atrás, MOR disse:

placa de fibra de vidro

Circuito em placa de fibra de vidro você consegue em qualquer sucatinha.

placa-circuito-impresso-comprar-02.jpg

Geralmente ela é verde (...), azul, vermelha e não alaranjada (fenólica). Corte a beiradinha. Cuidado não respire o pó ao raspar ou esmerilhar.

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

dar choque no microfone... 

kk pior... No meu havia trafo. Mas me lembro de queimar o dedo na antena. A potência e freq. eram altas....

 

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!