Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Travando Fora e Dentro dos Jogos, 2 Anos e Meio de Uso


Posts recomendados

Boa noite pessoal :D Meu PC começou a gargalhar e apresentar baixo desempenho tanto em jogos quanto fora deles (no navegador).

 

Falando de travamento no navegador. As vezes o chat da Twitch trava enquanto eu estou escrevendo, fica uns 2 ou 3 segundos com ele travado, isso já tem um tempo uns 6 meses por ai. Mas agora esta travando até o vídeo da live. Eu percebi olhando para o gerenciador de tarefas que começa a travar quando o processador atinge em torno de 3,95 GHz.

Em relação a jogos, por exemplo Realm Royale, um jogo que eu jogo, ele ta dando umas frequentes travadas que não acontecia antes, isso que eu jogava em uma resolução teoricamente maior, de 2560x1080p, e agora to jogando a 1920x1080p. Eu sinto que ele ta travando mais que deveria em outros jogos também.

Eu queria saber onde está o problema se é meu Software ou se é algum Hardware meu. Se tem algum teste que eu possa fazer. Qualquer tipo de ajuda será bem vinda ❤.

 

Eu montei esse PC. Faz uns 2 anos e 7 meses que eu to usando ele, segue as informações dele abaixo:

 

Sistema Operacional: Windows 10 Pro 64 Bits

Processador: AMD FX(tm)-8350 Eight-Core 4.0 GHz

Placa-Mãe: ASRock N68-GS4 FX R2.0

Memória RAM: 2 Pentes de 8GB DDR3 1066 MHz

Placa de Vídeo: XFX AMD Radeon (TM) R9 390 Series 8GB 512Bits GDDR5

Monitor: LG LED 25´ Class 21:9 UltraWide IPS FHD - 25UM58-P

Fonte: Corsair CX-750W 80 Plus Bronze 

Armazenamento Principal: SSD Kingston 2.5´ 240GB A400 SATA III

Armazenamento Secundário: HD Interno 2Tera Sata 3.

 

 

Outras informações:

Eu uso só um filtro de linha pra ligar o PC.

Deve fazer uns 2 anos que eu não troco a pasta térmica.

As vezes o PC fica sem dar vídeo porque eu uso ele perto da porta da sala que é de frente pra rua, e a rua é de chão, então ele pega bastante poeira, que vai parar na memória ram, ai eu limpo ela e ele volta a dar vídeo.

Já faz alguns meses que uma das duas ventoinhas da placa de vídeo parou de funcionar. (seria até bom saber se tem como arrumar isso) 

O SSD eu coloquei depois, faz 1 ano e 3 meses que eu to usando ele.

Os HDs são Sata 3 mas a placa-mãe é Sata 2.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/03/2020 às 20:45, twothousandone disse:

Tenho quase certeza q o problema do seu pc é a sua placa-mãe, quem montou seu pc fez uma PÉSSIMA . Recomendo dar uma olhada nessa discussão aqui para ter uma ideia do problema -> Gargalo fx 6300 + r7 360: culpa da placa-mãe asrock n68-gs4 fx ddr3?

Então, eu li o tópico, pesquisei um pouco. Pelo que entendi existem duas versões dessa placa-mãe, a "ASRock N68-GS4 FX" e a "ASRock N68-GS4 FX R2.0", sendo a minha a R2.0, uma versão "mais atualizada". Nesse tópico eles abordam a versão antiga da minha placa-mãe, por não conter "R2.0" no nome ao se referir a ela e também porque a R2.0 começou a ser vendida em novembro de 2016 e o tópico foi aberto em Julho de 2016, não é uma informações concreta, mas foi o que eu encontrei no site da Amazon. Apesar que as melhorias que trazem na versão mais nova não parece fazer muita diferença, como ter Áudio HD 7.1 Canais ao invés de 5.1 e ter "4 + 1 Power Phase design". Infelizmente não encontrei informações mais detalhadas sobre as placas, como o ano em que elas foram lançadas por exemplo. Só o que eu fiz foi comparar as especificações das duas no próprio site da ASRock. Então provavelmente os problemas que eles alertam no tópico sobre a placa-mãe causar problemas advém do fato que a ASRock N68-GS4 FX não tem nem compatibilidade com tais processadores, isso vindo da própria fabricante (https://www.asrock.com/mb/NVIDIA/N68-GS4 FX/index.pt.asp#CPU).    

 É realmente, uma placa-mãe básica reduz o desempenho de seu PC, principalmente se você estiver usando um processador topo de linha. Mas como meu processador é meio antigo e não tão robusto, não creio que eu perco tanto desempenho por conta disso. Informações que eu tirei desse artigo:

 

adicionado 17 minutos depois
Em 24/03/2020 às 20:45, twothousandone disse:

Tenho quase certeza q o problema do seu pc é a sua placa-mãe

Se fosse a placa-mãe não teria que apresentar esses problemas nos primeiros 6 meses ou até 1 anos de uso? 
Esses travamentos vem acontecendo de forma gradual, ele cai o FPS ou trava com uma frequência bem maior que a de 6 meses atrás e há 1 ano atrás praticamente não tinha isso. Parece que o processador esta morrendo. Isso dele "travar" quando atinge perto dos 3,95GHz é bem suspeito também.

Será que é falta de limpeza, pasta térmica sem trocar, ai o processador atinge uma temperatura mais alta que ele suporta?
Por isso eu queria fazer algum teste pra determinar isso, as vezes é até um problema no meu Sistema Operacional.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Lemuel disse:

Então, eu li o tópico, pesquisei um pouco. Pelo que entendi existem duas versões dessa placa-mãe, a "ASRock N68-GS4 FX" e a "ASRock N68-GS4 FX R2.0", sendo a minha a R2.0, uma versão "mais atualizada".

 

13 minutos atrás, Lemuel disse:

não creio que eu perco tanto desempenho por conta disso.

 

Placa-mãe N68-GS4 FX R2.0 suporta FX 6300?

Placa-mãe ASRock mATX N68-GS4 FX R2.0 vale a pena?

 

Se fuçar mais, você acha muitos tópicos sobre essa mobo ser usada com processadores fx e o veredito é sempre o mesmo: n é recomendada, note que os processadores em questão ainda são versões inferiores ao seu (como o FX 6300 e até o FX 4300). Essa mobo além de defasada, capa o processador e por ter 2 anos e meio de uso já deve ter passado do próprio limite. Minha recomendação é trocar ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Cara, tenho um processador phenon e te aviso. Desde que troquei minha placa por essa da asrock (a minha é a 2.0 tb), todos os jogos dão umas travadas. O FPS fica alto, e dependendo do que acontece, dá uma congelada (exemplo, no counter-strike o jogo trava se alguém aparece na tela). Olhando no gerenciador de tarefas após essas travadas, é possível ver que a utilização de cpu,gpu estão baixas. Também olhando no hwmonitor, é possível ver que as temperaturas estão razoáveis.

 

Esses travamentos me irritam demais e pelo que já pesquisei, o problema é na placa-mãe mesmo.

 

Uma coisa interessante que você pode testar e me falar: Notei que esses travamentos ocorrem da mesma forma e com a mesma frequência independente da qualidade gráfica do jogo. Por exemplo, eu jogo Albion, e com a qualidade no ultra ou no baixa o jogo trava da mesma forma.

 

Por isso eu afirmo, essa placa-mãe é uma porcaria. Pretendo trocá-la o mais breve possível e gravarei um vídeo quebrando ela na marretada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!