Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto solar, problema com corrente muito baixa


Ir à solução Resolvido por Ricardov,

Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Estou com uma dúvida, 

 

É possível aumentar a corrente gerada por uma placa solar?

Pergunto isso, pois estou fazendo alguns testes com umas pequenas placas solares, porém, estou tendo alguns problemas com a questão da corrente.

 

Ligando as placas em PARALELO, eu consigo gerar 18V, porém a corrente  é "ridícula" , extremamente baixa, 

Eu ja li e fiz os testes, que em vez de ligar em paralelo, posso ligar em serie que ajuda a aumentar um pouco a corrente, porém também continua baixa, pois as placas solares geram muito pouca corrente.

 

Minha duvida é se existe alguma forma de aumentar essa corrente.

 

Da forma que esta acontecendo, eu não consigo nem carregar um celular, sempre que ligo o celular no estabilizador DC/DC ele liga a proteção e desliga.

 

Qual seria uma solução para meu caso, pois em Volts eu consigo chegar até 18v com bastante luz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está seguindo algum projeto? Painéis solares em geral atingem a tensão máxima mesmo com pouca luz e conforme aumenta a intensidade luminosa aumenta a corrente. Pra um painel de 20 W/18 V é realista esperar algo como menos de 1A em intensidade solar máxima (meio dia). Posta a descrição e especificação completa do seu sistema pra ficar mais fácil de ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

De um certo ponto de vista, um regulador step down tem a função de "aumentar a corrente".

 

Correção... em série aumenta a "tensão"

 

é exatamente esse regulador que eu estou utilizando

 

OBS: Acabei confundindo (obrigado)

IMG_4095.jpeg

adicionado 14 minutos depois
13 horas atrás, Shaman93 disse:

Você está seguindo algum projeto? Painéis solares em geral atingem a tensão máxima mesmo com pouca luz e conforme aumenta a intensidade luminosa aumenta a corrente. Pra um painel de 20 W/18 V é realista esperar algo como menos de 1A em intensidade solar máxima (meio dia). Posta a descrição e especificação completa do seu sistema pra ficar mais fácil de ajudar.

 

 

Não estou seguindo nenhum projeto especifico, estou seguindo apenas uma base dos projetos, gosto de identificar os problemas e aprender a resolve-los em vez de pegar algo pronto e depois enfrentar um problema e não saber resolver quando projeto for maior.

 

Na verdade, não estou utilizando um modulo que gera 18v, ele só chega em 18v, quando eu ligo 3 módulos em serie pois cada modulo gera 6v

 

Quando eu ligo em paralelo ele gera um máximo de 6v.

 

Modulos solares que estou utilizando

01) Exatamente esse (um pouco maior) dos demais (tenho apenas 1)

Fabricante diz que ele, gera 6v, e 330ma (debaixo do sol)

 

02) Exatamente esse (Menores) (tenho 4 modulos desse) mas utilizei para o teste apenas 2 e um grande

Fabricante diz que ele gera 6v, e 50ma

 

03) Estou utilizando o regulador de tensão que postei na resposta anterior aqui no forum 

 

Conclusão, mesmo eu ligando todos em paralelo, eu teria uma corrente de 540ma e 6v. muito pouco.

 

Quando eu ligo ele no regulador de tensão, o regulador consegue ligar e estabilizar a tensão(V), porém quando eu ligo um carregador de celular por ex, ele ativa a proteção e desarma.

 

Eu acredito que é falta de corrente que faz ele dar esse bug. por isso procuro saber se existe uma forma de aumentar a corrente para 1a ou 2a. Seria esse meu problema? placa solares muito fracas?

 

Desculpe o textão, tentei ser o mais especifico possível.

 

abraços

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Kaayá Pezzuti disse:

 

Eu acredito que é falta de corrente que faz ele dar esse bug. por isso procuro saber se existe uma forma de aumentar a corrente para 1a ou 2a. Seria esse meu problema? placa solares muito fracas?

 

Desculpe o textão, tentei ser o mais especifico possível.

 

abraços

 

 

 

 

Você está solicitando algo que se fosse possível, seria a solução dos problemas energéticos do mundo.

Só tem uma forma de aumentar a corrente: Comprando painéis solares mais potentes. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Exato, veja que no próprio anúncio consta a potência de 2W para o painel maior e de 0,27W para o painel menor. São indicados para aplicação de muito  baixo consumo e essa potência só será obtida com insolação máxima.

 

Para comparação um carregador de smartphone fornece 5V x 2A = 10W.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/03/2020 às 14:32, albert_emule disse:

 

Você está solicitando algo que se fosse possível, seria a solução dos problemas energéticos do mundo.

Só tem uma forma de aumentar a corrente: Comprando painéis solares mais potentes. 

Foi o que imaginei

 

adicionado 31 minutos depois
12 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Só um exercício mental pra uma madrugada de insônia (e com um pouco de febre 😬)...Você pode aumentar a corrente pra 2A ou + sim... Acumule a tensão num ultracapacitor por algumas horas e obtenha a corrente alta por alguns minutos...😁🤪

 

 

kkkk vou fazer o teste a nivel de conhecimento, 

 

Obrigado!

adicionado 32 minutos depois
18 horas atrás, Ricardov disse:

Exato, veja que no próprio anúncio consta a potência de 2W para o painel maior e de 0,27W para o painel menor. São indicados para aplicação de muito  baixo consumo e essa potência só será obtida com insolação máxima.

 

Para comparação um carregador de smartphone fornece 5V x 2A = 10W.

 

 

 

Vou comprar alguns paineis mais potentes, e ir fazendo os testes.

 

Muito obrigado pela resposta

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...