Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com uma fonte "rabo quente"


Matthwus

Posts recomendados

Galera estou com um prototipo de uma fonte chaveada de 3000W, ela já esta até ligando, porém desarma pois essa fonte rabo quente não esta se mantendo estabilizada.

1742202482_fonteraboquente.thumb.jpg.5b9ee72b0fa539d5b2faf20c7c96033b.jpg

 

Ali em cima no capacitor grande de 2,2uf, chega a tensão AC, passa pelo capacitor, e é feita a retificação com dois 1n4007, em seguida tem o regulador de tensão LM7815, e o capacitor de filtro, e logo ao lado tem um diodo zener de 36v, a trilha do negativo segue até o negativo dos capacitores de entrada (340vdc), o problema que essa tensão na entrada do regulador nao fica estabilizada em 36v, ela sempre vai subindo subindo até que chega ao limite do regulador (40v) e ele atinge proteção desligando o circuito oscilador da fonte, alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo ? ja troquei o zener 2 vezes mesmo vendo que ele estava bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Renato.88 disse:

Agora que eu vi aquele capacitor de 1000uF/35V, como assim se o diodo é de 36V?

 

O ideal seria um zener de 24V pra não forçar o 7815, no máximo zener de 33V.

E só o modelo, estou com um de 50v na placa, pode ver também que o 7815 está ali no desenho com B, C e E seria um modelo de transistor, base coletor e emissor, mas só utilizei o modelo mesmo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!