Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador perdendo sinal de vídeo e congelando: i5 9400F e RX 590


Posts recomendados

Boa noite!

Recentimente atualizei minhas configurações:

 

i5 9400f

rx590

2x8gb ram vengeance 2666

hd 1tb

3 fans

 

Portanto, reutilizei a minha fonte antiga: corsair cx430w

 

Notei que quando jogo warzone, a tela desliga depois de um tempo, e o drive para e volta a funcionar, congelando a tela por completo. Tive tambem algumas anomalias nas texturas no bfv e no warzone (cores, sombras, texturas bugadas, e um caso expecifico no warzone: a tela toda ficou vermelha com verde porém conseguia jogar "normalmente")

 

Tenho noção que pode ser que a fonte nao esteja dando conta, ou o recente driver instalado.

 

Resumindo: Teria alguma solução até que eu comprei outra fonte (se o problema for ela...), pensei em Downclock, retirar as fans, etc..

 

Me ajudem! abraçs.

 

Detalhe: Sempre quando jogo, deixo setado a rodar no limite de 60fps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Devillucas opa  o sr comprou essa placa de video usada ou ela foi comprada na loja ? se comprou usada realizou testes nela ? como ela se saiu
não acho que essa fonte suporte " a longo prazo " uma rx 590 

estarei listando abaixo os possiveis defeitos
1° placa com defeito 
2°  sua fonte tem 430w (o recomendado para a placa é 500)
3° pode ser o driver da placa como o sr citou tambem peço encarecidamente que cheque tudo isso e me passe as devidas informações
dependendo da sua resposta. 
Podemos estar checando  aos poucos e chegar a uma conclusão. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus Cassio o todos os componentes novos! A fonte tem em torno de uns 3-4 anos.

 

tive um problema também com need for speed heat: a textura do mato se espalhou pelo asfalto, bugando tudo.

 

Tirando os bugs, os jogos rodam normais (sem drop de frame, liso), temp da placa max 80C, e o processador 65C (full) 

 

Qual fonte me recomendaria? Por enquanto, um downclock seguraria? 
 

edt: amanhã testarei outro driver e dou o feedback 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Devillucas Vale  A Pena Testar um downclock ai,

tem 50% de chance de funcionar,  se o caso for só  a fonte entende ? 

eu  poderia dizer que sua placa está apresentando artefatos mas 
além de ser nova eu precisaria ver algumas fotos( fotos de quando acontecem essas cores  desreguladas,avisos, texturas bugadas e etc... )
o sr poderia estar anexando elas junto com o feedback em relação ao drive assim que possivel ?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus Cassio o Cara, Joguei umas 2hrs +/- e nao consegui nada que comprometesse. Se vale, das vezes que aconteceu esse bug, o pc ja estava ligado umas 24hrs direto, jogando, etc.

 

Percebi que em full load, a vga usa em torno de 170w (jogo em 1080p no ultra)

 

Edit: Em relação ao driver, estou no 20.3.1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus Cassio o Opa! fiz por um tempo aqui, deu a máxima de 79, porém, percebi que as frequencias deram no máximo 1305 mhz. Sendo que em jogos chega ao limite, que é 1545 mhz se nao me engano. (Fiz o teste em FHD1080P)

 

O uso de W ficou entre 175-200. Não acredito que seja a placa, justamente por ser nova. (15 dias de uso)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Lucas, boa noite.

 

Mateus, licença.

 

Lucas, alem do que foi sugerido pelo Mateus, uma alternativa seria formatar a maquina e instalar o windows do zero, com todas as atualizações disponíveis ok? os drivers da amd estão complicados mesmo. Precisamos excluir todo tipo de problemas com software primeiramente antes de partir para o hardware. 

 

Eu utilizo a ferramenta WINDBG para analisar tela azul, congelamento,desligamento quando o problema for software. 

https://www.youtube.com/watch?v=wCSSAQg8uto

 

adicionado 1 minuto depois

Pode tirar uma foto do PC aberto por gentileza?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto  Bem lembrado! Porém, formatei e ja está na ultima atualização, mas vale tentar. Vou rodar essa ferramenta assim que tiver o erro de novo, vou aproveitar e reinstalar o driver, talvez um mais antigo pra ver no q q dá.

 

Fiquei meio confuso, porque sei que o recomendado da fabricante é 500w. Mas pesquisando sobre essa fonte, vi que pelos testes, entrega o maximo de 550w sem desarmar. Acredito que na minha confg, devo usar no maximo 400-410w totais full load. O que acha?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Entendo Lucas, mas a questão do ate desarmar nao quer dizer que ela nao vai apresentar instabilidade.

ela acaba por desarmar para evitar a quina dos componentes, mas nao quer dizer que ela nao descontrole, ainda mais por ela nao ser nova. O Ripple desta fonte quando supera os 430 nao é bacana por mais que a qualidade dela seja legal.

 

Vale testar os programas, use o DDU para limpar o driver e instalar de novo, acompanhe a temperatura com o HWMONITOR, veja a saude do seu disco rígido, faça testes de memória pelo windows. por fim poderá testar a fonte.

 

Fiz o calculo do seu sistema com o que passou ali, e ele consome 400W, se tiver mais coisa alem do que falado ai fica pior... esta no limite

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 01/04/2020 às 04:40, Mateus Cassio o disse:

2°  sua fonte tem 430w (o recomendado para a placa é 500)

11 horas atrás, Devillucas disse:

Fiquei meio confuso, porque sei que o recomendado da fabricante é 500w.

A fonte recomendada pela montadora da placa de vídeo é uma informação sem muita aplicação prática:

 

 

Não é a condição ideal (considerando a curva de eficiência), mas essa fonte suporta a configuração sem problemas. A menos que não esteja operando direito.

 

15 horas atrás, Devillucas disse:

Percebi que em full load, a vga usa em torno de 170w (jogo em 1080p no ultra)

Como você mediu a potência demandada? Se foi em algum software, esqueça. Essas medidas não são confiáveis.

 

14 horas atrás, Mateus Cassio o disse:

Mas baixa um app chamado

 

Furmark

E deixa ele em execução a noite toda

O Furmark é um dos testes mais agressivos que existem para a placa de vídeo. A proposta dele não é funcionar por diversas horas seguidas, à noite toda. Isso deve ser evitado.

 

11 horas atrás, Devillucas disse:

Fiquei meio confuso, porque sei que o recomendado da fabricante é 500w. Mas pesquisando sobre essa fonte, vi que pelos testes, entrega o maximo de 550w sem desarmar. Acredito que na minha confg, devo usar no maximo 400-410w totais full load. O que acha?

Sua configuração não chega a 400W (há alguma folga abaixo disso, ainda).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, KairanD disse:

 

O Furmark é um dos testes mais agressivos que existem para a placa de vídeo. A proposta dele não é funcionar por diversas horas seguidas

O furmark

É mais usado após a compra das GPUS

Ou usada ou nova 

É a melhor forma de testar se ela está boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Mateus Cassio o O Furmark não é um teste de estabilidade, para longo prazo. É um teste de stress e bem bruto. Você pode testar os limites da placa com ele, mas não deixar durante uma noite inteira, como havia sido sugerido. Se você quer um teste para avaliar a estabilidade, durante muito tempo, use o Heaven. O Furmark vai estressar a placa de vídeo a níveis cruéis e muito distantes da realidade de uso normal.

 

Se você acompanhar o canal da GeTech Informática, irá encontrar alguns casos de pessoas que fritaram placas de vídeo completamente funcionais por deixarem o Furmark rodando por horas e horas seguidas sem motivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Boa noite amigos! Para a aferição, usei o software da Radeon mesmo, mas também recorri ao hwmonitor, gpu z e o msi afterburner. Tem algum tipo de teste que eu posso fazer pra verificar a eficiência da fonte?


@Mr. Caio Augusto Fiz o exposto e parece tudo ok por enquanto. Não sei, talvez tenha sido algum bug dos jogos específicos, por ser novos, talvez. Ou ate pelo driver q foi lançado recentemente, se não me engano, dia 30. 



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD

@Mr. Caio Augusto

@Mateus Cassio o

 

Boa noite! Aconteceu novamente, consegui registrar os momentos.

Joguei forza h4 (4k) durante umas 2 horas, um pouco de Odyssey tambem. Até entao tudo ok. Ainda agora, abri o bfv e vi que o contraste estava absurdamente alto, em qualquer jogo que abria o contraste fica altissimo (a cor branca explodia na tela). Entao abri o nfs heat. Mesma coisa. decidi com ele aberto, abrir o msi afterburner, e ficou tudo rosa de vez. Lembrando que a área de trabalho ficou normal, só acontecia quando entrava no jogo.

 

Observei 3 coisas: Quando liguei o PC, os fans do gabinete (ou outro fan do sistema, nao consegui identificar qual) giraram muito rápido, fazendo um barulhaço por uns 5s e pararam. (os fans estão ligados diretamente na fonte, nenhum na placa, é claro, tirando o cooler do processador);

Os jogos, em cutscene dão bastante travadas, principalmente quando jogo depois de muito tempo. Não sei se tem algum tipo de gargalo nessa config. Imaginei que seria o hd talvez.

No HWmonitor, tem umas temperaturas suspeitas na placa-mãe, mas não dei atenção porque imaginei ser bug.

 

Segue as imagens:

 

EDIT: Nessa situação, estava jogando na tv 4k, porém, isso acontece também no meu monitor 1080p.

 

 

unnamed.jpg

unnamed_(8).jpg

Notem a temp TMPIN6 E TMPIN8

 

unnamed (7).jpg

unnamed (6).jpg Notem que a imagem de fundo aqui sumiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Devillucas isso parece com artefatos na placa de video amigão.. 

mas essa tua fonte me parece suspeita( mas como o colega ali em cima disse que ela ainda aguenta eu vou dar um voto de confiança) 
 minha suspeita ai é a placa..

 

essa temperatura ai tambem não é normal 

 

e essa questão dos coolers que estão ligados diretamente na fonte estarem fazendo isso significa que a fonte não está 100% 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Devillucas Os fans que giraram rápido ao ligar o gabinete provavelmente foram os da placa de vídeo. Isso porque, se a BIOS tiver atraso na inicialização, a placa não controla os fans e eles vão a 100% por alguns segundos. Isso pode acontecer se alguma alteração recente foi detectada no sistema. Se os fans do gabinete estão ligados na fonte, eles sempre operam a 12V e, portanto, não há controle de rotação. Ou seja, não teria como a velocidade deles subir. Se fosse problema na fonte, iria reduzir.

 

Qual é o modelo exato da sua placa-mãe? Se aquelas temperaturas ali estiverem corretas, o circuito regulador de tensão pode estar superaquecendo.

 

Como está a disposição de fans dentro do seu gabinete? Poderia enviar uma foto da montagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, KairanD disse:

@Devillucas Os fans que giraram rápido ao ligar o gabinete provavelmente foram os da placa de vídeo. Isso porque, se a BIOS tiver atraso na inicialização, a placa não controla os fans e eles vão a 100% por alguns segundos. Isso pode acontecer se alguma alteração recente foi detectada no sistema. Se os fans do gabinete estão ligados na fonte, eles sempre operam a 12V e, portanto, não há controle de rotação. Ou seja, não teria como a velocidade deles subir. Se fosse problema na fonte, iria reduzir.

 

Qual é o modelo exato da sua placa-mãe? Se aquelas temperaturas ali estiverem corretas, o circuito regulador de tensão pode estar superaquecendo.

 

Como está a disposição de fans dentro do seu gabinete? Poderia enviar uma foto da montagem?

 

Bem mencionado, aquelas temperaturas ali não estão corretas, ou estão sendo mensuradas erradas ou há superaquecimento.

 

Sabe me informar qual vido o Getulio fala sobre stresstest e o furmark? Achei interessante sua colocação de que não é bom usar esse sorftware 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Então, depois disso, fiz alguns testes: Performance test e até mesmo o furmark, mesmo não recomendando, por 5hrs +/-.

O furmark rodou normal, não passou de 80C, porém percebi novamente que o clock da vga não chegava no seu limite, o que deveria chegar em 1545mhz, estava em 1300 no máximo.

Antes de rodar os testes, desinstalei os drivers com o DDU e instalei um mais antigo.

 

Tenho 3 fans no gabinete, dois na parte de cima e um na traseira, todos de modo que funcione como exaustor.

 

Tudo seguiu normal.

 

Obs: Imagino que essas temperaturas sejam bug porque elas ficam estáticas, nunca saem de 117C e 108C, respectivamente. Sabe me dizer de onde vem essas temperaturas na placa-mãe? Vi um tópico aqui no clube mesmo, de um cara com exatamente o mesmo problema, com a mesma placa-mãe (h310cm-hg4), nos mesmo sensores e com exatamente as mesmas temperaturas, e que esse TMPIN6 E TMPIN8 seriam sensores que a placa-mãe não tem, logo, o software "buga". Procede?

 

Segue as fotos. 

 

EDIT: Mudando um pouco de assunto, vocês acham que essa config tem algum tipo de gargalo? 

em games de mundo aberto eu to sofrendo um pouco

unnamed (9).jpg

unnamed (10).jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Fiz algumas mudanças: configurei a potencia das fans da vga e setei no riva 60fps.

 

Joguei umas 3 partidas e voltou o problema. segue a imagem (reparem na temperatura, e o no clock)

lançaram uma bang e a tela ficou dessa forma, (ja aconteceu uma vez) após isso, a tela piscou e o driver de video reiniciou. (lembrando que o bug só ocorre no jogo. Quando volto no area de trabalho, fica tudo normal). Concluo que seja a fonte que não esteja aguentando em...

 

To ficando estressado já kkkk

 

Segue a imagem

unnamed.thumb.jpg.fcfd908626a832188f8bf580a0e877db.jpg

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
9 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Sabe me informar qual vido o Getulio fala sobre stresstest e o furmark? Achei interessante sua colocação de que não é bom usar esse sorftware 

Não vou conseguir localizar isso agora... Mas ele comentou em mais de um vídeo. O Furmark pode ser usado sim, mas não como teste de estabilidade para deixar uma noite inteira ou muitas horas (esse é o ponto que ele comenta). Para isso tem o Heaven e alguns outros.

 

4 horas atrás, Devillucas disse:

Obs: Imagino que essas temperaturas sejam bug porque elas ficam estáticas, nunca saem de 117C e 108C, respectivamente. Sabe me dizer de onde vem essas temperaturas na placa-mãe? Vi um tópico aqui no clube mesmo, de um cara com exatamente o mesmo problema, com a mesma placa-mãe (h310cm-hg4), nos mesmo sensores e com exatamente as mesmas temperaturas, e que esse TMPIN6 E TMPIN8 seriam sensores que a placa-mãe não tem, logo, o software "buga". Procede?

Se as temperaturas estão estáticas, então trata-se de erro de leitura sim. 

 

4 horas atrás, Devillucas disse:

EDIT: Mudando um pouco de assunto, vocês acham que essa config tem algum tipo de gargalo? 

em games de mundo aberto eu to sofrendo um pouco

Não. Não é para ter gargalo aí. 

 

1 hora atrás, Devillucas disse:

Joguei umas 3 partidas e voltou o problema. segue a imagem (reparem na temperatura, e o no clock)

lançaram uma bang e a tela ficou dessa forma, (ja aconteceu uma vez) após isso, a tela piscou e o driver de video reiniciou. (lembrando que o bug só ocorre no jogo. Quando volto no area de trabalho, fica tudo normal). Concluo que seja a fonte que não esteja aguentando em...

A fonte pode estar com problemas (e apenas por isso não suportaria). Mas pela sua descrição do problema, a chance da placa de vídeo estar com algum problema é bem maior.

 

P.S.: o uso de memória gráfica no jogo está muito elevado. Quais configurações você selecionou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!