Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estava pensando na seguinte situação: uma pessoa com uma internet de 50Mbps solicita a operadora que dobre a sua velocidade. A operadora conclui a solicitação e isso se torna possível sem que seja necessária a troca de roteador, ou cabeamento do cliente. Ou seja, nenhuma troca física - pelo menos para o cliente  - ocorrerá. Minha dúvida é: o que está ocorrendo neste processo, o que a operadora muda que faz com que se disponibilize uma maior velocidade de internet? Pois como não houve troca física, o que ocorreu para que valha um valor (preço) maior do que a de 50Mbps, já que os meios serão os mesmos? O que há de diferente na situação de 50Mbps e 100Mbps, o que a operadora fornece de diferente? O que faz aumentar a velocidade de transmissão?

Eu só consigo imaginar que ao aumentar a velocidade, a operadora disponibiliza uma "cota maior de pacotes" que pode ser transmitida pelo cliente, sendo assim suportando uma transmissão mais pesada. É isso que ocorre? se for, como isso ocorre (tecnicamente falando)? Aceito links e assuntos para estudos dessa questão. 

Postado

@Evertonvrau

OLá! boa noite! 

Está relacionada ao tipo de internet. 

Exemplo:

• Antigamente tinhamos  a linha discada, conexão máxima teorica era 56 kbps
  • Conexão ADSL ( exemplo:  maximo que meu provedor me entregava antigamente era 15 mbps, o máximo suportavel no meu bairro, armário que eles chamavam)
  • Tinha também e tem até hj se não me engano as conexões a "cabo" usada pelas operadas de tv a cabo que chegavam tanto sinal de TV por assinatura quanto sinal de internet e podiam garantir uma internet até mais rápida que ADSL.
  • Tem também internet a rádio (Já fui assinante e me parece q a velocidade máxima depende da distancia com antena, mas acho q era em torno de 10 mbps, horrível, oscilava de mais e na época, já sofríamos com o tal de NAT (HJ com a falta de IPV4, até provedores fibra ótica usam o tal de NAT até todos implantarem o IPV6)
  • E hoje, está popularizando muito a internet por fibra ótica, que garante maiores velocidades, bem maiores mesmo.

Então como você pode ver está relacionada ao tipo de conexão. Vamos pegar por exemplo a fibra ótica:

Um provedor pode ter cabeado fibra ótica da central deles até dentro da casa do cliente e isso garante altissimas velocidade, por mais que o cliente só tenha 15 mbps, (o plano mais básico  e daí a limitação é lá nos equipamentos, na central do provedor  onde limita de proposito de acordo com o plano) a  rede já está pronta para maiores velocidade podendo chegar a 50mbps, 100 mbps, 200mbps ou até mais dependendo como o provedor fez a sua rede. porém hj é muito comum roteadores que tenha porta que limitam a 100 mbps (eles chamam muito de barra 100  (/100). Porém os mais avançados e caros já garantem até 1000 mbps, que eles chamam de porta gigabit. E essa limitação do roteador e da placa de rede (do computador) faz diferença, porque não adianta seu provedor lhe oferecer o plano de 200 mbps e você usar um roteador antigo que entrega no cabo no máximo 100 mbps,  você ficará limitado a essa velocidade. Ou também sua placa de rede ser apenas /100 e não /1000. Daí importância de usar um que seja GIGABIT (tanto no roteador quanto a placa de rede do computador, porém os pcs novos todos ja vem essa placa de rede gigabit, tem q ser muito antigo mesmo pra ser apenas 100 mbps) e quando você aumentar a velocidade para 400 mbps, seu roteador já suporta sem problema. 

Então de maneira resumida: depende da rede do provedor, se for fibra e eles ja entregam ONU e ROTEADOR   na casa do cliente, é certo que eles já são gigabits e a limitação de 10, 50, 100, 200, 400 e 600 mbps etc vai ser do plano do cliente e não rede em si, ou seja, a rede já está apta a velocidade maiores, depende do plano que o cliente assinou. Assim, o provedor configura em seu servidor principal e limita a velocidade para cada cliente de acordo com o plano que ele contratou por mais que a rede suporte velocidade maiores. Tipo:  Cliente A, plano 15 mbp; Cliente B, plano de 50 mbps; e cliente C plano 100 mbps etc. 

Dessa forma, não adiantava o cliente querer com a linha discada, ter 5mbps que não ia funcionar porque a tecnologia de linha discada permitia no máximo 56 kpbs. Mesmo coisa com as conexões ADSL, se o cliente tivesse um modem q suportasse 15 mbps, e  o armário do provedor suportasse 15 mbps e a distância suportasse essa velocidade, seria o máximo que o cliente teria em casa, sendo impossível fisicamente ele  ter 50 mbps porque era limitação fisica da rede. Radio a mesma coisa, o máximo que a antena suporta teoricamente, por exemplo seria 150 mbps, mas quanto mais distante, menor a velocidade (parecido com o q aconte com WIFI, mais longe, sinal mais fraco, menor a velocidade), então o cara tava numa distancia x da antena do provedor e no maxmio que o cliente teria seria uns 20 mbps, mais que ele quisesse nao passaria disso. E assim por diante.

Então hj tá ficando muito comum velocidade maiores, vejo provedor fibra vendendo 15 mbps, mas da casa do cliente até o provedor, aceita sem problema 200 mbps ou até mais, tipo até 1gpbs), mas o provedor não vende mais porque ele não  tem um "bom" plano de internet pra ligar seus clientes a ela. Daí com o tempo quando o provedor contrar um "link" maior para ligar seus cliente a internet, ele começa a oferecer velocidades maiores.  E com isso te ligam e oferecem 50 mbps e do nada você passa a ter 50 mbps e você se pergunta, como agora eu tenho 50 mbps? Sua rede, até o provedor, já estava tecnicamente apto  para essa velocidade, apenas seu provedor não vendia o plano porque ele não tinha um link que suportasse tal velocidade para todos os clientes usarem ao mesmo tempo. Daí eles simplesmente mudam o sistema o limite q antes era de 15 mbps e passa a ser 50 mbps. 

É isso, espero que tenha dado pra entender 😀

LInks de rapida e simples busca no google por tipos de internet:

https://www.inforrede.com.br/internet-tipos-curiosidades-e-evolucao/

https://blog.intnet.com.br/entenda-quais-sao-os-principais-tipos-de-internet-existentes-no-mercado/

https://www.tecmundo.com.br/banda-larga/3489-conheca-os-varios-tipos-de-conexao.htm

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:J7JckN5SnzoJ:https://pcworld.com.br/conheca-os-diferentes-tipos-de-conexao-a-internet/&hl=pt-BR&gl=br&strip=1&vwsrc=0

• Obrigado 1
Postado

Depende da tecnologia utilizada e da capacidade de fornecimento por cliente em determinada região

Hoje, a grande maioria das operadoras de internet utilizam fibra óptica em sua rede externa, o que possibilita o aumento

praticamente instantâneo de velocidade ao cliente, mudando seu plano o perfil

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!