Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a diferença de Sinal Tx e Rx?


Posts recomendados

Boa noite meus amigos.

 

Seguinte: há alguns meses tenho notado que minha internet (Claro - Net de 120Mb) está muito instável, principalmente em jogos. Eu tenho variações de ping, perda de pacotes e outros problemas praticamente em todos os jogos que tento jogar.

 

Nas últimas semanas devido às quarentenas, está pior ainda, portanto resolvi agendar uma visita técnica para verificação.

 

O técnico mediu os níveis e me disse que o sinal Tx estava fora do normal, e que esse era o nível de sinal que o modem recebia. Ele observou que no meu cabeamento tem 5 conectores (ou splits, não sei o nome certo) e isso deve estar atrapalhando o sinal chegar até o modem.

 

Pois bem, eu posso ser leigo no assunto, mas sou técnico de informática, então resolvi dar uma pesquisada para entender melhor o meu problema.

 

Ai vem minha dúvida: no primeiro site que encontrei, veio assim:

  • Receive Power/Downstream Power Level = Rx. Seria, em tese, o sinal que o modem recebe.

  • Transmit Power/Upstream Power Level = Tx. Seria, em tese, o sinal que o modem envia.

 

O que faz perfeito sentido, se levarmos em conta o nome em inglês. Agora, se for isso mesmo, o técnico da Net está falando besteira? Porque vocês podem ver no meu print que o sinal que está fora do normal é o Tx, que seria o de transmissão, correto?

 

O técnico me disse que não poderia fazer nada enquanto não arrumasse o cabeamento, e me deu 2 opções:

  1. Fazer um furo no andar superior para trazer o cabo diretamente do poste, eliminando as conexões;
  2. Ligar o modem da net no andar inferior e puxar um cabo de rede até o segundo andar.

 

Eu medi os sinais no ponto de baixo e, acredite, está ainda pior. Ai fiquei completamente confuso em relação ao Tx e Rx.