Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C++ Dev C++ "O sistema não pode encontrar o arquivo especificado"


Posts recomendados

Boa tarde.

Me deparei com esse erro no Dev C++, qualquer algoritmo que eu tente rodar aparece um erro dizendo "arquivo fonte não compilado", e no compilador, "O sistema não pode encontrar o arquivo especificado".

Alguém tem alguma ideia do que poderia ser? Já tentei reinstalar tudo novamente, o erro persistiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vangodp Baixei daqui.

Eu só o instalei normalmente, não sei se os passos são tão relevantes assim, para tudo eu fui dando next.

Deixei em português > aceitei os termos da licença > manti o padrão da escolha de componentes > o local de instalação deixei a pasta de destino padrão > Terminei

Para o first time configuration:

Português > deixei o tema padrão > Ok

Antes da reinstalação, o erro era o mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você cria um projeto ou só o arquivo?

adicionado 2 minutos depois

aqui rodou tudo ok seguindo seus passos

adicionado 4 minutos depois

você pode forçar o devc++ a "esquecer" sua configuração atual e gerar uma nova indo na pasta Roaming e borrando a pasta chamada Dev-Cpp. Isso obriga ao dev a gerar tudo novamente por default

adicionado 5 minutos depois

aperte a tecla windows+r escreva %appdata% e abrirá a tal pasta, dai você borra a pasta Dev-Cpp

adicionado 6 minutos depois

ou se quiser pode simplesmente renomea-la por si quiser desfazer os passos(backup)

adicionado 6 minutos depois

Tenha claro que todas as configurações atuais se borrarão(Começa do zero)

adicionado 9 minutos depois

Sinceramente acho que o dev ja n é um bom ambiente. O original é muito antigo e ja n tem manutenção. Esta versão é uma mantida por um tal senhor orwell que vai dando manutenção a duras penas. Meu conselho é que você pegue codeblocks que cumpre com um mínimo(Ou outro de sua eleição).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vangodp Eu crio o projeto. Testei com arquivos .dev que já tinha aqui: compilaram e executaram, mas não apareceu o main.cpp.

O arquivo .dev que criei agora aparece o main.cpp, compila, mas não executa, apresentando o erro que mencionei à pouco.

Me faz falta o programa executável. Talvez seja esse o erro...

Nesses novos projetos que estou criando, não há nenhum executável, alguma ideia do que pode ser?

 

Sim, seguindo meus passos deveria ocorrer tudo certo, infelizmente não é meu caso.

Também acho que dev não é um bom ambiente, mas nas minhas aulas é cobrado que use o dev.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que tipo de projeto você cria?

adicionado 1 minuto depois

não da para mandar uns prints dos passos que for seguindo?
O que você esta mandando são informações muito pobres, não da para determinar o problema somente com isso.

adicionado 8 minutos depois
1 hora atrás, Lucca Rodrigues disse:

Nesses novos projetos que estou criando, não há nenhum executável, alguma ideia do que pode ser?

Eu vou lhe explicar o que eu faço...
1º vai no menu arquivo
2º escolhe novo e projeto.

3º aqui você pode escolher 2 coisas...

  1. Na aba "Basic" escolher "Console Application"
  2. Na aba "Console" escolher "Helo world"

4º Escolher a linguagem e o nome do projeto.

 

A diferença é que ambos geram um main.cpp(normalmente), porém um tem o cout << "Ola mundo" ou printf("Ola mundo") conforma a linguagem escolhida.

adicionado 10 minutos depois
7 horas atrás, Lucca Rodrigues disse:

e no compilador, "O sistema não pode encontrar o arquivo especificado".

Qual é o arquivo que ele n encontra? Pode mandar um print do erro?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vangodp Arquivo > Novo > Projeto > Console Application > Ok > Salvei no desktop como .dev > salvei o main na mesma pasta > compilei > tentei executar e ele disse que o arquivo não estava compilado, perguntando se gostaria de compilar agora

image.png.ec7c5d65430036a83095d226f78b5ed6.png

Esse é o processo que eu sempre fiz. A diferença é que não tem o arquivo executável, por isso compila mas não executa.

image.thumb.png.231d4b83929c848df7dd1f06ab19a227.png

 

Esse erro ta dando porque ele não acha um executável. Quando eu crio um projeto, ele não gera o executável, nem quando eu fecho e salvo o projeto.

Eu acho que isso era tudo que me era gerado quando eu usava o dev ano passado, escolhendo na aba Console o Hello world, digo acho porque os arquivos estão todos mal organizados:

image.png.db35ccef65156fa3981d0b6e9a93e574.png

image.png.7a5b2f4140cdef430a1dc2e92bab4302.png

Se esqueci de algum aí, isso não é o essencial. O essencial é só mostrar que acima tem o executável, mas agora não tem.

Agora, o que me é gerado é isso:

image.png.6244d4a28f1bc76849908da0eedb7bca.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este é o msg gerado pela compilação do meu projeto:
 

--------
- Filename: C:\Users\flubbers\Desktop\projetos dec++\Makefile.win
- Resource File: C:\Users\flubbers\Desktop\projetos dec++\Projeto1_private.res

Processing makefile...
--------
- Makefile Processor: C:\Program Files (x86)\Dev-Cpp\MinGW64\bin\mingw32-make.exe
- Command: mingw32-make.exe -f "C:\Users\flubbers\Desktop\projetos dec++\Makefile.win" all

g++.exe -c main.cpp -o main.o -I"C:/Program Files (x86)/Dev-Cpp/MinGW64/include" -I"C:/Program Files (x86)/Dev-Cpp/MinGW64/x86_64-w64-mingw32/include" -I"C:/Program Files (x86)/Dev-Cpp/MinGW64/lib/gcc/x86_64-w64-mingw32/4.9.2/include" -I"C:/Program Files (x86)/Dev-Cpp/MinGW64/lib/gcc/x86_64-w64-mingw32/4.9.2/include/c++" 

windres.exe -i Projeto1_private.rc --input-format=rc -o Projeto1_private.res -O coff 

g++.exe main.o Projeto1_private.res -o Projeto1.exe -L"C:/Program Files (x86)/Dev-Cpp/MinGW64/lib" -L"C:/Program Files (x86)/Dev-Cpp/MinGW64/x86_64-w64-mingw32/lib" -static-libgcc


Compilation results...
--------
- Errors: 0
- Warnings: 0
- Output Filename: C:\Users\flubbers\Desktop\projetos dec++\Projeto1.exe
- Output Size: 1,83537006378174 MiB
- Compilation Time: 1,14s

e gerou isso:
Screenshot_1.png.2f6f1af5f026b09a119e6c3a8528dd72.png

 

Faz uma coisa... manda sua pasta do devc++ comprimida. vou tentar instalar ela aqui no meu dev e "forçar" ele a ter o mesmo erro e assim ver si encontramos uma solução. E se puder mandar também a mensagem gerada na compilação melhor.

adicionado 1 minuto depois

Esse é o projeto gerado(sem o exe) projetos dec++.rar

adicionado 4 minutos depois

e também vou lhe passar a pasta de configuração do meu dev:Dev-Cpp.rar

adicionado 4 minutos depois

se com isso n funcionar sei lá shuehseuh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...