Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, senhores!

Então, montei um computador a alguns meses e por algumas vezes ele tem desligado sozinho ou apenas "congelado" (não consigo realizar nada e fica tudo travado), situação na qual eu tenho que resetar o bendito através do botão do gabinete. Tenho imaginado dois possíveis problemas, mas como não tenho certeza, venho pedir ajuda a vocês.

A primeira seria que a placa de vídeo está esquentando muito acima do limite e por isso o computador reinicia sozinho. Uso o Afterburn para acompanhar a temperatura enquanto jogo e direto ela chega na marca dos 83º. Tenho mudado as configurações dos jogos e a taxa de fps e cvi que isso pode afetar a temperatura, porém mesmo usando as opções gráficas sugeridas pelo software da nvidia, ela chega a esse valor. Não sei se o fato de usar 2 monitores ajuda no aquecimento..

A segunda seria o super aquecimento do ssd (não sei se acontece), uma vez que ele fica em cima da placa de vídeo e logo abaixo do processador.

O interessante é o fato de quando ele reiniciar sozinho como falei, o computador não consegue achar minha instalação do windows normal e parece criar uma instalação temporária, dando uma mensagem do tipo: "não foi possível carregar o perfil padrão..", não tirei print ou me lembro perfeitamente. Porém, se eu desligar o pc e esperar alguns minutos, ao iniciá-lo novamente, o windows com todos meus itens do desktop são carregados normalmente.

O setup que utilizo:
MB: ASRock B450M Steel Legend
GPU: Placa de Video EVGA GeForce RTX 2070 Super Black Gaming
CPU: AMD Ryzen 5 3600X 6-Core Processor
Memória: Adata XPG Spectrix D41 TUF - 16 GB RAM
SSD1: Adata XPG Spectrix S40G 512GB, M.2

SSD2: SanDisk 120Gb
Fonte: Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650
Gabinete: Corsair Carbide Series Spec Delta RGB
Resolução atual: 2560 x 1440, 60Hz
Sistema operacional: Windows 10 Pro

Postado

O gabinete tem 3 ventoinhas frontais, mas pelo que ja vi, elas não conseguem esfriar bem a parte interna, e 2 atrás retirando o ar quente. Antes eu deixava a parte lateral aberta para ver se esfriava, mas dependendo do jogo, ainda sim a placa chegava a 83°. Também fiz o teste de remover a parte frontal do gabinete, para que as 3 ventoinhas frontais conseguissem puxar mais ar frio, porém sem muito sucesso.

Fotos:
https://imgur.com/a/U9aCFIZ

01.png

02.png

03.png

Postado
17 horas atrás, Eder Neumann disse:

as duas ventoinha da gpu rodam normalmente quando sob carga?

?

adicionado 2 minutos depois

tente melhorar a curva de acionamento dos fans, ta em 73% com a placa em 81°C com limite pra 83, coloque o fan em 90% aos 75°C e 100% aos 80°C e teste novamente

Postado

Nesses últimos dois dias testei com a configuração e não obtive resultados favoráveis se o gabinete for utilizado como veio (todo fechado). Reparei que ao remover a placa frontal, a temperatura cai em média uns 4 graus, porém acho que vai entrar bastante poeira. Será que o ideal seria colocar 2 ventoinhas na parte superior?

• Moderador
Postado

Adalberto,

Estava com o mesmo problema que o seu, fiz de tudo, instalei cooler, mudei posição e o c**&GD...

A unica coisa que me resolveu foi trocar a porcaria do coolerBox que veio nesses processadores da AMD, peguei um da coolermaster de 90 reais mesmo... caiu bem a temperatura e nao tive mais problemas.

Nao entendo como a ADM fica colocando essa porcaria de cooler. 

Postado

@Mr. Caio Augusto bom, não sei da AMD, meu WC trancou a bomba e tive que fazer o downgrade para o coolerbox, meu processador é intel e não tinha pasta termica disponivel (joguei fora a bisnaguinha que veio junto com o WC quando limpei o quarto mês passado num evento onde joguei fora tudo as caixinha das peça que ja tinha vencido a garantia) então coloquei sem pasta termica e adivinha só, mesma eficácia do WC e sem pasta térmica... ontem fui comprar a pasta só por precaução, mas não mudou nada em termos de temperatura.

• Moderador
Postado
12 minutos atrás, Eder Neumann disse:

@Mr. Caio Augusto bom, não sei da AMD, meu WC trancou a bomba e tive que fazer o downgrade para o coolerbox, meu processador é intel e não tinha pasta termica disponivel (joguei fora a bisnaguinha que veio junto com o WC quando limpei o quarto mês passado num evento onde joguei fora tudo as caixinha das peça que ja tinha vencido a garantia) então coloquei sem pasta termica e adivinha só, mesma eficácia do WC e sem pasta térmica... ontem fui comprar a pasta só por precaução, mas não mudou nada em termos de temperatura.

Mas você usou o thermal que vinha no cooler certo? 
porque sem pasta nenhuma? Estranho ficar com as mesmas temperaturas. Rodou stress test? porque não faz sentido não usar pasta térmica e ter temperaturas aceitáveis no stresstest. Enfim

Usei vários anos o coolerbox da Intel e com ele nunca tive problema, agora com os da AMD foi complicado... 

Se for pela lógica de construção os coolers da AMD e INTEL são semelhantes   Entao percebe-se que é a construção do processador... que amd é mais esquentadinho mesmo. O que eu fico intrigado é porque a AMD manda então os cooler, e olha que o meu é aquele com o dissipador maior que tem então deveria ser melhor ainda e dar conta.... meu gabinete é bem ventilado, tem bastante coolers, porque o cooler box da AMD nao deu conta? Foi só eu trocar que parou o problema.

Mas, com uma 2070 é um cooler box é forçar a amizade rsssssss tenq colocar um cooler melhor aí 

Postado
41 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

porque sem pasta nenhuma?

por que eu não tinha em casa e precisava do pc ligado, ai monitorei as temp pra não dar ruim...

41 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Estranho ficar com as mesmas temperaturas. Rodou stress test?

concordo, mas rodei um stress de 15 minuto no aida e tudo certo, temps em torno de 55-60°C

42 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

porque o cooler box da AMD nao deu conta?

penso que pode ser a instalação... sempre questiono isso por aqui e ontem quando fui colocar a pasta termica fiquei pistola com o resultado, pois me certifiquei de encaixar todos os 4 cantos daquele suporte fragil e travá-los na posição correta, mas quando liguei bateu 98°C na BIOS, desmontei e fui ver se não caiu algum contaminante, a pasta termica havia se espalhado (apliquei o bom e velho "grão de arroz") numa bolinha com diâmetro de 10mm, ou seja o coolerbox não tinha encaixado corretamente, mais uma vez com toda a atenção do mundo montei o coolerbox xingando Odin e o mundo e ficou em 45°C na BIOS com barulho de fio na ventoinha. Sim, eu esqueci de ligar o cooler na MOBO 🤦‍♂️, tirei o gabinete de traz da TV (minha mesa é bem pequena e o gabinete fica numa posição de difícil acesso), abri novamente e pluguei o cooler. tudo certo (~35°C) depois disso...

penso ser a instalação pois com você disse o gabinete tem ventilação boa.

• Moderador
Postado
8 minutos atrás, Eder Neumann disse:

por que eu não tinha em casa e precisava do pc ligado, ai monitorei as temp pra não dar ruim...

concordo, mas rodei um stress de 15 minuto no aida e tudo certo, temps em torno de 55-60°C

penso que pode ser a instalação... sempre questiono isso por aqui e ontem quando fui colocar a pasta termica fiquei pistola com o resultado, pois me certifiquei de encaixar todos os 4 cantos daquele suporte fragil e travá-los na posição correta, mas quando liguei bateu 98°C na BIOS, desmontei e fui ver se não caiu algum contaminante, a pasta termica havia se espalhado (apliquei o bom e velho "grão de arroz") numa bolinha com diâmetro de 10mm, ou seja o coolerbox não tinha encaixado corretamente, mais uma vez com toda a atenção do mundo montei o coolerbox xingando Odin e o mundo e ficou em 45°C na BIOS com barulho de fio na ventoinha. Sim, eu esqueci de ligar o cooler na MOBO 🤦‍♂️, tirei o gabinete de traz da TV (minha mesa é bem pequena e o gabinete fica numa posição de difícil acesso), abri novamente e pluguei o cooler. tudo certo (~35°C) depois disso...

penso ser a instalação pois com você disse o gabinete tem ventilação boa.

Me lembro que me falaram que era para verificar a instalação do cooler mesmo, mas cara eu tomo um cuidado lascado, na época eu até descartei isso sabe. Mas antes da sua postagem eu levantei essa hipótese de novo. ( será que instalei errado, ficou torto ou seila?) aí tu me vem e fala isso.. kkkkkkkk

certeza que eu instalei errado na época, não tem outra explicação pro meu processador chegar a 95 em stress... quase 100.... tudo bem que o cooler box não é bom... mas não tanto assim.. 

Creio eu que você tenha experiência nisso, e se você errou mesmo com experiência... devo ter errado também.. só pode 

Postado
1 hora atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Creio eu que você tenha experiência nisso, e se você errou mesmo com experiência... devo ter errado também.. só pode 

não sei como funciona os da AMD (nunca tive um), mas os grampinhos da intel são bem fajutos, frágeis e traiçoeiros, por preguiça de tirar tudo da placa eu instalo com a placa montada e sem tirar a tampra traseira do gabinete, assim não deu pra ver se as travinhas passaram mesmo pelo furo da MOBO o que pode ter causado a falha de instalação. Tive toda a atenção do mundo, mas não segui o procedimento correto por pura preguiça...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...