Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desligando e/ou reiniciando sozinho


Posts recomendados

Bom dia, senhores!


Então, montei um computador a alguns meses e por algumas vezes ele tem desligado sozinho ou apenas "congelado" (não consigo realizar nada e fica tudo travado), situação na qual eu tenho que resetar o bendito através do botão do gabinete. Tenho imaginado dois possíveis problemas, mas como não tenho certeza, venho pedir ajuda a vocês.

 

A primeira seria que a placa de vídeo está esquentando muito acima do limite e por isso o computador reinicia sozinho. Uso o Afterburn para acompanhar a temperatura enquanto jogo e direto ela chega na marca dos 83º. Tenho mudado as configurações dos jogos e a taxa de fps e cvi que isso pode afetar a temperatura, porém mesmo usando as opções gráficas sugeridas pelo software da nvidia, ela chega a esse valor. Não sei se o fato de usar 2 monitores ajuda no aquecimento..

 

A segunda seria o super aquecimento do ssd (não sei se acontece), uma vez que ele fica em cima da placa de vídeo e logo abaixo do processador.

O interessante é o fato de quando ele reiniciar sozinho como falei, o computador não consegue achar minha instalação do windows normal e parece criar uma instalação temporária, dando uma mensagem do tipo: "não foi possível carregar o perfil padrão..", não tirei print ou me lembro perfeitamente. Porém, se eu desligar o pc e esperar alguns minutos, ao iniciá-lo novamente, o windows com todos meus itens do desktop são carregados normalmente.

O setup que utilizo:
MB: ASRock B450M Steel Legend
GPU: Placa de Video EVGA GeForce RTX 2070 Super Black Gaming
CPU: AMD Ryzen 5 3600X 6-Core Processor
Memória: Adata XPG Spectrix D41 TUF - 16 GB RAM
SSD1: Adata XPG Spectrix S40G 512GB, M.2

SSD2: SanDisk 120Gb
Fonte: Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650
Gabinete: Corsair Carbide Series Spec Delta RGB
Resolução atual: 2560 x 1440, 60Hz
Sistema operacional: Windows 10 Pro
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gabinete tem 3 ventoinhas frontais, mas pelo que ja vi, elas não conseguem esfriar bem a parte interna, e 2 atrás retirando o ar quente. Antes eu deixava a parte lateral aberta para ver se esfriava, mas dependendo do jogo, ainda sim a placa chegava a 83°. Também fiz o teste de remover a parte frontal do gabinete, para que as 3 ventoinhas frontais conseguissem puxar mais ar frio, porém sem muito sucesso.


Fotos:
https://imgur.com/a/U9aCFIZ

01.png

02.png

03.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Eder Neumann disse:

as duas ventoinha da gpu rodam normalmente quando sob carga?

?

adicionado 2 minutos depois

tente melhorar a curva de acionamento dos fans, ta em 73% com a placa em 81°C com limite pra 83, coloque o fan em 90% aos 75°C e 100% aos 80°C e teste novamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesses últimos dois dias testei com a configuração e não obtive resultados favoráveis se o gabinete for utilizado como veio (todo fechado). Reparei que ao remover a placa frontal, a temperatura cai em média uns 4 graus, porém acho que vai entrar bastante poeira. Será que o ideal seria colocar 2 ventoinhas na parte superior?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Adalberto,

 

Estava com o mesmo problema que o seu, fiz de tudo, instalei cooler, mudei posição e o c**&GD...

 

A unica coisa que me resolveu foi trocar a porcaria do coolerBox que veio nesses processadores da AMD, peguei um da coolermaster de 90 reais mesmo... caiu bem a temperatura e nao tive mais problemas.

 

Nao entendo como a ADM fica colocando essa porcaria de cooler. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mr. Caio Augusto bom, não sei da AMD, meu WC trancou a bomba e tive que fazer o downgrade para o coolerbox, meu processador é intel e não tinha pasta termica disponivel (joguei fora a bisnaguinha que veio junto com o WC quando limpei o quarto mês passado num evento onde joguei fora tudo as caixinha das peça que ja tinha vencido a garantia) então coloquei sem pasta termica e adivinha só, mesma eficácia do WC e sem pasta térmica... ontem fui comprar a pasta só por precaução, mas não mudou nada em termos de temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
12 minutos atrás, Eder Neumann disse:

@Mr. Caio Augusto bom, não sei da AMD, meu WC trancou a bomba e tive que fazer o downgrade para o coolerbox, meu processador é intel e não tinha pasta termica disponivel (joguei fora a bisnaguinha que veio junto com o WC quando limpei o quarto mês passado num evento onde joguei fora tudo as caixinha das peça que ja tinha vencido a garantia) então coloquei sem pasta termica e adivinha só, mesma eficácia do WC e sem pasta térmica... ontem fui comprar a pasta só por precaução, mas não mudou nada em termos de temperatura.


Mas você usou o thermal que vinha no cooler certo? 
porque sem pasta nenhuma? Estranho ficar com as mesmas temperaturas. Rodou stress test? porque não faz sentido não usar pasta térmica e ter temperaturas aceitáveis no stresstest. Enfim

 

Usei vários anos o coolerbox da Intel e com ele nunca tive problema, agora com os da AMD foi complicado... 

 

Se for pela lógica de construção os coolers da AMD e INTEL são semelhantes   Entao percebe-se que é a construção do processador... que amd é mais esquentadinho mesmo. O que eu fico intrigado é porque a AMD manda então os cooler, e olha que o meu é aquele com o dissipador maior que tem então deveria ser melhor ainda e dar conta.... meu gabinete é bem ventilado, tem bastante coolers, porque o cooler box da AMD nao deu conta? Foi só eu trocar que parou o problema.

 

Mas, com uma 2070 é um cooler box é forçar a amizade rsssssss tenq colocar um cooler melhor aí 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

porque sem pasta nenhuma?

por que eu não tinha em casa e precisava do pc ligado, ai monitorei as temp pra não dar ruim...

 

41 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Estranho ficar com as mesmas temperaturas. Rodou stress test?

concordo, mas rodei um stress de 15 minuto no aida e tudo certo, temps em torno de 55-60°C

 

42 minutos atrás, Mr. Caio Augusto disse:

porque o cooler box da AMD nao deu conta?

penso que pode ser a instalação... sempre questiono isso por aqui e ontem quando fui colocar a pasta termica fiquei pistola com o resultado, pois me certifiquei de encaixar todos os 4 cantos daquele suporte fragil e travá-los na posição correta, mas quando liguei bateu 98°C na BIOS, desmontei e fui ver se não caiu algum contaminante, a pasta termica havia se espalhado (apliquei o bom e velho "grão de arroz") numa bolinha com diâmetro de 10mm, ou seja o coolerbox não tinha encaixado corretamente, mais uma vez com toda a atenção do mundo montei o coolerbox xingando Odin e o mundo e ficou em 45°C na BIOS com barulho de fio na ventoinha. Sim, eu esqueci de ligar o cooler na MOBO 🤦‍♂️, tirei o gabinete de traz da TV (minha mesa é bem pequena e o gabinete fica numa posição de difícil acesso), abri novamente e pluguei o cooler. tudo certo (~35°C) depois disso...

 

penso ser a instalação pois com você disse o gabinete tem ventilação boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
8 minutos atrás, Eder Neumann disse:

por que eu não tinha em casa e precisava do pc ligado, ai monitorei as temp pra não dar ruim...

 

concordo, mas rodei um stress de 15 minuto no aida e tudo certo, temps em torno de 55-60°C

 

penso que pode ser a instalação... sempre questiono isso por aqui e ontem quando fui colocar a pasta termica fiquei pistola com o resultado, pois me certifiquei de encaixar todos os 4 cantos daquele suporte fragil e travá-los na posição correta, mas quando liguei bateu 98°C na BIOS, desmontei e fui ver se não caiu algum contaminante, a pasta termica havia se espalhado (apliquei o bom e velho "grão de arroz") numa bolinha com diâmetro de 10mm, ou seja o coolerbox não tinha encaixado corretamente, mais uma vez com toda a atenção do mundo montei o coolerbox xingando Odin e o mundo e ficou em 45°C na BIOS com barulho de fio na ventoinha. Sim, eu esqueci de ligar o cooler na MOBO 🤦‍♂️, tirei o gabinete de traz da TV (minha mesa é bem pequena e o gabinete fica numa posição de difícil acesso), abri novamente e pluguei o cooler. tudo certo (~35°C) depois disso...

 

penso ser a instalação pois com você disse o gabinete tem ventilação boa.


Me lembro que me falaram que era para verificar a instalação do cooler mesmo, mas cara eu tomo um cuidado lascado, na época eu até descartei isso sabe. Mas antes da sua postagem eu levantei essa hipótese de novo. ( será que instalei errado, ficou torto ou seila?) aí tu me vem e fala isso.. kkkkkkkk

 

certeza que eu instalei errado na época, não tem outra explicação pro meu processador chegar a 95 em stress... quase 100.... tudo bem que o cooler box não é bom... mas não tanto assim.. 

 

Creio eu que você tenha experiência nisso, e se você errou mesmo com experiência... devo ter errado também.. só pode 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Creio eu que você tenha experiência nisso, e se você errou mesmo com experiência... devo ter errado também.. só pode 

não sei como funciona os da AMD (nunca tive um), mas os grampinhos da intel são bem fajutos, frágeis e traiçoeiros, por preguiça de tirar tudo da placa eu instalo com a placa montada e sem tirar a tampra traseira do gabinete, assim não deu pra ver se as travinhas passaram mesmo pelo furo da MOBO o que pode ter causado a falha de instalação. Tive toda a atenção do mundo, mas não segui o procedimento correto por pura preguiça...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!