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Lucas William

SSD novo Saúde baixa 98%

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Bom Dia

Tenho um Crucial BX500 240gb a dois meses e meio, nele basicamente tem só o sistema operacional Windows 10,  usando o CrystalDiskInfo consta que a saúde esta em 98% 839h de uso com 1773GB gravados, isso é normal? ou devo me preocupar e acionar a garantia. 

 

 

No Manual do SSD consta 80TB Total Bytes Written (TBW) 

https://content.crucial.com/content/dam/crucial/ssd-products/bx500/flyer/crucial-bx500-ssd-productflyer.pdf

 

 

CrystalDiskInfo0704.JPG.38c3ea3d48d7b6ab5c80fb700b52bc0e.JPG

 

Em media por dia aumenta entre 10 a 20gb do Total Host Writes no ssd sendo que praticamente só atualizo o WUpdate.

Com o PC ocioso, internet e WindowsUpdate desligados, ainda sim o sistema parece estar gravando algo.

 

Captugrar.JPG.67c7610e1e5014c36c69582eb01100f0.JPG

 

 

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- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/. Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

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21 horas atrás, mick 07 disse:

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/. Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

Oi

Aparentemente tudo normal de acordo com esses programas, só o HD Tune mostrou esse alerta, sabe disser o que significa ele?:

dsds.thumb.JPG.f8b5d8f5ee99730c40f76c49d607edd8.JPG

 

Tem ocorrido lentidão para ligar o pc e travadas por uso de 100% do disco, isso começou logo depois do gabinete ficar bem quente,  imagino que isso seja o motivo do alerta, o que eu poderia fazer pra resolver?  

 

adicionado 31 minutos depois

@rodrigo.dcvieira Entendi, a % baixar é normal mas no caso ele também esta travando e demorando para iniciar, olhando no Gerenciador de Tarefas ele chega a 100% de uso e isso começou depois da saúde baixar

 

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1 hora atrás, Lucas William disse:

 Entendi, a % baixar é normal mas no caso ele também esta travando e demorando para iniciar, olhando no Gerenciador de Tarefas ele chega a 100% de uso e isso começou depois da saúde baixar

 

tem coisa errada ai.. tire um print do gerenciador de tarefas mostrando o que está consumindo recursos para chegar nesses 100%.. isso acontece muito com quem usa hds nao SSDs

adicionado 0 minutos depois
1 hora atrás, Lucas William disse:

Aparentemente tudo normal de acordo com esses programas, só o HD Tune mostrou esse alerta, sabe disser o que significa ele?:

 

 

que está trabalhando quente.. mas o resto dos atributos está ok

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@rodrigo.dcvieiraeu uso ssd e hd

 

190184200_GerenciadordeTarefas09_04_202015_40_10.thumb.png.c2ffe5d701a734be2b283d693735ccf8.png23534059_GerenciadordeTarefas09_04_202015_39_12.thumb.png.f8bacf27d0bea55060a87f3ce3072cab.png

 

quando inicio o pc ou quando abro algum programa que esta no ssd  vai pros 100% passa um tempo e volta ao normal

 

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Seu Windows e programas estão instalado onde?

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@mick 07 No SSD fica o SO e alguns programas pequenos como  Steam e navegador internet, o restante dos programas, documentos, downloads fica no HD 

 

to pensando em formatar e colocar o w10 ou 7 pra ver se resolve antes de ir pra garantia 

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o que resolveu de momento foi restaurar a um ponto de restauração anterior ao hd100 e não instalar a atualização opcional do WUpdade.

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