Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema de HD 100% - Asus Vivobook X510UR-BQ378T (i5-8250U, 4GB DDR4, 930MX)


Posts recomendados

Prezados, muito boa noite.

 

É meu primeiro post no fórum, e, como muitos, infelizmente motivado por um problema com minha máquina. Trata-se de um Notebook Asus Vivobook X510UR-BQ378T, com processador i5 de 8ª Geração (8250U), 4GB de RAM DDR4 2133Mhz, placa de vídeo Geforce 930MX com 2GB GDDR5 e HD Sata de 1TB 5400Rpm, adquirido em meados do ano passado.

 

Contexto de utilização do Notebook: sou estagiário de Direito, logo, utilizo o pacote Office com Outlook, Word, Excel (sem processamento de planilhas), PowerPoint, Teams, um cliente de VPN para acessar a rede do escritório, bem como programas convencionais como Chrome, WhatsApp, YouTube Music, Netflix, Popcorntime; utilizo ocasionalmente um segundo monitor. Já desinstalei todos os programas comerciais que vem com a formatação original (Asus Picture, Asus Movie, Audio Studio, Mcafee) pelo REvo Uninstaller, bem como recentemente instalei a versão free do Kaspersky, na esperança da lentidão ser causada pelo Windows Defender, mas nada rendeu resultado. Não jogo ou tenho instalado nenhum jogo nesta máquina.

 

O prolema: Desde que chegou, apresentou um problema de lentidão constante, em princípio, evidenciado pelo HD em 100% de utilização. Num primeiro momento, com a ajuda do auxílio remoto da Microsoft e comparando com um problema comum neste modelo, identificou-se que o problema era devido a uma atualização do Windows 10 (1809, salvo engano) que entrou em um loop. A própria reinstalação limpa do Windows dava problema. Acionei a garantia, foi para São Paulo, voltou com um serviço de formatação realizado no windows (e com a tela trocada, pois, outro problema era a descoloração no canto inferior direito). Nos primeiros dias parecia que o problema da atualização estava resolvido, entretanto, logo as atualizações atingiram a última versão do Windows 10 e o problema de lentidão persistiu, com o HD indo a 100% (e permanecendo em 100%) constantemente, salvo por pequenos lapsos de tempo - é só clicar para abrir qualquer coisa e o problema retorna. 

 

Além do problema de HD, a utilização da RAM parte, na maioria das vezes de 80% e logo chega a 95%, somente com os programas convencionais abertos.

 

Sendo inviável para mim enviar o notebook para assistência de novo, em virtude da quarentena e do regime de home office pelo qual estamos passando em virtude do Coronavírus, tornando a utilização da máquina ainda mais essencial, eu procurei as soluções comuns para este problema. Realizei todos os testes e as 27 soluções do vídeo do Baboo (com exceção de algumas poucas que deram algum tipo de problema) e mesmo assim não resolveu.

 

Este notebook não está apresentando a performance adequada ao meu contexto de utilização - não é possível que seja tão lento. Eu sei que poderia logo atualizar para um SSD e 8GB de RAM, mas não quero correr o risco de mascarar um problema que possa estar ocorrendo e, igualmente, não acho razoável ter que realizar upgrades tão logo num computador de R$ 3.000,00 para utilizar programas comuns de trabalho em escritório. 

 

Pergunto aos senhores estão, se alguém já passou por uma situação parecida e, por acaso, tenha uma sugestão a fazer.

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O HD ficar em 100% de uso por alguns momentos é normal, principalmente em notebooks que possuem HD de 5400 rpm, pois o Windows e outros programas acessam e gravam arquivos no disco constantemente -- será considerado anormal se ele ficar em 100% por mais de 30min sem nada pesado sendo processado, e isso pode indicar que seu sistema possui algo causando bug no disco.

 

Se o problema ocorre apenas nos momentos de processamento pesado (jogos, scan de antivírus, boot do Windows, abertura de programas e etc.), então isso é normal e só comprando um SSD vai resolver. Agora, se o problema ocorre com nada aberto, com o disco ficando a 100% por muito tempo, então pode ser um bug e você deve fazer as soluções do artigo.

 

Leia esse artigo: 27 soluções para o problema do HD a 100%

 

Citação

O que não pode ser considerado bug HD100 (apenas um SSD vai resolver):

- quando o Windows Update está em uso (pois às vezes ele precisa utilizar muito o disco rígido)
- quando você está jogando ou utilizando um software que exija muito do computador (pois o uso constante do disco é normal nesses cenários)
- quando o disco rígido do seu computador é lento (5.400 rpm) e o disco rígido fica constantemente em uso quando você utiliza programas “pesados”
- quando o antivírus está realizando uma varredura completa

 

Citação

O que pode ser considerado bug HD100 (você deve fazer as soluções do artigo):

- quando o disco rígido fica constantemente acima de 90% sem nenhum motivo aparente
- quando o disco rígido fica constantemente acima de 90% por vários minutos (mais de 30) se o computador não está sendo utilizado ou não

 

Citação

Para você confirmar que o seu computador tem bug HD100, o ideal é você ligá-lo, fazer login no Windows, desabilitar a proteção de tela e deixá-lo ligado por cerca de uma hora, pois esse período é suficiente para todos os programas realizarem tarefas (atualização, varredura, etc). Se depois disso você começar a trabalhar e o disco continuar em uso constante, isso indica que certamente seu computador está com o problema do HD a 100%.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente tudo indica que tenha algum bug no sistema ou algo do tipo. Pois não jogo ou utilizo programas pesados, e o HD vai constantemente a 100% por alguns minutos ininterruptos, alteranndo com períodos de 0-10-30-50% e depois volta a 100%. Por exemplo, para conseguir abrir está página do Chrome e clicar em Responder o sistema levou cera de 3 minutos travados e ameaçou fechar o Chrome (isso acontece frequentemente, cada vez que troco de aba), sendo que, neste momento estou com umas 5 abas do Chrome, um documento no Word, uma planilha de 15 linhas sem nenhuma fórmula aberta no Excel, a caixa de entrada do Outlook e um Cliente VPN aberto. RAM, neste momento está em 92%. Quanto às 27 soluções, como disse acima, já percorri todas elas (com exceção de algumas poucas que não funcionaram) e realizei os testes que o Badoo orienta no vídeo.

 

De todo modo, obrigado pelas citações e recomendações, irei analisá-las e verificar se encontro alguma nova saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for o caso, vai ser uma enorme decepção, pois utilizava um notebook antigo, com processador t3100 e 4GB de memória, salvo engano, DDR2 ainda, e funcionava mais rápido no Windows 7 do que este. Só como exemplo, assisti um filme ontem conectado a uma TV 1080p e percebia-se que o vídeo estava lento, com frames provavelmente abaixo dos 30fps, e em diferentes filmes.

adicionado 56 minutos depois

Realizei um teste de performance pelo PassMark e o score foi 1033, sendo do HD 364 (sendo que a média mundia de HDs é 8437), não pode ser normal.

 

 

image.png.5708c25d561cf446d1ebe18895094e9f.png

 

121817446590.png

 

https://www.passmark.com/baselines/V10/display.php?id=121817446590

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá Kelvin, gostaria de saber se você encontrou alguma solução plausível para o problema do notebook, pois, assim como você tenho o modelo citado (i5, 4gb RAM e 930mx) e, assim como você, também acho inadmissível que a Asus tenha vendido um produto que precisa, obrigatoriamente, de um upgrade no hardware.

Vou ligar na Asus para ver se existe alguma solução e, caso não tenha, estou cogitando um downgrade no SO, colocando o Windows 7 para ver se melhora.

Li em algum lugar (realmente não me lembro já que pesquisei em uns 100 sites sobre o assunto) que esse downgrade ajudou um amigo com o mesmo problema, se for o caso, volto aqui e atualizo.

Inclusive, vale dizer que uma nova atualização para o Windows 10 sai no dia 26 desse mês (se não estou muito enganado) talvez seja o caso deixar essa atualização vir e baixarmos nas nossas máquinas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Silva Souza Cara, não achei nenhuma solução para o problema além do upgrade. Tentei resolver o problema com a Asus por todas plataformas possíveis do Suporte, até pelo Reclame Aqui, pois o problema estava me afetando de forma significativa, haja vista que agora com o isolamento social estou trabalhando em casa e utilizando ele o dia inteiro para trabalhar, contudo eles não ofereceram nenhum conserto para o problema, nem troca ou devolução do dinheiro, sem que antes o equipamento seja enviado para análise (o que para mim não é viável, visto que uso ele diariamente para o trabalho e eles se negaram a me fornecer um notebook provisório). 

 

O que eu fiz para contornar o problema, visto que a situação não podia continuar, foi pegar um SSD 2.5 pol. (não o M.2) que eu tinha de um computador desktop, e colocar no notebook. O resultado foi instantâneo, melhorou da água pro vinho, nunca mais aconteceu de o HD ir a 100% e os comandos agora respondem imediatamente, consegui até instalar uns jogos. 

 

Sobre o downgrade, de fato faz sentido, pois o Windows 10 reconhecidamente foi imaginado para funcionar com SSD, por isso dá tanto problema com HDs mecânicos.

 

Boa sorte.

Atenciosamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!