Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onde achar fan com RPM alta


Ir à solução Resolvido por NIGHT FALL,

Posts recomendados

Bom dia rapaziada do CdH!

 

Estou procurando a algum tempo FANs com um RPM alto, na casa dos 3000 ou mais. Seria possível encontrar aqui no br? Pois já revirei a internet atrás de fans com uma boa velocidade não encontrei nem com reza brava. No máximo, encontrei dois fans 120mm da CoolerMaster com 2400RPM na Kabum que é esse aqui e aqui. E teria que ser de 120mm pois meu gabinete suporta apenas de 120mm.

 

Será que só é possível encontrar aqui no br ou somente na gringa (se existir)? 

 

Estou a procura pois quero fazer um push-and-pull no meu watercooler e também para instalar no meu gabinete para conter uma boa ventilação. Não precisa conter RGB, pois não ligo para isso. Mas se tiver, também aceito.

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, IgorAlexandre disse:

Bom dia rapaziada do CdH!

 

Estou procurando a algum tempo FANs com um RPM alto, na casa dos 3000 ou mais. Seria possível encontrar aqui no br? Pois já revirei a internet atrás de fans com uma boa velocidade não encontrei nem com reza brava. No máximo, encontrei dois fans 120mm da CoolerMaster com 2400RPM na Kabum que é esse aqui e aqui. E teria que ser de 120mm pois meu gabinete suporta apenas de 120mm.

 

Será que só é possível encontrar aqui no br ou somente na gringa (se existir)? 

 

Estou a procura pois quero fazer um push-and-pull no meu watercooler e também para instalar no meu gabinete para conter uma boa ventilação. Não precisa conter RGB, pois não ligo para isso. Mas se tiver, também aceito.

Valeu!

 

Se me permite a curiosidade, qual o objetivo em uma fan com tamanha rotação pra uso em Water cooler?
Não sei se você já teve experiência com esse tipo de fan, elas realmente sopram muito, mas o ruído produzido é insuportável, algumas passando dos 65dBa.
Existem outras opções que vão te trazer bons resultados de refrigeração sem causarem um incomodo tão grande com questão a ruído, como os próprios modelos da corsair que você citou no texto. Ambas possuem um ótimo fluxo de ar (75CFM) e excelente pressão estática (4.7mmH20) o que é essencial para se ter um bom desempenho em water cooler.
Se ainda sim estiver disposto a arriscar, eu já vi vendendo no mercado livre, porém em uma busca rápida encontrei apenas em sites gringos.

Delta Fan 120mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL

 

Então, tudo não passa apenas de experiências que pretendo fazer com o water cooler e com um air cooler que está no meu segundo PC. Fiquei curioso em saber como mantém a temperatura do processador no maior stress possível aliado a um WC com fans potente de 3000RPM ou mais. O barulho não será um problema pois será um barulho apenas por alguns minutos que será durante o teste que farei com amigos.

 

Essa curiosidade só veio após ver esses dois vídeos

 

 

 

 

Procurando mais além, descobri que a Noctua tem uma um modelo de FANs industrial que chega a 3000RPM. Em compensação, os valores são absurdamente altos como você pode ver nesse link aqui.

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Em se tratando de experiência acho sim super válido. Esses modelos são muito utilizados em servidores em ambiente corporativo, e são muito eficientes.

Já fiz alguns experimentos similares (Nada muito exagerado) mas referente ao fluxo de ar do gabinete. Como minhas fans são relativamente fortes (Aerocool Shark) com 89CFM e eu uso controlador, consigo fazer essas métricas entre o desempenho em baixas e altas rotações e devo dizer que fiquei surpreso. Imaginava que a eficiência em altas rotações seria bem maior, quando na verdade a diferença é mínima, a ainda existe a penalidade do ruído excessivo.

Não sei se pra coolers diretamente o desempenho muda, e claro que a diferença de fluxo de ar também é infinitamente maior, então só testando pra saber.

Boa sorte nos testes.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses que citou na verdade são da Corsair com rolamento magnético de qualidade premium e de longa durabilidade.
Inclusive tinha disponível o pack com 2 fans com preço mais em conta.

 

Vou compartilhar um teste antigo, mas interessante que achei dos Noctuas de 3000 rpm.

Esse review testou diversos fans inclusive os Noctua no Corsair 300R com air cooler e water cooler de 240 aqui.

Como já tive esse mesmo gabinete, acabei guardando o link desse review.

 

A diferença de desempenho do Noctua 3000 rpm foi de apenas 4C e 3C para air cooler e wc.

 

O gabinete vem 2 fans modestas: 140 mm 1000 rpm e 120 mm 1200 rpm.
Os Noctuas de alta rotação dimininuiram em 6 C a temperatura interna do gabinete em comparação com as fans de fábrica ao custo de maior ruído 20 dba a mais.

 

Creio que a diferença de desempenho no final das contas não vai compensar tanto assim pelo alto custo dessas fans.
 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

revivendo o post, to afim de comprar algo de preferência barato uso um cooler mugen  do tamanho desses lucifer e os maiores noctua o fan que veio nele acabou quebrando e queria algo bem eficiente e barato, vi que mercado br a maioria que parece boa ta acima dos 100 pila queria saber sobre sua experiencia com os de alta rotação pois no alie tem aos montes e os preços são muito baixos que chega bater uma tentação. qm pode da uma dica de uns bons e em conta pra comprar não ligo pra frufru de rgb e coisa assim muito menos pra ruido( só minha gpu os fans durante jogatinas pesadas chega bater 2.3k e não acho tão alto 60%)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Gungniro disse:

revivendo o post, to afim de comprar algo de preferência barato uso um cooler mugen  do tamanho desses lucifer e os maiores noctua o fan que veio nele acabou quebrando e queria algo bem eficiente e barato, vi que mercado br a maioria que parece boa ta acima dos 100 pila queria saber sobre sua experiencia com os de alta rotação pois no alie tem aos montes e os preços são muito baixos que chega bater uma tentação. qm pode da uma dica de uns bons e em conta pra comprar não ligo pra frufru de rgb e coisa assim muito menos pra ruido( só minha gpu os fans durante jogatinas pesadas chega bater 2.3k e não acho tão alto 60%)

 

Cara, se você nunca teve experiência com Delta vai por mim, você vai se incomodar com barulho sim.
É insuportável.
Qual o tamanho das fans que você procura, 120 ou 140?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...