Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa noite.

Tenho um computador que possui um SSD de 120 GB para o sistema e um HD de 1TB para arquivos. Ontem a noite eu estava usando normalmente, fazendo compras online em um supermercado. Quando fechei o Chrome, notei que vários ícones da área de trabalho que linkavam para arquivos do HD estavam com aquele ícone de uma folhinha branca, de quando o arquivo não é encontrado. Fui verificar e, para minha surpresa, o HD de arquivos simplesmente desapareceu. Isso ocorreu do nada, de um segundo para o outro, pois quando liguei o computador pouco tempo antes, estava tudo normal.

Já verifiquei no Gerenciador de Discos (pra ver se não era só alterar a letra da unidade, como na maioria dos casos), e o HD não aparece lá. Gerenciador de Dispositivos também, nada. Até na BIOS o HD não é listado. Já usei o chkdsk /r /f também sem sucesso. wmic diskdrive idem, somente o SSD é mostrado.

Liguei esse HD em um outro computador e, felizmente o HD foi reconhecido normalmente, não perdi nenhum arquivo, o que teoricamente elimina a possibilidade do problema ser no HD em si. Conectei este HD novamente no computador de sempre, desta vez mudando o cabo SATA e também a entrada SATA da placa-mãe, e mesmo assim o HD não é visto nem pelo sistema nem pela BIOS.

Alguém tem ideia do que pode ser? Já estou sem opções do quê verificar... já pesquisei se alguém teve algum problema parecido, mas em 90% dos casos é só questão de mudar a letra da unidade, mas não neste caso. Ah, lembrando que nada "suspeito" foi instalado recentemente ou qualquer coisa do tipo. Tenho esse HD há anos já e nunca apresentou problema nenhum - tanto que ele está funcionando normalmente quando conectado em outro computador.

Seguem minhas configurações:

- Windows 10 Pro 64 bits 18362.720

- placa-mãe Asus B85M-E/BR

- HD Seagate Barracuda 1TB (este é o HD que sumiu)

- SSD Kingston 120 GB

- 16 GB RAM

Desde já, agradeço o suporte.

Postado

Não está sendo detectado no BIOS, não adianta fazer nada a partir daí, é como se não existisse para o PC. Experimente fazer um clear cmos: retirar a bateria do BIOS  uns minutos e recolocar para ver se normaliza. Desconecte o PC da tomada para fazer esse procedimento.

Postado

Infelizmente mesmo com o clear cmos não adiantou.

Será que se eu formatar esse HD através de outro computador (onde ele é detectado) esse problema se resolve?

Obrigado.

Postado

Formatar em outro computador também não adiantou.

Estou oficialmente sem a menor ideia do que pode ser a causa do problema, e aparentemente, todos aqui.

Postado

Aparentemente sim, pois liguei o HD no cabo SATA que estava no CDROM (que é reconhecido normalmente) e mesmo assim o HD não foi reconhecido...

Postado

Atualização: o problema se resolveu sozinho, da mesma forma que veio. Até ontem a noite o HD continuava não sendo visto e, sem eu ter feito absolutamente nada, hoje de manhã voltou ao normal... vai entender.

Postado

Comemorei cedo demais... depois do problema ser magicamente resolvido de um dia para o outro, tornou a acontecer hoje, no dia seguinte, quando liguei o computador. O que me deixa ainda mais sem opções do quê investigar como causa do problema.

• 1 ano depois...
Postado

Testar outro HD nas mesmas condições(mesmo cabo SATA e mesma entrada na placa) pode acabar com suas duvidas, pode ter ocorrido algum problema nessa porta ou algo do tipo, talvez utilizar um placa de expansão de SATA pcie, se isso der no mesmo, pode tentar atualizar a bios e depois disso se vão todas minhas ideias...

• 5 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!