Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fans 5v > 12v


Posts recomendados

Olá pessoal.

Estou com um kit Aigo de fans 5v só que minha placa-mãe é uma Asus B450 - 12v.

Teria como fazer algo para que eu possa ligar os fans na placa pra fazer algumas configurações através do Aura Sync?

 

Provavelmente tem algo aqui no fórum que responde mas juro que não encontrei.

 

Obrigado desde já galera :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sabedor da demanda (corrente) de cada linha de led, em 5 Volts, eu experimentaria colocar em cada linha um resistor devidamente dimensionado, de tal modo que ele dissipasse, nessa máxima corrente os 7 Volts (12-5) .

 Para corretamente dimensionar o resistor, de cada linha se calcula desse modo. Imagine que a corrente de uma linha de led seja, por exemplo, 50 mA ou 0,05A.

O valor do resistor será R = 7V / 0,05A = 140 Ohms ( decida por um valor comercial de 150 ohms )

A potência dissipada pelo resistor será aproximadamente P = V ao quadrado / R   ou seja 7 x 7 / 150 = 33 mW ou seja o resistor de cada linha deve ser de 150 ohms por meio watt.

 

Se tiveres um multímetro podes alimentar uma linha de led, com 5 Volts, medindo a corrente demandada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 minutos atrás, Eder Neumann disse:

@faller não acho que seja uma questão de tensão, e sim de interface, os coolers "5V" recebem um sinal digital (3 fios) para definição de cor, enquanto que os "12V" utilizam sinal "analógico" RGB (4 fios)

 

Se realmente for isso dai reconheço minha falta de entendimento da questão. Imaginei ser feito por RGB controlado por corrente (via modulação PWM).

Mil desculpas, minha solução não serve...

Obrigado pelo toque Eder Neumann.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado gente.

@faller Não entendi muita coisa mas agradeço demais pelas informações.
@Eder Neumann Obrigado pela resposta. Fiz uma pesquisa e é a Deepcool que tem. Rgb Covertor, mas não achei aqui no Brasil. To começando a achar que o jeito vai ser controlar pelo controle que acompanha os fans mesmo, pelo menos as cores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!