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notebook Sony Vaio SVF15213CBW dando tela azul


Dexter7

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Boa noite

Gostaria de uma ajuda por favor.
Eu tenho um notebook Sony Vaio SVF15213CBW e ja estou ficando louco, não consigo arrumar isso.
A um tempo atrás do nada ele deu tela azul, tentei restaurar e não deu, não tinha jeito, pensei que pudesse ser o HD, então, troquei por um SSD e nada adiantou.
Estava usando Windows 10.
O erro é o seguinte, eu formato o Notebook, e no máximo de 10 horas de uso ele da tela azul e não tem jeito, não restaura, não faz nada, nem via cd nem pendrive, nada, só formatando novamente.
Pensei que pudesse ser algum vírus no pendrive, troquei o pendrive e nada, tentei com uma versão mais antiga do 10 que tinha em um CD e também não mudou nada, mesmo erro. Tentei Windows 7 e 10 e acontece a mesma coisa, fatal error, tela azul e tchau pc :'(
Quando ele reinicia ja entra na tela de consertos de erros do windows e não funciona mais nada, nenhuma das opções funciona.
Vi vários tutoriais com possíveis soluções e nada
Aí pensei em tentar testar o Linux Mint, não deu erro nenhum, funciona de boa, mas não é isso que eu quero.
Outra coisa que notei é que sempre tem um Driver faltando quando formato e não instala nunca, acho que não tem nada a ver, mas, segue ele "LCP Controler - ACPI\SNY5001\4&CBD6309&0"

Eu não sei mais o que fazer, eu formato isso todos os dias pra poder usar, não consigo nem estudar mais, ainda mais nessa época que todas as aulas são via internet.

Me ajudem por favor.

 

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1a. causa : aquecimento.

Troque a pasta térmica no processador, como tambem se o cooler precisa retirar pó acumulado e aletas, ou ainda se o cooler apresenta algum defeito como travamentos, causando sobre aquecimento na placa-mãe.

2a. causa : fazer teste com outra memória ram.

3a. causa : verifique se o processador tem soquete, sendo desta forma, poderá testar com outro.

Final : após os testes, se o defeito persistir, vai recair a falha sobre a placa-mãe, sendo possível defeito solda BGA.

 

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15 horas atrás, Reset2020 disse:

1a. causa : aquecimento.

Troque a pasta térmica no processador, como tambem se o cooler precisa retirar pó acumulado e aletas, ou ainda se o cooler apresenta algum defeito como travamentos, causando sobre aquecimento na placa-mãe.

2a. causa : fazer teste com outra memória ram.

3a. causa : verifique se o processador tem soquete, sendo desta forma, poderá testar com outro.

Final : após os testes, se o defeito persistir, vai recair a falha sobre a placa-mãe, sendo possível defeito solda BGA.

 

Fiz a limpeza e a troca de memórias mas ainda não deu, logo após formatar reiniciei algumas vezes o sistema pra testar e corrompeu novamente.

O terceiro procedimento n vai dar porque não tenho peça pra isso.

 

Eu havia citado que o notebook ficava algumas horas ligado as outras vezes até corromper o sistema do windows, porém, se eu reiniciar o notebook algumas vezes acontece bem mais rápido o problema.

 

Mas tenho uma dúvida tb, o hardware pode corromper o windows?

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BIOS atualizado? Temperaturas normais?  Fez algum undervolt? 

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez, depois testar os pentes juntos e em slots diferentes também):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

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Para verificar se o defeito está vindo da placa-mãe do NB, pode deixar a HD desconectada, e o NB ligado somente na tela de bios, e aguardar se vai dar a tela azul.

Outra possibilidade remota, poder haver um vírus instalado no arquivo de bios da placa-mãe, desta forma tem de atualizar para verificar se resolve.

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22 horas atrás, mick 07 disse:

BIOS atualizado? Temperaturas normais?  Fez algum undervolt? 

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez, depois testar os pentes juntos e em slots diferentes também):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

Fiz todos os procedimentos, mas, o do sistema "sfc /scannow" n passou de 26%, os outros não acusaram nenhum erro.

Eu tinha acabado de formatar quando fiz os testes.

22 horas atrás, Reset2020 disse:

Para verificar se o defeito está vindo da placa-mãe do NB, pode deixar a HD desconectada, e o NB ligado somente na tela de bios, e aguardar se vai dar a tela azul.

Outra possibilidade remota, poder haver um vírus instalado no arquivo de bios da placa-mãe, desta forma tem de atualizar para verificar se resolve.

Fiz o teste de desconectar o HD e deixar na BIOS e não aconteceu nada. Deixei ligado durante 30 minutos.

Para retirar esse vírus com atualização da BIOS como eu faço?

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Em 23/04/2020 às 16:37, mick 07 disse:

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

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4 horas atrás, Dexter7 disse:

Para retirar esse vírus com atualização da BIOS como eu faço?

Faço apenas com gravador externo.

Desta forma é possível salvar o arquivo direto na bios, em formato BIN.

Após tem de conseguir o arquivo compatível do modelo da placa, e regravar direto no chip da bios.

Fazer os testes, caso o arquivo não seja compatível, tem como retornar ao arquivo original.

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Em 24/04/2020 às 19:59, Reset2020 disse:

Faço apenas com gravador externo.

Desta forma é possível salvar o arquivo direto na bios, em formato BIN.

Após tem de conseguir o arquivo compatível do modelo da placa, e regravar direto no chip da bios.

Fazer os testes, caso o arquivo não seja compatível, tem como retornar ao arquivo original.

Bom, descobri q a BIOS .exe disponibilizada pela Sony tem problema e não corrige nada, e , pelo que vi gente reclamando, depois q atualizaram a BIOS pelo arquivo do site da Sony, o notebook começou a dar problema que nem o meu.

Então fui pesquisar se achava um arquivo alternativo, achei um que diz ser o certo ".BIN", porém, eu não sei instalar arquivos .BIN, como eu faço para atualizar com esse arquivo?

adicionado 4 minutos depois
Em 24/04/2020 às 19:53, mick 07 disse:

 

Fiquei pensando o que eu poderia ter feito de errado logo que começou a dar isso, e, lembrei q um dia antes de começar tudo isso, o windows update fez uma atualização bem grande.

Inclusive os drivers e etc, porque até a tela piscou indicando atualização de vídeo.

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  • Membro VIP
Em 23/04/2020 às 16:37, mick 07 disse:

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

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4 horas atrás, Dexter7 disse:

não sei instalar arquivos .BIN, como eu faço para atualizar com esse arquivo?

Arquivos BIN ( binário ) são utilizados com gravador de eprom direto sobre o chip da bios.

Caso não tenha experiencia, pode ir na assistencia e solicitar o serviço.

Para quem tem alguma experiencia em eletronica, pode ainda adquirir o chip da bios gravado e substituir, porém requer equipamento de bancada, como estação de ferro de solda.

E por ultimo, caso queira investir em equipamento e mais conhecimento, tem de adquirir um gravador externo de memória eprom.

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