Ir ao conteúdo

Processador danificou? foi sorte?Deus?

Ir à solução Resolvido por misterjohn,

Posts recomendados

Postado

Fala galera , tirei o cooler do processador pra limpar , ao colocar de volta estava meio distraido e simplesmente nao conecteio cooler  a placa-mãe  . Liguei o computador, funcionou normalmente . No dia seguinte fui utilizar ele , por mais ou menos 3 horas sem dar problema . De repente o computador desligou na minha cara , tentei religa-lo e travava na tela "iniciando windows". Abri o gabinete e vi a ********** que tinha feito , enfim conectei o cooler liguei o PC e voltou a funcionar normalmente como se nao tivesse ocorrido nada . Chequei a temperatura do mesmo e estava 35 ° - 37 ° . Li um topico na internet que dizia que se eu ligasse um computador sem cooler no processador o mesmo queimaria em menos de 1 minuto , sou meio leigo no assunto mas vi isso em vários sites . o modelo do meu processador e bem antigo nao sei talvez faça diferença , é um core 2 duo 8400, pra mim isso é um misterio nao consigo entender como esse processador ainda está vivo!

Postado
2 minutos atrás, AzTD disse:

Fala galera , tirei o cooler do processador pra limpar , ao colocar de volta estava meio distraido e simplesmente nao conecteio cooler  a placa-mãe  . Liguei o computador, funcionou normalmente . No dia seguinte fui utilizar ele , por mais ou menos 3 horas sem dar problema . De repente o computador desligou na minha cara , tentei religa-lo e travava na tela "iniciando windows". Abri o gabinete e vi a ********** que tinha feito , enfim conectei o cooler liguei o PC e voltou a funcionar normalmente como se nao tivesse ocorrido nada . Chequei a temperatura do mesmo e estava 35 ° - 37 ° . Li um topico na internet que dizia que se eu ligasse um computador sem cooler no processador o mesmo queimaria em menos de 1 minuto , sou meio leigo no assunto mas vi isso em vários sites . o modelo do meu processador e bem antigo nao sei talvez faça diferença , é um core 2 duo 8400, pra mim isso é um misterio nao consigo entender como esse processador ainda está vivo!

provavelmente nao esquentou a ponto de se desligar antes, quando ele desliga ja é uma medida de auto protecao pra justamente evitar danos..

• Obrigado 1
  • Solução
Postado

Você não ligou sem cooler, ligou sem conectar a ventoinha, mas quem faz a troca de calor é o dissipador, aquela peça de aluminio que fica abaixo da ventoinha, esta serve para esfriar o dissipador, mas pelo que sei, os processadores tem dispositivo para evitar a queima por superaquecimento.

• Obrigado 1
Postado

@AzTD simples, o processador forçou o desligamento pra evitar o dano do superaquecimento. não há nada de sobrenatural nisso, já são projetados pra proceder dessa maneira diante de descuidos dos usuários ou na parada repentina do cooler.

Postado
32 minutos atrás, AzTD disse:

Essa notícia de que "o processador queimaria em menos de 1 min" deve ser la de 2005.
Atualmente os processadores possuem inúmeros recursos de proteção contra super aquecimento, algumas placas inclusive não iniciam o sistema operacional caso a BIOS não detecte nada no conector CPU_FAN.
Fora que mesmo não tendo dissipação ativa (Fan ventilando), ainda sim tinha dissipação passiva, por isso conseguiu usar por tanto tempo antes dele desligar.
Não foi milagre não amigo, foi apenas tecnologia.

Abraço

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!