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Comprei um notebook no OLX há uns meses. Notebook com 1 ano de uso. Eu já tinha um SSD com o Windows 10 e todos os meus programas instalados. Apenas troquei com o SSD que já tinha no notebook. Depois de um tempo percebi uns travamentos estranhos aleatórios quando quando eu reproduzo áudio ou vídeo. São rápidos, travam a tela por menos de 1 segundo e emitem um som robotizado, tipo um crackling. O que acham que pode ser?

Meu notebook tem um i7-8550u, 16gb, SSD de 512. 

Postado
1 hora atrás, mick 07 disse:

Você fez uma instalação limpa ou simplesmente conectou o SSD com um Windows já instalado de outra máquina?

@mick 07 Simplesmente conectei o SSD no outro notebook. Não fiz instalação limpa. 

  • Coordenador
Postado
17 horas atrás, Melquib2 disse:

@mick 07 Simplesmente conectei o SSD no outro notebook. Não fiz instalação limpa. 

Então deve ser problema de drivers, afinal você estpa usando um SSD com drivers de outra máquina.

Postado
Em 24/04/2020 às 04:00, Reset2020 disse:

Pode testar com outro HD.

Verifique a memória ram.

Editando pra dizer que meu SSD é novo, mas já tinha usado em outro notebook, que não apresentou esse problema. A memória, não sei... vou tentar fazer esse teste. 

 

adicionado 3 minutos depois
Em 24/04/2020 às 14:40, mick 07 disse:

Então deve ser problema de drivers, afinal você estpa usando um SSD com drivers de outra máquina.

Fiz a instalação limpa e ainda tenho o problema. Instalei todos os drivers normalmente. Temo que seja algo físico. A série i15 7000 7572 tem muitas reclamações relacionadas a refrigeração. Apenas 1 fan pra tudo. 

 

  • Coordenador
Postado

BIOS atualizado? Temperaturas normais?  Fez algum undervolt? 

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez, depois testar os pentes juntos e em slots diferentes também):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

  • 2 semanas depois...
Postado
Em 27/04/2020 às 13:48, mick 07 disse:

BIOS atualizado? Temperaturas normais?  Fez algum undervolt? 

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez, depois testar os pentes juntos e em slots diferentes também):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

 

BIOS está atualizado. Tenho problemas com temperatura apenas quando estresso muito o CPU, mas os travamentos a que me refiro ocorrem aleatoriamente, inclusive, quando estou num uso comum. Assistindo a algum vídeo ou ouvindo música. Sobre o undervolt, já fiz, mas esse sintoma é anterior ao undervolt. Inclusive acontece quando não está habilitado qualquer undervolt (a maior parte do tempo). O antigo dono usava o OSX no notebook e disse que nunca percebeu tal sintoma. 

Vou fazer os testes que você mencionou. 

Postado
Em 27/04/2020 às 13:48, mick 07 disse:

BIOS atualizado? Temperaturas normais?  Fez algum undervolt? 

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez, depois testar os pentes juntos e em slots diferentes também):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

 

Fiz todos os testes. Nenhuma anomalia. 

Postado

@mick 07, acredito ter descoberto o problema. Latência. Determinados drivers estão dando esses lags. Inclusive descobri que isso é recorrente. 

 

image.thumb.png.84e0167897e2512dcef0b7f65ebdc0e4.png

 

Eis os que o LatencyMon identifica: 
image.thumb.png.a048bb31cdf819dc4c21449ce155d7d0.png
 

Um que estava causando bastante latencia e eu já removi despois de deinstalar seus recursos era o da Dell. Desinstalei tudo da marca - afinal já tinha tudo atualizado. 
O da internet ví que, quando eu desabilito no Gerenciador de Dispositivos, sai desses que estão > 1. O do ACPI eu desabilitei, mas ele continua aparecendo, como se o Windows forçasse sua existência. O DirectX Graphics vou ver. Ou seja, não solucionei ainda. Mas, ao que parece, essa parece ser a solução. 

 

A latencia também é vista em outro software: 
image.thumb.png.4cd58426ab34d0d9dd7b3d0168eda90f.png

Postado
6 horas atrás, mick 07 disse:

Faça diagnóstico de hardware da Dell. 

adicionado 1 minuto depois

Você instalou drivers por onde?

 

Tinha instalado pelo app da Dell e feito o diagnóstico pela app da DEll também, que não acusou nada e disse que o notebook estava plenamente atualizado e sem nenhum problema. Dell Update, que já deinstalei. Ele era um dos causadores de latência - sua caixa de diálogo. 

 

Eu já tô numa fase de teste aqui. Busquei como resolver cada um dos drivers.  

 

O da bateria, desabilitei o ACPI e o Thermal. E, aparentemente, ele era um dos principais causadores. Os travamentos eram comuns. 1 ou2 a cada 40min 1h. Estou usando o notebook há horas e parece que sumiu. Vou passar dias testando e retorno. 

 

  • Coordenador
Postado

Bom, o normal seria seu notebook estar funcionando sem nenhum tipo de alteração pra "otimizar". Sempre que eu formato meu notebook (Dell G3) ou qualquer outro, deixo o próprio Windows instalar os drivers e baixo no site da Dell apenas o que não foi encontrado. Sugiro que veja os artigos abaixo, abraços.

 

Drivers do Windows A FUNDO

A Praga dos Otimizadores de PC

Como NÃO otimizar o Windows

Como OTIMIZAR o Windows

curso gratuito Windows RÁPIDO e SEGURO

 

 

Postado

Vou ver. 

adicionado 0 minutos depois
1 minuto atrás, mick 07 disse:

Bom, o normal seria seu notebook estar funcionando sem nenhum tipo de alteração pra "otimizar". Sempre que eu formato meu notebook (Dell G3) ou qualquer outro, deixo o próprio Windows instalar os drivers e baixo no site da Dell apenas o que não foi encontrado. Sugiro que veja os artigos abaixo, abraços.

 

Drivers do Windows A FUNDO

A Praga dos Otimizadores de PC

Como NÃO otimizar o Windows

Como OTIMIZAR o Windows

curso gratuito Windows RÁPIDO e SEGURO

 

 

 

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