Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, espero que todos estejam bem.

Este fórum já me ajudou muito de forma indireta (pesquisando por problemas no google e encontrando soluções dentro do fórum). Então, dessa vez, decidi criar uma conta e abrir um tópico para tentar obter ajuda. Pra iniciar, deixo claro que meu conhecimento em informática é mínimo. Tenho um computador para jogos que considero relativamente bom, que foi montado em 2017 com o auxílio de um colega que entende melhor que eu sobre computadores. Seguem as configurações:

Processador AMD FX 8320E Octa Core, Black Edition, Cache 16MB, 3.2GHz 

Placa de Vídeo VGA Sapphire Radeon RX 460 4G GDDR5 Nitro

HD WD SATA 3,5´ Blue PC 1TB 7200RPM 64MB Cache SATA 6.0Gb/s

Fonte OnePower ATX 500W - MP500W3-I

Placa-Mãe ASUS p/ AMD AM3+ mATX M5A78L-M LX/BR

8GB Memória RAM - HyperX

Costumo rodar os jogos na qualidade alta/média, mas acontece que tenho tido problemas ao tentar jogar, já que os jogos ficam travando praticamente o tempo todo (isso acontece mesmo quando coloco as configurações do jogo no mínimo). Os jogos que tenho jogado atualmente são Fortnite e CS GO, mas jogava LOL e o problema também ocorria por lá. Os piores travamentos costumam ocorrer nos momentos de "mais movimentação", como troca de tiros etc, mas até mesmo nos momentos "calmos", acabo sentindo algumas engasgadas.

Não consigo estipular uma média de FPS, justamente porque fica oscilando MUITO, praticamente o tempo todo. Ora está em 100, ora está em 70, ora está em 40 e acaba chegando até mesmo a 20/30 FPS, é como se o jogo não conseguisse se manter de forma estável.

Não sei se isso pode ser a causa do problema, mas meu gabinete é bem pequeno, o que impede que sejam instaladas ventoinhas, sendo que ele não possui nenhuma instalada. Eu estava decidido a realizar a compra de um gabinete novo, com mais espaço (onde eu consiga instalar fans ou até mesmo um watercooler) e também de mais um pente de memória ram de 8GB. No entanto, como já mencionei, meu conhecimento em informática é mínimo e posso estar buscando soluções que talvez não sejam as necessárias, por isso decidi buscar a ajuda de vocês, a fim de evitar que seja gasto dinheiro à toa.

Esse é o meu primeiro tópico, afinal acabei de abrir a conta. Procurei deixá-lo como recomendado, peço desculpas se ficou faltando algo e estou disposto a efetuar correções, se necessário. Obrigado.

adicionado 13 minutos depois

Em tempo, como vi em outros tópicos que vocês recomendam a instalação do MSI Afterburner e a postagem imagens da tela, fiz esse procedimento aqui também, no entanto, não sei interpretar os resultados (novamente digo, meu conhecimento na área é mínimo). Seguem as imagens:

1944465486_WhatsAppImage2020-04-27at15_04.21(1).thumb.jpeg.d351d4a13d2ed81199fa252a04317c9a.jpeg

1866844003_WhatsAppImage2020-04-27at15_04_21.thumb.jpeg.11adedafeb677516f7a4fc5f7f409af5.jpeg

1939169047_WhatsAppImage2020-04-27at15_04.20(1).thumb.jpeg.bdc273ac6ac0eb8f2e5b7279e6185a36.jpeg

1596599720_WhatsAppImage2020-04-27at15_04_20.thumb.jpeg.036b2e33a7fdba9789f7f367071c137f.jpeg

Postado

@Silas Neto Obrigado pela resposta. Sim, a última (e não única) foi realizada no mês passado, onde também foi trocada a pasta térmica do processador. A verdade é que sempre senti engasgos nos jogos, isso ocorre desde quando o pc foi montado lá em 2017, mas era algo "suportável", agora é que se tornou algo insuportável, já que o jogo fica praticamente o tempo todo engasgando com os movimentos realizados.

E, realmente, Fornite e CS GO (e LOL, que também apresentava problemas quando eu jogava) nem são jogos tão pesados, por isso a minha "indignação", poxa, entendo que a configuração do meu PC está longe de ser das melhores, mas ao menos esses jogos era pra rodar sem problemas, creio eu.... Eu ia baixar o COD Warzone, mas acabei desistindo, pois se nesses jogos mais leves tenho problemas, imagine em jogos mais pesados...

Postado

@joaocab Infelizmente acho q COD realmente nao suporta sua config por causa da placa de video, pede acima da Radeon 7950 e a sua estaria abaixo.

Mas analisando o seu contexto em específico acredito que a responsável pelos gargalos seja a placa de video que, pelos prints, sempre está rodando no máximo dela o tempo todo. Dependendo você poderia estudar a troca dela até mesmo pelas mais básicas de hoje em dia, como é o caso de uma r7 240 ou até mesmo uma RX 550 que acredito que pararia com essas engasgadas tranquilamente, embora fosse uma atualização que custaria em torno dos 350 400 reais

adicionado 3 minutos depois

Eu tenho uma r7 240 de 4GB e rodo fortnite com 40 fps cravado na qualidade media, CS 120fps e lol 140 fps, mas meu processador é um ryzen 5 1600 AF

Postado

@Silas Neto Pensando bem, essa atualização da placa de vídeo custaria até menos do que eu estava estudando, já que eu estaria planejando a compra de um gabinete novo, um watercooler e um pente de memória RAM de 8GB (por não saber qual o problema exato do meu computador) e, nisso tudo, certamente seriam gastos uns R$600+.

O ponto chave é que eu quero certeza de qual é o problema antes de gastar dinheiro, já que posso estar tomando a decisão errada e, assim, os problemas podem persistir, o que seria uma decepção.

Postado

@Silas Neto Muito obrigado, pra quem estava sem nenhuma solução, agora já tenho ao menos uma possibilidade. Vou aguardar a eventual opinião de mais pessoas no tópico.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!