Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Achei um cabo de energia aqui no meu armário, guardado, que parece ser bem melhor do que os convencionais, mas tenho medo de usar na minha fonte por desconhecer de elétrica. O diâmetro é bem maior do que um cabo convencional preto. Anexei uma foto comparando o cabo cinza com um convencional. A questão é: posso ligar esse cabo na minha fonte de 500w ou causará algum problema? melhor ficar com o convencional?

Obs 1: está escrito o seguinte no cabo "reforçado" cinza: 

c (UL) TYPE SJT (TPE) FT1  90 C 300 V 3 x 2,08mm² (14 AWG) KYOTO

obs 2: está escrito o seguinte no cabo convencional preto:

300/500V  H05VV-F 60227 15C 53 3 x 0.75MM²

OBS 3:  caso ele for compatível, como eu posso testar a integridade desse cabo? porque achei ele no armário e não sei se está funcionando bem...

20200501_200712.jpg

• Membro VIP
Postado

Não dá de ver, na foto, o plugue de inserir na tomada desse seu cabo mais grosso mas parece não estar dentro da norma que rege plugue atualmente no Brasil. O que vais fazer dai?? Usar um miserável de um adaptador?

Quanto ao cabo, nenhuma dúvida que aquele mais grosso consegue veicular 3 vezes mais corrente que aquele da cor preta, que sequer tem o terceiro fio, o terceiro pino. Esse preto mais parece um cabo para alimentar monitores, cujo gasto de energia sequer passa de 100 Watts.

Postado

@faller entendi. Então não tem perigo de usar o cabo cinza né? tem algum perigo de usar algum adaptador(não benjamin, adpatador mesmo) de tomada nesse cabo cinza? O padrão dele é mesmo diferente, pelo visto é o padrão americano.

Postado

Como podemos calcular a bitola necessária para o cabo de energia de um determinado equipamento elétrico?

Por exemplo, no caso de um computador gamer que consuma 400W, existe alguma fórmula para isso?

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Gustavo Rubinato disse:

@faller entendi. Então não tem perigo de usar o cabo cinza né? tem algum perigo de usar algum adaptador(não benjamin, adpatador mesmo) de tomada nesse cabo cinza? O padrão dele é mesmo diferente, pelo visto é o padrão americano.

Grande parte dos adaptadores acabam entregando elementos de ligação elétrica muito ruins, com pouca força prensil nos contatos com inversão do fio fase pelo fio neutro, sem continuidade do aterramento ou com área efetiva de contato geometricamente muito ruins e pequenas.

Alguns exemplos de adaptadores com esses problemas:

Geometria dos contatos ruim.

image.png.71b9503b9ffdc30c597431318a2d9187.png

Muito provável inversão de fio fase com o neutro:

image.png.7ea2ccb7d913ff4c25b10790ff615bc9.png

Supressão do fio terra:

image.png.79fb7fcd27a771338c024c95279d8f61.png

Evitar adaptadores é sempre uma ótima ideia. Troque a tomada, troque o plugue na ponta do cabo, adote um cabo adequado.

• Curtir 2
Postado

Use um adaptador desses da Clamper, além de resolver o seu problema voce ainda ganha um protetor de surtos. Eu duvido que voce virá a ter qualquer tipo de problema com esse clamper...

images.jpeg.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!