Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador "arma" e "desarma" aleatoriamente


Posts recomendados

Olá pessoal, como vão?
Bom eu tenho uma dúvida aqui pertinente sobre o meu computador, de um tempo pra cá eu venho percebendo que ele está "armando" e "desarmando" sempre que eu abro um programa ou algum jogo, ou quando está muito tempo parado....eu já formatei ele, limpei de poeira e tal, porém sempre fica ele barulho incomodo, não está afetando em nada o desempenho, mas eu tenho medo de queimar a minha placa-mãe ou de video, já que parece que o computador está puxando muito pra desempenhar as funções mediante o barulho que faz, não é um barulho alto, mas é como se fosse um ventilador nível 3 , ele começa como se fosse nível 1 e aumenta pro nível 3 sempre que abro um programa ou estou mexendo nele constantemente como agora, eu não sei se entenderam bem o que eu quis dizer, mas vou deixar aqui as especificações sobre o computador....desde já agradeço e se alguém souber me dar uma dica ou me informar do que se trata o problema eu agradeço😀

12.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixa o MSI Afterburner, ou HWmonitor

 

adicionado 4 minutos depois

cara, o que você quer dizer com armar e desarmar? ligar e desligar? se for isso, bem provavel que seja fonte (dica: jamais use um estabilizador com essa fonte sua)
Além disso, sobre o barulho consigo pensar em 3 principais causas:
1. HDD está muito cheio e rodando a todo vapor, faz uma zoadinha bem aguda, que lembra muito pcs antigos.
2. Ventoinha da fonte ta com problema ou suja, pouco provavel para uma EVGA
3. CPU cooler acho pouco provável, devido ao cooler box intel ser tão ruim, que nem barulho deve conseguir fazer, mesmo se ligassem ele direto no 12v kkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai quando vai olhar, ta cheio daqueles "otimizadores de desempenho", se tiver amigo, corra disso!
Também tem aqueles falsos antivírus, como Baidu, só windows defender já é suficiente caso você não pague uma assinatura premium de algum outro bom AV. Não deixe dois AV funcionando ao mesmo tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui está marcando 38 graus.

adicionado 7 minutos depois

@T1000_2015 O que eu olharia em específico no gerencidador?

adicionado 9 minutos depois

@FelipeMdS Não não, ele só faz o barulho mesmo, não esta desligando (ainda)...mas o HD não ta cheio não, tem um bom espaço ainda aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bizungo1 o pc está normal, esse "arma" e "desarma" que diss é o barulho e a potencia que o computador ta fazendo, parece que ele ta levantando voo....não houve queda de energia, mas eu uso ele no estabilizador

adicionado 0 minutos depois

@FelipeMdS Saquei, eu to achando estranho só esse barulho mesmo...ta oscilando muito, quando abro um programa...isso me preocupa pois trabalho muito no computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matheuscyberia

Pelo que entendi você está se referindo ao nível de ruído e velocidade das ventoinhas, mesmo que o PC esteja funcionando normal.

Primeiro de tudo procure saber qual é a peça que está fazendo esta variação, então com a tampa do gabinete aberta (remova ela com o PC devidamente desligado da tomada), fique escutando de perto se possível cada ventoinha. (Cooler do processador, cooler da placa de vídeo, HD, fonte e as FAN se tiver)

De antemão, placas de vídeo novas costumam girar a ventoinha conforme a necessidade, então não estranhe se de início não girar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Perfeito, o que eu acho estranho é que quando comprei o pc ele era bem silencioso e não tinha esse barulho constante, e com o tempo esse barulho veio a aparecer...e detalhe, a minha placa de video queimou mas a nividia trocou por uma nova, ou seja, eu tenho medo dessa placa de video queimar novamente...e o computador dando esses sinais de ventilação alta me preocupa muito
 

Vou seguir seu conselho de ouvir de perto qual barulho e de onde está vindo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se as temperatura n estão subindo muita e só o cooler com uma alta rotação com tempo o cooler vai desgastando e acumulo de poeira ele força mais troca o cooler e o barulho vai diminuir não usa estabilizador com sua fonte pfc ativo e melhor um bom filtro de linha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, matheuscyberia disse:

@bizungo1 ok, se n'ao tiver filtro, posso ligar diretamente na tomada? porque aqui na cidade costuma ter umas quedas de energia ...ai fico meio com pe atras.

Cara, em resumo. A energia da sua casa pode ser uma montanha russa, o estabilizador não serve para NADA, placebo 100%, não tem nenhuma utilidade em uma fonte com PFC ativo como a sua, na verdade, ele atrapalha o seu funcionamento, meio que porque fica variando a tensão toda hora, fazendo sua fonte trabalhar dobrado, então QUALQUER COISA, é melhor que um estabilizador ou até mesmo nobreak do tipo offline também são lixo. Se quer proteção compre um filtro de linha bom, e no Brasil só conheço uma marca que presta, que é a Clamper, unica com 3 Varistores, as outras tem 1 só ou nenhum.
No brasil as pessoas acham que estabilizador protege contra surtos... Ele nem sequer foi feito para isso, é só um conversor de tensão bem rudimentar, o que protege contra surtos de vdd, é o filtro de linha, que na gringa é chamado de Surge protector (protetor de surtos) nome muito mais apropriado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando, o que protege é sua casa seguir a norma da concessionária de energia que é aterrar o neutro na entrada de energia, distribuir a fase+neutro+terra para todas as tomadas; na entrada de energia, instalar protetor de surto. Estes protetores de tomada que vendem no supermercado são só um paliativo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, matheuscyberia disse:

O barulho vem do cooler do processador, acabei de perceber isso...
tem alguma dica do que devo fazer?

O coolerbox da 7ª geração da Intel ao que eu me lembre não é muito eficiente, principalmente para os i7, logo é possível que seja normal o aumento de velocidade do cooler para tentar manter baixas temperaturas. Mesmo assim, se faz algum tempo que tem este PC, seria interessante trocar a pasta térmica do processador para ver como se comporta, como também verificar se o fio que vai do cooler está adequadamente encaixado na placa-mãe.

Existe também a possibilidade da ventoinha do cooler estar com problemas, mas é melhor por eliminações de possibilidades.

 

Você mencionou que jogou League of Legends, um jogo que abusa de single thread do processador, logo mesmo que não vá a 100% de uso, pode estar sendo usado o turbo boost, algo que teoricamente requer mais refrigeração.

Aliás, você notou os barulhos antes ou depois da antiga placa de vídeo morrer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!