Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde , Senhor BCP  estou com um televisor philips 14" , que peguei para reparo com sintoma  :  desliga e não liga mais ,

Eu demorei horas pra descobrir  que o modelo da etiqueta escrito como 14GX 8510/78 não é o chassi Anubbis como indicado , mas sim  99 por cento igual ao chassi  L7 das linhas Pts , curso que eu ja tenho .

De inicio eu chequei todas as fontes do televisor , as fontes principais , as fontes secundárias do  flyback  , os reguladores de alimentação do processador  , vertical , horizontal , etc...  o unico componente que achei ruim foi um capacitor de filtro do +B que alimenta o  TFB    C2448  , entrei no modo de serviço e encontrei o erro 7   ( depois que o tv saiu do standby ) , mas esse erro não pode estar correto pois é erro de I2C e neste chassi L7 - L ,  o micro não se comunica via linhas sda e scl , pelo menos no curso diz que não , e este chassi não tem o recurso de leds piscando , quem aterrar a memória pra acessar o SDM 

Abaixo eu deixo uma pequena parte do esquema  de onde sai a onda quadrada   de excitação do estagio horízontal , pois eu só observei algo errado em uma medida  o valor da tensão no coletor do pré amplificador T 7440 deveria ser de 3 v9 porém encontrei 0 V  , pode ser que seja devido ao fato do televisor estar em stand by ,  mas eu retirei o resistor e estava ok , os transistores também , este televisor ficou ligado aprox : 10 horas direto,  aberto , dai se desligar o tv  , ele  volta ao stand by não saindo desta condição ,  ja troquei os capacitores da fonte principal de 95V que estava  alterado , mas não resolveu , e estranho é que tem um outro televisor aqui com o mesmo sintoma , funciona dias , mas é só desligar que vai pro standby e não sai mais , mas se o televisor ficar horas ou dias desligado ,  na primeira tentativa ele  funciona normal mente , 

Ja troquei o capacitor de alimentação direta  do ci   gerador de pwm mc44603 ,  este cap   alimenta este ci após o primeiro  chaveamento do mosfet 7518 , eu cheguei a pensar que poderia ser uma trilha trincada , só que tem outro tv aqui com o mesmo sintoma e   é da mesma  linha PT ,  o que me leva a crer que é um defeito comum ,porém pouco conhecido dos técnicos ou pelo menos pra mim . havia um caso parecido deste nos chassis da Semp U14  , 15, 17 etc... onde um abençoado diodo  que alimentava  o pré de saida horizontal abria  intermitentemente quando submetido a  frequência de operação da retificação do secundário do  TFB 

Senhor BCP vi que o senhor tem 56 anos , sou de  uberlandia ,nunca tive condições  de ir pra uma autorizada , porém em 1992 eu conheci um senhor que tem o nome de  José advaldo souza , trabalhou na center som na joao naves de ávila,  ele foi minha inspiração , meu mentor ,ele sabia que eu não tinha condições de trabalhar naquela época e me deixava olhar do lado de fora , e eu  ficava caladinho  não amolava ele não , então estudei por conta própia ,sem nenhum curso , mas sempre lendo revistas , porém em 1998 eu fiz o curso profissional IUB , que fiz com excelencia ,mas em 2001 eu mudei pra Cascalho rico e nas horas vagas fazia um serviço aqui  e ali ,mas foi em 2003 que Deus colocou um amigo em meu caminho o senhor Omar da eletronica rocha de Araguari , foi ele quem me deu o primeiro service manual da philco hitachi , o CPH 05 eu viriei noites e noites estudando como cada componente trabalhava  até decorar  , em 2012 este mesmo anjo de Deus me doou mais de 30 services Manual de várias marcas , onde aprendi realmente o funcionamento dos circuitos , formas de onda , fontes chaveadas , circuitos SMD etc ... dentre outros cursos avançados que eu fiz .

Senhor  BCP eu tenho acompanhado o senhor no anonimato ja por anos 3  anos ajundando pessoas aqui no fórum  até mesmo porque na  nossa época não tinha internet para acesso como hoje , ou estudavamos , ou não aprendiamos ,  , e até ja me ajudou com suas dicas  sem você saber    ;  eu não perguntava  nada e nunca abri um post  antes porque sempre consegui  ir me virando , e não gosto muito de amolar as pessoas  , e digo com segurança  que eu tenho uma boa bagagem de teoria e prática , eu realmente  sei como a imagem é transmitida , recebida  , sincronizada ,  processada e entregue ao trc , juntamente com sua varredura vertical , horizontal e extinção do feixe , apesar que to precisando de fazer uma boa reciclagem do  curso do instituto de novo kkkkk , realmente  dediquei minha vida e meu tempo  estudando e praticando  durante anos  , ja arrumei televisores que mesmo nas autorizadas diziam não ter conserto e eu gastar mais de 10 horas direto analisando os circuitos e mesmo não tendo ociloscópio ( meu sonho ter um UTD2102 )  ainda sim eu conseguia e consigo reparar bem , pois vivo disso hoje e não tenho capital pra abrir uma oficina paga em um comodo separado de minha casa , eu  montei minha oficina na garagem ,   mas este defeito ai realmente me deixou espantado , não consigo achar uma explicação lógica , teórica e prática pra tal problema , e por isso eu citei você , no comentário , porque somente uma pessoa com mais anos e experiência do que eu que vai poder me instruir ,  talvez o senhor possa me ajudar caso tenha  pego um televisor, e pelo que ja vi em suas dicas o senhor deve ter trabalhado em autorizada , ou seja , fez os cursos profissionais, que nós meros humanos fora das assistencias   jamais aprenderiam a não ser eu que ganhei uma montanha de services manual . só que eu não quero saber que componente causa este problema , eu quero saber o porque ele ta causando isso ,  fuga , falha , defeito de memória com bits corrompidos , defletora alterada , tubo  querendo entrar em curto etc,,, , não sou como muitos técnicos de hoje em dia que só querem saber de trocar placas e qual peça ta com problema , só pra arrumar e pegar o pagamento , eu não , eu olho pelo lado da engenharia , eu sou meio que doidão , se eu não souber o porque  baseado em uma teoria do que estudei então digo que não sou um técnico profissional ,   ah  ia me esquecendo cheguei a pensar que era os circuitos de proteção que tavam com defeito  mas não é  , a menos que  eles estejam me dobrando , e gostaria de conversar com o senhor , por whatts app , caso o senhor autorize é claro .

horizontal.jpeg

• Coordenador
Postado

Boa tarde colega @Stark Reparos, Pelo seu relato, a única "coisa" que me passou pela cabeça quando liga o TV vem sempre em stand-by, "Pode" ser por conta do circuito de Reset do processador.

Esse circuito "nasce" na fonte de 10V (8V a 9V), revise essa linha até o processador principalmente trocando os capacitores e verificando resistores e transistores...

Abaixo segue parte do esquema onde os circuitos se encontra.

Circuito do reset.png

Não imagino ser outra coisa, não lembro desse modelo de TV, mas nunca peguei um defeito semelhante.

Ao ligar o aparelhos na chave, esse pino fica em "nível alto" e quando a tensão nesse pino chega perto de zero "nível baixo" O processador saberá que as tensões da fonte estão OK e entra em funcionamento...

PS: Fiz curso de eletrônica e formei em 1984, Nunca trabalhei em autorizada e nem fiz cursos de reparos em TV, aprendi tudo analisando os esquemas como você fez.

Qualquer coisa estamos por aqui...

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, BCP disse:

Boa tarde colega @Stark Reparos, Pelo seu relato, a única "coisa" que me passou pela cabeça quando liga o TV vem sempre em stand-by, "Pode" ser por conta do circuito de Reset do processador.

Esse circuito "nasce" na fonte de 10V (8V a 9V), revise essa linha até o processador principalmente trocando os capacitores e verificando resistores e transistores...

Abaixo segue parte do esquema onde os circuitos se encontra.

Circuito do reset.png

Não imagino ser outra coisa, não lembro desse modelo de TV, mas nunca peguei um defeito semelhante.

Ao ligar o aparelhos na chave, esse pino fica em "nível alto" e quando a tensão nesse pino chega perto de zero "nível baixo" O processador saberá que as tensões da fonte estão OK e entra em funcionamento...

PS: Fiz curso de eletrônica e formei em 1984, Nunca trabalhei em autorizada e nem fiz cursos de reparos em TV, aprendi tudo analisando os esquemas como você fez.

Qualquer coisa estamos por aqui...

Venho mais uma vez agradecer o retorno e a boa vontade de poder ajudar a minha pessoa , senhor BCP obrigado pela dica , eu cobri a  garantia do televisor e a  cliente resolveu me dar o televisor , sendo assim eu coloquei ele no depósito  , pra que futuramente eu possa trabalhar nele quando tiver um tempo de sobra , mas confesso que não tinha me esquecido de analisar o circuito de reset , vou fazer exatamente o que me foi instruido , talvez eu demore retornar , mas assim que eu conseguir  eu vou retornar e comentar  o resultado .

Obrigado de coração pela  atenção e ajuda 

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Beleza! Aguardaremos...

Lembre-se, esse TV já deve ter mais de 20 anos de uso e com capacitores na fonte originais, eles já devem estar todos esgotados, seria interessante já trocar eles...

Um grande abraço.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!