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Notebook ASUS Travando após SSD


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Boa noite!

Tenho um ASUS Core i5 há uns 3 anos e sempre o utilizei muito pouco, somente para a faculdade. No segundo semestre do ano passado o HD dele foi pro pau, aí o técnico recomendou utilizar um SSD e deixar o HD como espaço extra. Passou uns 2 meses e o SSD deu pau. Devolvemos a garantia, foi trocado e tudo certo, mas o computador, do nada, começa a travar e fica quase uma semana assim, aí quando abro o Gerenciador de Tarefas diz que a memória está em uso de 67% a 79%, aí após esse prazo ele volta ao normal e depois de umas 2 semanas a história se repete. 

SSD: Lexar 128GB

 

Vocês sabem o que pode ser isso?

 

Obs: ele já está formado, não tem um arquivo instalado, nem mesmo no HD e esse abençoado segue dando o show.

 

Obrigado!!

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Qual o sistema operacional que esta instalado no momento? e qual veio originalmente de fábrica?

Tenho um asus também, e ele veio originalmente com o windows 8 e roda super de boa, bem lisinho, porém quando fiz o upgrade do SO para o windows 10, apresentava o mesmo problema de memória ram sempre perto dos 100% e disco também.

realizei o downgrade e tudo voltou a melhorar.

 

Eu como tec informatica sempre recomendo que, o pc sempre seja utilizado com a versão do windows instalada de fabrica, e se possível original, pois as versões piratas podem ser modificadas, podem ter processos do SO que acabam por consumir muitos recursos de hardware como foi no meu caso.

 

Atente no teu pc qual etiqueta holográfica veio, e tente uma ISO diretamente no site da Microsoft, geralmente eu pego as minhas num chat com algum atendente, e com isso formate teu pc com a versão correta. Ele vai pegar a chave-serial atrelada diretamente na BIOS e ativar teu SO. com isso tendo certeza que tens um SO vitalício poderá descartar processos que não são de fato nativos do windows.

 

Outro teste que podes fazer é instalar um linux e monitorar os níveis de utilização da RAM no Sistema.

PS: nunca esquece de verificar os requisitos mínimos para cada sistema operacional, pode ser isso também, por exemplo 4gb para o windows 10 é meio complicado o ideal seria no mínimo 8gb.

 

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@Felipe Fenty sim, faz um teste, tenta instalar algum Linux e faz a medição, caso no Linux não apresente valores exorbitantes de uso de memória é sim o windows que está consumindo muito recurso, com isso, podes considerar fazer um upgrade de memória, acrescentar mais 4gb se tiver slot livre.

Os: cuida a versão ddr que é, e a frequência suportada pela placa

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BIOS atualizado? Temperaturas normais? Fez algum undervolt? 

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez, depois testar os pentes juntos e em slots diferentes também):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

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