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Boa noite! Recentemente derrubei meu notebook de uma altura de 1,5 metros mais ou menos, externamente não aconteceu nada, porém ele começou apresentar um pouco de lentidão e o uso do disco está quase sempre em 100% e quando estou assistindo vídeos ele da umas pequenas travadinhas com muita frequência, durante jogos online também começou a dar essas travadinhas mas com os jogos é o fps que cai de 100 à 0 em segundos e volta e fica se reptindo isso. 

Descrição do notebook: Asus Vivobook x512-fa : i5-8°geração, 4gb de ram HD 1TB

Ele não é um notebook com bom desempenho mas essas travadinhas começaram depois do tombo, eu já realizei um chckdsk e um diagnostico da memória utilizando as ferramentas do sistema, não apresentou nenhum problema..

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@João Vitor Brabo Então... a queda pode ter danificado o HD pois ele é literalmente um DVD/CD rodando com uma agulha... sua batida ou tremidas podem realizar a danificação... se isso é o suficiente para danificar, imagina uma queda dessa altura...

 

Até por que aparentemente os sintomas tão no HD... Baixe o CrystalDiskInfo e veja como esta a saúde... se puder fazer um scan de badblock completo também pelo HD Tune seria bom (Processo bem demorado, não deve usar a opção de quick scan/escaneamento rápido)

  • Coordenador
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O HD ficar em 100% de uso por alguns momentos é normal, pois o Windows e outros programas acessam e gravam arquivos no disco constantemente -- será considerado anormal se ele ficar em 100% por mais de 30min sem nada pesado sendo processado, e isso pode indicar que seu sistema possui algo causando bug no disco.

 

Se o problema ocorre apenas nos momentos de processamento pesado (jogos, scan de antivírus, boot do Windows, abertura de programas e etc.), então isso é normal e só comprando um SSD vai resolver. Agora, se o problema ocorre com nada aberto, com o disco ficando a 100% por muito tempo, então pode ser um bug e você deve fazer as soluções do artigo.

 

Leia esse artigo: 27 soluções para o problema do HD a 100%

 

Citação

O que não pode ser considerado bug HD100 (apenas um SSD vai resolver):

- quando o Windows Update está em uso (pois às vezes ele precisa utilizar muito o disco rígido)
- quando você está jogando ou utilizando um software que exija muito do computador (pois o uso constante do disco é normal nesses cenários)
- quando o disco rígido do seu computador é lento (5.400 rpm) e o disco rígido fica constantemente em uso quando você utiliza programas “pesados”
- quando o antivírus está realizando uma varredura completa

 

Citação

O que pode ser considerado bug HD100 (você deve fazer as soluções do artigo):

- quando o disco rígido fica constantemente acima de 90% sem nenhum motivo aparente
- quando o disco rígido fica constantemente acima de 90% por vários minutos (mais de 30) se o computador não está sendo utilizado ou não

 

Citação

Para você confirmar que o seu computador tem bug HD100, o ideal é você ligá-lo, fazer login no Windows, desabilitar a proteção de tela e deixá-lo ligado por cerca de uma hora, pois esse período é suficiente para todos os programas realizarem tarefas (atualização, varredura, etc). Se depois disso você começar a trabalhar e o disco continuar em uso constante, isso indica que certamente seu computador está com o problema do HD a 100%.

 

 

No mais, faça também os testes abaixo.

 

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez, depois testar os pentes juntos e em slots diferentes também):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Faça também teste com o Memtest86. Pra saber sobre o resultado, acesse esse link.

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

1) Você fez alguma alteração de hardware recente?

2) Atualizou drivers recentemente?

3) Instalou ou atualizou algum programa recentemente?

4) Faça uma inicialização limpa do Windows pra ver se o problema persiste (saiba como nesse link).

5) Inicie o Windows em modo seguro pra ver se o problema persiste.

6) Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando a tela azul.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable, em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

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