Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia !

Sobre o gabinete NZXT H510, como é a alimentação das ventoinhas que acompanham o gabinete ? Me refiro às padrões, SEM RGB.

Elas funcionarão se eu conectar via cabo molex da fonte? Pela placa-mãe? Tenho uma B450m Steel Legend e uma fonte Corsair CX550.

Sei que os fans RGB precisam de uma controladora específica (e meio cara, por sinal).

• Membro VIP
Postado

O ideal seria ligar as ventoinhas nos conectores de 4 pinos disponibilizados pela placa-mãe pois assim você consegue controlar a velocidade deles, pode criar uma curva ou coisa do tipo.

Olhando no Manual da B450 Steel Legend dá para encontrar 2 conectores de 4 pinos destinados à essa função, caso você queria ligar mais de 2 ventoinhas pode comprar cabos splitter que permite que mais de uma ventoinha seja ligada no mesmo conector.

Se você liga a ventoinha nos Molex da fonte elas funcionarão à todo vapor, o tempo todo, sem ter como diminuir a velocidade.

Postado

@grievous Hmm, interessante... não sabia que dava pra controlar a velocidade desses fans, mas digamos que conecte na placa-mãe, qual software teria que utilizar? o próprio da AsRock ou algum da NZXT?

Tinha visto que a conexão dele era apenas 4 pinos e pense que não teria molex, mas então ele vem com os 2 tipos de conexões?

• Membro VIP
Postado

@Felipe Mendes Affonso Algumas placas-mãe permitem configurar isso na própria BIOS por uma alguma curva ou "modo de funcionamento" porém fora dela qualquer programa como speedfan ou similar deve permitir essas alterações.

Lembrando que a ventoinha tem que ser do tipo de 4 pinos para existir esse controle de velocidade pois existem versões de 3 pinos que não tem essa função.

Quanto aos conectores tem ventoinhas que vem com os dois tipos de cabo (molex e 4 pinos), tem outras que vem só com um tipo, tem que conferir na hora de comprar.

Postado

@grievous amigo, acho que ainda não entendi totalmente, mas vamos lá.

As ventoinhas que acompanham o gabinete são as AER F120 com esse conector:

2122699478_Semttulo.thumb.png.f92012587734015922805850c4e96b92.png

E sobre os conectores da placa-mãe, as ventoinhas seriam conectadas em qual desses?

1520821400_Semttulo1.thumb.png.d23f10a614cd18f9294865987eb48603.png

Afinal, a placa suporta quantos fans com esse conector SEM o splitter.

E sobre a conexão das fans diretamente na fonte? Teria que comprar um conector 4 pinos para molex? Isso existe?

Obrigado desde já.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Felipe Mendes Affonso Rapaz peço desculpas! Achei que sua placa-mãe tinha só 2 conectores de 4 pinos para ventoinhas mas na verdade são 4 conectores que ela tem!

Você pode conectar em qualquer um desses 4 conectores que você sublinhou ali na terabyteshop. Um deles está diferenciado porque você poderia ligar uma bomba dágua de um Watercooler porém não é o seu caso.

Ligar a ventoinha diretamente na fonte seria por molex, daí tem que olhar se a ventoinha que você está comprando possui o cabo molex e caso não tenha você teria de arranjar um adaptador. Eu tenho uma ventoinha bem sem vergonha aqui da DeepCool que ela conta com os dois conectores, tanto o 4 pinos PWM quanto o Molex sai de dentro dela.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!