Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, 

É o seguinte, tenho o processador intel core i3 6100 3.7Ghz, comprei lá por 2016, na época comprei também uma placa-mãe da Gigabyte H110M-H DDR3. Hoje, minha placa-mãe se foi e não faço ideia de qual placa comprar para este processador, pois as 1151 DDR4 que vi nos mercados da internet tem diversos comentários falando que apesar do socket encaixar não haverá comunicação (algo do tipo). Tenho medo de comprar a placa errada e gastar meu suado dinheirinho à toa. 

Portanto venho pedir a ajuda de vocês que entendem, espero estar no tópico correto.

Grato.

• Membro VIP
Postado

É porque a própria Intel desaconselha o uso de DDR3 com processadores Sky Lake e Kaby Lake. Essas placas-mãe com DDR3 teriam de ser usadas com memórias do tipo DDR3L que é uma memória de menor tensão em relação as DDR3 tradicionais.

O uso prolongado pode causar danos na controladora de memória que fica dentro do processador. Será que não teria como você se desfazer desses componentes e comprar algo novo e recente?

Postado

não tem mais placa dessa geração pra vender nas lojas confiáveis, vai ter que apelar pro mercado livre ou olx. eu sugiro que você venda o processador e migre pra AMD a depender das suas pretensões de uso...

Postado
2 minutos atrás, grievous disse:

É porque a própria Intel desaconselha o uso de DDR3 com processadores Sky Lake e Kaby Lake. Essas placas-mãe com DDR3 teriam de ser usadas com memórias do tipo DDR3L que é uma memória de menor tensão em relação as DDR3 tradicionais.

O uso prolongado pode causar danos na controladora de memória que fica dentro do processador. Será que não teria como você se desfazer desses componentes e comprar algo novo e recente?

Você está sugerindo que eu me desfaça do processador?

adicionado 0 minutos depois
3 minutos atrás, Caio Ferreira disse:

não tem mais placa dessa geração pra vender nas lojas confiáveis, vai ter que apelar pro mercado livre ou olx. eu sugiro que você venda o processador e migre pra AMD a depender das suas pretensões de uso...

Era o que eu temia. Obrigado!

• Membro VIP
Postado

@brunormstella Isso mesmo, será que você conseguiria vender ele e as memórias? Se não se sentir confortável você teria de procurar uma placa-mãe de memórias DDR3 mesmo, no MercadoLivre você deve encontrar uma nova por R$400!

Ou você vende suas memórias e compra memórias DDR4 apropriadas e já pega uma placa-mãe também DDR4 para ficar sossegado por muitos anos.

Você tem certeza que é a placa-mãe que foi dessa pra melhor? Qual sua fonte de alimentação? Usa estabilizador?

Postado
1 minuto atrás, grievous disse:

@brunormstella Isso mesmo, será que você conseguiria vender ele e as memórias? Se não se sentir confortável você teria de procurar uma placa-mãe de memórias DDR3 mesmo, no MercadoLivre você deve encontrar uma nova por R$400!

Ou você vende suas memórias e compra memórias DDR4 apropriadas e já pega uma placa-mãe também DDR4 para ficar sossegado por muitos anos.

Você tem certeza que é a placa-mãe que foi dessa pra melhor? Qual sua fonte de alimentação? Usa estabilizador?

Levei na única loja de manutenção de computadores que conheço que está aberta nesses tempos de corona, eles condenaram e me ofereceram uma semi nova que não aceitei. 

Não entendi bem seu segundo paragrafo, com placas e memorias ddr4 novas seria possível aproveitar o processador? Se sim, quais as mais indicadas para esse processador?

Meu maior problema é perder uma peça e ficar condenado a comprar praticamente tudo de novo.

Minha fonte era básica 500w, que queimou, logo após tive que botar uma mais simples ainda. Sempre usei estabilizador, na época que comprei as fontes nem conhecia as 80 plus pfc ativo e tal.

• Membro VIP
Postado

@brunormstella É porque o seu processador foi projetado pela Intel para operar com memórias DDR4 que funcionam com 1.2 Volts. Porém não sei porque alguns fabricantes soltaram placas-mãe para o seu processador com memórias DDR3 que operam a 1.5 Volts e isso pode causar algum dano no seu processador com passar do tempo, pode ser que não aconteça nada e pode ser que a CPU estrague, não tem como mensurar.

Quanto ao meu segundo parágrafo eu explico: uma das suas alternativas era comprar uma placa-mãe que suporte memórias DDR4 e você teria que se desfazer das suas memórias DDR3 pois elas não são compatíveis, o slot não é o mesmo e não tem nem como "encaixar" elas.

Ou você compra uma placa-mãe idêntica à sua que estragou e mantém as memórias DDR3, porém você tem que ficar ciente do risco que eu expliquei no começo dessa mensagem. Ficou melhor agora? É uma bagunça mesmo.

Agora tem dois problemas sérios além desse da sua placa-mãe estragada:

O primeiro é a "fonte básica". É a fonte quem fornece energia para todos os componentes dentro do seu PC, se a fonte é ruim, ela passa energia fora dos padrões que pode causar instabilidade no sistema e com o uso prolongado pode até danificar fisicamente algum componente. Além disso ela possui baixa eficiência e não conta com circuitos protetores de tensão, um raio que cai aí na sua região pode queimar o seu PC porque a fonte não te protegeu por exemplo. E quem sabe a própria placa-mãe "morreu" devido á fonte ruim? Existe uma fonte bem básica porém decente que é a KCAS 400W da Aerocool, custa R$170 e ela tem PFC Ativo, Tensão Universal, pode não ser a melhor coisa do mundo mas é muito melhor que uma genérica.

O outro problema é o estabilizador que não deve ser utilizado a uns 20 anos. Ele só atrapalha o funcionamento da fonte fazendo ela trabalhar em dobro além dele próprio injetar pequenos surtos ao tentar corrigir a tensão, quando dá aqueles "TLECs". Uma fonte moderna não precisa de estabilizador, mesmo aquelas sem tensão universal, basta escolher a tensão na chave seletora e espetar na tomada. Se você deseja proteção tem de usar um filtro de linha com DPS, como esse aqui da Clamper por exemplo

Até alguns fabricantes passaram a colocar um adesivo alertando sobre o estabilizador em suas fontes:

imageproxy.jpg

Postado

@grievous Agradeço a explicação, ficou bem nítido os problemas que tenho. É possível optar pela compra de uma nova placa, memorias e fonte nova, ao tempo que junto mais dinheiro para meu futuro processador. 

Obrigado pela atenção.

Se tiver indicações estou aberto para opiniões.

• Membro VIP
Postado

@brunormstella Eu fui procurar placas-mãe do seu soquete que sejam DDR4 e não encontrei nas lojas tradicionais. Acho que à essa altura seria melhor mesmo pegar uma H110M de DDR3 e você faz um undervolt na memória, deixa ela rodando com 1.4 ou 1.35 Volts se possível que assim você alivia um pouco o processador.

Seguem alguns anúncios que eu encontrei da sua placa-mãe no MercadoLivre:

NOVO Gigabyte GA-H110M-H Ddr3 por R$399

USADO Gigabyte GA-H110M-H Ddr3 por R$200

Se você comprar exatamente a mesma placa-mãe basta ligar tudo nela e usar o PC tranquilamente, se comprar de outro modelo ou fabricante você corre o risco de ter que formatar a máquina por problemas de drivers.

Você também pode procurar no mercado de usados como OLX ou até mesmo facebook Marketplace aí da sua cidade.

Lembrando que você DEVE comprar uma fonte decente, é o componente mais importante de um sistema. Faça uma forcinha e leve pelo menos a KCAS 400W que eu sugeri na mensagem anterior, compre um filtro de linha (custa só R$50) e aposente seu estabilizador!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!