Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. tenho interesse em montar um novo pc de desempenho médio.

Penso em duas opções (uma com processador Intel e outra com AMD)

Processador: I3 9100F 3,6Ghz com OC4,2 Ghz ou AMD Ryzen 3 3200 3,6Ghz

placa-mãe: Biostar H310MHP DDR4 Lga 1151 ou Gigabite GA-A320M DDR4 AM4

Placa de Video: Radeon RX 580 8Gb 256bit

Memoria RAM: Hyper X 8Gb 3200Mhz

HD: 1Tb + hd que ja tenho de 1Tb (não gosto de SSD pois ja tive problemas e orçamento, mas se sobrar, um apenas para o win)

Fonte: 650W 80 Plus

A configuração com AMD acaba saindo R$100,00 mais caro e não tem a opção de OC porém vi reviews que diziam que o processador AMD apresenta performance melhor. Gostaria de saber qual vale mais a pena o investimento e se ambas conseguem rodar jogos atuais em qualidade media/alta e se tenho suporte nos principais programas de edição (sempre usei placas NVIDIA por isso não sei se Premiere, Vegas, Hitfilm, Avid entre outros tem suporte para aceleração de gpu com placas da AMD)   

Postado
11 minutos atrás, F_Hitcher disse:

Processador: I3 9100F 3,6Ghz com OC4,2 GHz

placa-mãe: Biostar H310MHP DDR4 Lga 1151

Overclock não vai rolar com essa seleção, em Intel só é liberado para placa-mãe da série Z com processador da série K.

11 minutos atrás, F_Hitcher disse:

A configuração com AMD acaba saindo R$100,00 mais caro e não tem a opção de OC […]

A320 não faz overclock mesmo, porém qualquer B350/B450 ou X370/X470 faz.

Ter dissipador nos VRMs é um extra muito bem vindo quando overclock é algo a ser considerado.

Mas o maior problema da tua configuração são esses processadores quad-core, ambos não possuem HT (Intel) e SMT (AMD) então em tempos atuais já sofrem um bocado na maioria dos games, inclusive para a tarefa de edição também não são lá essas coisas, podem ser usados pra isso sim, mas o desempenho não é dos melhores.

Se der pra mexer no orçamento o que eu aconselho mesmo é comprar uma boa placa-mãe do chipset B350 ou B450 com dissipador nos VRMs e um Ryzen 5 1600 "AF", ele seria melhor pra tarefa de edição e também pros jogos, justamente por ter 6 cores, 12 threads e 16 MB de cache L3, além é claro da possibilidade de overclock que as placas-mãe dão.

Postado
22 minutos atrás, Amanda Gonçalo disse:

Se der pra mexer no orçamento o que eu aconselho mesmo é comprar uma boa placa-mãe do chipset B350 ou B450 com dissipador nos VRMs e um Ryzen 5 1600 "AF"

Acho que consigo sim! Talvez não pague a luz do mês mas preciso fazer essa troca, editar videos com uma 750 e um i3 de 4 geração tem se mostrado impossível há algum tempo. Não pensei em fazer Clock por enquanto, mas com o aumento do processamento realmente vai precisar de uma placa com dissipador.

Obrigado pela ajuda! 

Postado

@F_Hitcher  Como você já vai comprar a placa de vídeo, seria bom você pegar um Ryzen 5 1600AF (se atente a esse código de produto)
1600 AF 

Pelo que vi ta uma diferença de menos de 100 reais em média para o 3200G. 

Eu peguei se não me engano por 539 em promoção na Kabum, volte e meia baixa para uns 650+-.

Postado
14 horas atrás, João Dub disse:

Como você já vai comprar a placa de vídeo, seria bom você pegar um Ryzen 5 1600AF (se atente a esse código de produto)
1600 AF

Me atento sim. inclusive ainda resta a duvida de se o i5 9400F não valeria mais a pena.

Postado
Em 15/05/2020 às 00:00, F_Hitcher disse:

Me atento sim. inclusive ainda resta a duvida de se o i5 9400F não valeria mais a pena.

i5 9400f só possui 6 core / 6 threads
RYZEN 5 3600 / 1600 AF possui 6 core / 12 threads, vai ter mais longevidade

Em alguns jogos o i5 já fica com uso de 100%, próximo GTA e outros jogos que forem desenvolvidos para os consoles next gen de 8 core / 16 threads, irão rodar travando nesse i5

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...