Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera to usando um R5 2400G e uma Mobo a320 mkbr da Asus e minha memoria ram é 2x8 2666Mhz Crucial TUF ballistix, Nunca mexi em nada de OC antes e subi o clock dela pra 3000Mhz (sem alterar Voltage deixando o padrão 1.2V)  porém quando loguei no Windows deu Erro, nao consegui ler o erro mas disse algo como "windows nao conseguiu ler as memorias", foi algo do tipo. Ai eu reiniciei e abaixei pra 2800Mhz e agora ta funcionando normal. O que pode ter acontecido? Sera que nao suporta ate 3000Mhz ou eu so precisava subir a Voltage?

E como eu faço pra ver se funcionou? Tem algum programa pra monitorar isso? Posso deixar esses 2800mhz ou volto pro padrão 2666?

obrigado glr

Postado
1 minuto atrás, Rafael Tuco disse:

Sua placa-mãe não suporta overclock. É uma placa de entrada.

Mesmo funcionando em 2800MHz, aconselho voltar para o padrão.

Vixi já ia startar um Cod aqui, kk vou reiniciar e botar pro padrão. Até não chegar minha Tomahawk vou parar de me aventurar em OC :( 

Postado

@wgg1

Primeiro antes de tudo desconsidere a informação a cima. A320 e permitido usar over na memoria sem problema.

Agora vamos lá ao seu problema. O erro quando você rodou as memorias a 3000 podem ser vários.

O primeiro e mais importante e que você não vai conseguir rodar a 3000 com um vcore de 1.2 vai ter que subir e se mesmo assim ainda apresentar erro ai vai ser toda a questão dos timmings da memoria que terá que ir testando.

Postado
8 minutos atrás, wgg1 disse:

Sera que nao suporta ate 3000Mhz ou eu so precisava subir a Voltage?

E como eu faço pra ver se funcionou? Tem algum programa pra monitorar isso? Posso deixar esses 2800mhz ou volto pro padrão 2666?

Pode ser as duas coisas, única forma de saber é testando.
Aumente a tensão das memórias pra 1.3, deve funcionar normalmente.
As minhas Hyperx 2666 só estabilizaram em 3000mhz com 1.3v.

Postado
3 minutos atrás, Lenon_Fernandes disse:

@wgg1

Primeiro antes de tudo desconsidere a informação a cima. A320 e permitido usar over na memoria sem problema.

Agora vamos lá ao seu problema. O erro quando você rodou as memorias a 3000 podem ser vários.

O primeiro e mais importante e que você não vai conseguir rodar a 3000 com um vcore de 1.2 vai ter que subir e se mesmo assim ainda apresentar erro ai vai ser toda a questão dos timmings da memoria que terá que ir testando.

Bem que eu desconfiei mesmo. Só me aventurei a fazer isto pois na kabum nos comentarios de compradores um rapaz falou que conseguiu subir OC pra 3000mhz sem alterar a Voltage ai me encorajou a tentar. Valeu pela resposta. Qual o limite maximo de Vcore que nao é arriscado? Quando eu subo vcore e mhz as memorias ficarão mais quentes e diminui a vida util ou nem? Essa memoria tem construção boa dissipador e tal mas a Mobo que não é das melhores 😕 

Postado

ryzen 5 2400G não suporta clock de memoria acima de 2933MHz, tenho um e coloco a 2800 tranquilo, 2933 com alguns problemas, se passo disso o PC não liga mesmo...
Além doq como já disseram tua placa-mãe não é pra OC... dá pra fazer? dá! mas eu não aconselharia...

Postado
agora, Luc457x disse:

ryzen 5 2400G não suporta clock de memoria acima de 2933MHz, tenho um e coloco a 2800 tranquilo, 2933 com alguns problemas, se passo disso o PC não liga mesmo...
Além doq como já disseram tua placa-mãe não é pra OC, então melhor não tentar fazer isso ou pode correr o risco de queimar teus componentes.

Então é tranquilo deixar a 2800 com 1.2v mesmo? Bom saber valeu pelo feedback. Não deve mudar nada na perfomance mas to gostando de aprender a mexer nessas paradas. 

Postado
agora, Luc457x disse:

Além doq como já disseram tua placa-mãe não é pra OC, então melhor não tentar fazer isso ou pode correr o risco de queimar teus componentes.

Brother olha a desinformação que está sendo passada.

Chipset A320 não faz OC no processador, não tem nenhum problema em fazer over na memoria cuidado com a informação que está sendo passada.

Postado
2 minutos atrás, wgg1 disse:

maximo de Vcore que nao é arriscado? Quando eu subo vcore e mhz as memorias ficarão mais quentes e diminui a vida util ou nem? Essa memoria tem construção boa dissipador e tal mas a Mobo que não é das melhores 😕 

O maximo do vcore descrito no manual do ryzen 5 2400g é 1.45v, mas eu não gosto de passar muito dos 1.35v, principalmente sem uma boa dissipação de calor...
Qualquer OC vai diminuir a vida últil das peças...

Postado
2 minutos atrás, wgg1 disse:

Bem que eu desconfiei mesmo. Só me aventurei a fazer isto pois na kabum nos comentarios de compradores um rapaz falou que conseguiu subir OC pra 3000mhz sem alterar a Voltage ai me encorajou a tentar. Valeu pela resposta. Qual o limite maximo de Vcore que nao é arriscado? Quando eu subo vcore e mhz as memorias ficarão mais quentes e diminui a vida util ou nem? Essa memoria tem construção boa dissipador e tal mas a Mobo que não é das melhores 😕 

Então recomendo não passar de v1.35 até da para chegar a 1.4 mas não gosto de usar esse vcore.

Da uma pesquisada no app chamado DRAM Calculator for Ryzen ele te auxilia nos timmings para você usar no over e recomendo também o Thaiphoon Burner que com ele você consegue integrar com DRAM Calculator for Ryzen.

Postado
3 minutos atrás, Lenon_Fernandes disse:

Brother olha a desinformação que está sendo passada.

Chipset A320 não faz OC no processador, não tem nenhum problema em fazer over na memoria cuidado com a informação que está sendo passada.

Bom, não sei qual desinformação estou passando, você leu atentamente o que escrevi?  to falando q dá pra fazer OC na memoria como o cara ali em cima falou, mas eu não faria...

Postado
agora, Luc457x disse:

Bom, não sei qual desinformação estou passando, to falando q dá pra fazer OC na memoria como o cara ali em cima falou, mas eu não faria...

Me de um motivo por que não fazer OC na memoria em uma A320?

Se acha que oc em memoria aumenta a temperatura do VRM o suficiente para uma A320 não aceitar e isso ?

Se for isso não e motivo over na memoria não afeita em nada a carga em cima do VRM.

Postado
3 horas atrás, wgg1 disse:

Então é tranquilo deixar a 2800 com 1.2v mesmo? Bom saber valeu pelo feedback. Não deve mudar nada na perfomance mas to gostando de aprender a mexer nessas paradas. 

Tem q fazer teste de estabilidade pra saber, eu deixo as minhas hyper fury X de 2400MHz em 2666MHz porque não vejo necessidade de deixar a 2800...
usa o memtest86 e o aida64 para fazer testes, de preferência por um longo tempo, para ter certeza de q não vai ter instabilidade.

adicionado 2 minutos depois

adicionado 3 minutos depois
2 horas atrás, Lenon_Fernandes disse:

Me de um motivo por que não fazer OC na memoria em uma A320?

Se acha que oc em memoria aumenta a temperatura do VRM o suficiente para uma A320 não aceitar e isso ?

Se for isso não e motivo over na memoria não afeita em nada a carga em cima do VRM.

tenho uma b450 e se coloco 2933mhz de clock na minha ram o vcore sobe pra 1.4v com o PC idle, pra mim isso é motivo suficiente pra não fazer, mas se você quiser fazer a placa-mãe é sua, foi o que eu falei... rs

3 horas atrás, Luc457x disse:

Além doq como já disseram tua placa-mãe não é pra OC... dá pra fazer? dá! mas eu não aconselharia...

lê bem o que eu escrevi e vê se eu to falando q ele não pode fazer...

Postado
4 minutos atrás, Luc457x disse:

Tem q fazer teste de estabilidade pra saber, eu deixo as minhas hyper fury X de 2400MHz em 2666MHz porque não vejo necessidade de deixar a 2800...
usa o memtest86 e o aida64 para fazer testes, de preferência por um longo tempo, para ter certeza de q não vai ter instabilidade.

adicionado 2 minutos depois

adicionado 3 minutos depois

tenho uma b350 e se coloco 2933mhz de clock na minha ram o vcore sobe pra 1.4v com o PC idle, pra mim isso é motivo suficiente pra não fazer, mas se você quiser fazer a placa-mãe é sua, foi o que eu falei... rs

lê bem o que eu entendi e vê se eu to falando q ele não pode fazer...

Eu li você ainda está dizendo que pode haver algum tipo de problema em fazer OC em uma A320 o que não e verdade.

Não existe nenhum impedimento em fazer over na memoria em uma MOBO A320 pode procurar na internet inteira que você não vai achar nada.

Você está assumindo o fato de que a MOBO não faz over em processador que pode ser prejudicial fazer over na memoria o que não e verdade. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Postado

Valeu pelas respostas galera vou baixar esses programas e ir fazendo todos os testes. @Lenon_Fernandes @Luc457x

Uma ultima questao: quando minha placa-mãe decente (msi tomahawk) e meu proc r5 3600 chegar vcs aconselham pegar outra memoria ram que tenha 3000Mhz de fabrica ou eu posso ficar com essas e Mexer nelas em OC mesmo? 

Postado
42 minutos atrás, Lenon_Fernandes disse:

Eu li você ainda está dizendo que pode haver algum tipo de problema em fazer OC em uma A320 o que não e verdade.

Não existe nenhum impedimento em fazer over na memoria em uma MOBO A320 pode procurar na internet inteira que você não vai achar nada.

Você está assumindo o fato de que a MOBO não faz over em processador que pode ser prejudicial fazer over na memoria o que não e verdade. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

eu to dizendo que eu tenho uma placa com teoricamente melhores materiais, com melhor condução de energia, etc...

tenho o mesmo processador que ele e estou fazendo o mesmo OC q ele, e EU não gosto de deixar minha memória em 2933MHz porque não me parece vantajoso ganhar alguns FPS num jogo (alguns mesmo, da pra contar em 1 mão), e ficar com o vcore em 1.45v ou mais a maior parte do tempo...
Mas também respeito a sua opinião e se você quiser fazer overclock na sua a320 não tem nada na placa que te impeça...

adicionado 1 minuto depois
38 minutos atrás, wgg1 disse:

Valeu pelas respostas galera vou baixar esses programas e ir fazendo todos os testes. @Lenon_Fernandes @Luc457x

Uma ultima questao: quando minha placa-mãe decente (msi tomahawk) e meu proc r5 3600 chegar vcs aconselham pegar outra memoria ram que tenha 3000Mhz de fabrica ou eu posso ficar com essas e Mexer nelas em OC mesmo? 

Você tem 2 de 8GB de 2666MHz, eu não trocaria elas por outras de 3000, não vai influenciar muita coisa não...

adicionado 11 minutos depois

@wgg1  não vejo muito sentido em trocar uma R5 2400G por um R5 3600 agora.
Na minha opinião com o preço desse processdor + o preço de outro kit de memorias 3000mhz você compra uma placa de vídeo otíma e coloca nesse R5 2400G...

Postado
15 minutos atrás, Luc457x disse:

eu to dizendo que eu tenho uma placa com teoricamente melhores materiais, com melhor condução de energia, etc...

tenho o mesmo processador que ele e estou fazendo o mesmo OC q ele, e EU não gosto de deixar minha memória em 2933MHz porque não me parece vantajoso ganhar alguns FPS num jogo (alguns mesmo, da pra contar em 1 mão), e ficar com o vcore em 1.45v ou mais a maior parte do tempo...
Mas também respeito a sua opinião e se você quiser fazer overclock na sua a320 não tem nada na placa que te impeça...

adicionado 1 minuto depois

Você tem 2 de 8GB de 2666MHz, eu não trocaria elas por outras de 3000, não vai influenciar muita coisa não...

adicionado 11 minutos depois

@wgg1  não vejo muito sentido em trocar uma R5 2400G por um R5 3600G, a não ser q você tenha dinheiro sobrando e não tenha o que fazer com ele! rs
Na minha opinião com o preço desse processdor + o preço de outro kit de memorias 3000mhz você compra uma placa de vídeo otíma e coloca nesse R5 2400G...

Entao o processador vou ganhar de aniversario, e a placa de video e a mobo vou compra do meu próprio bolso. Ai vou vender os antigo e pega tudo de periférico tendeu

Postado
agora, wgg1 disse:

Entao o processador vou ganhar de aniversario, e a placa de video e a mobo vou compra do meu próprio bolso. Ai vou vender os antigo e pega tudo de periférico tendeu

ah, nesse caso show então! rs
de qualquer forma não tem muita necessidade de trocar suas memórias por uma com um clock maior não, mesmo q não funcione bem o OC, acho q em 2666mhz já vai ser o suficiente...
se não for problema, qual placa de vídeo você escolheu?

Postado
agora, Luc457x disse:

ah, nesse caso show então! rs
de qualquer forma não tem muita necessidade de trocar suas memórias por uma com um clock maior não, mesmo q não funcione bem o OC, acho q em 2666mhz já vai ser o suficiente...
se não for problema, qual placa de vídeo você escolheu?

Entao devo pegar mais 2x8 2666mhz dessa crucial mesmo que ela tem preço bom, vai ficar da hora 32gb vou arriscar ate fazer live.

Entao, To com 2300$ separado pra GPU e to de olho no Perfil do twitter @Observatorio de GPU . ele posta todos os dias valores que sobem ou abaixa, esse dolar alto tá osso to na esperança das promoções de novembro black fraudey rs. 

Postado
6 minutos atrás, wgg1 disse:

Entao devo pegar mais 2x8 2666mhz dessa crucial mesmo que ela tem preço bom, vai ficar da hora 32gb vou arriscar ate fazer live.

Entao, To com 2300$ separado pra GPU e to de olho no Perfil do twitter @Observatorio de GPU . ele posta todos os dias valores que sobem ou abaixa, esse dolar alto tá osso to na esperança das promoções de novembro black fraudey rs. 

porque tipo, se você pegar uma placa de vídeo MUITO sinistra pode dar gargalo com o processador e esse seria o único motivo pra investir em trocar as memórias por outras com clock maior, mais ainda assim faria mais sentido investir esse dinheiro das memórias num processador melhor considerando q ele ainda não foi comprado...
mas acho q qualquer uma nessa faixa de preço vai ficar de boa com esse processador, e os 32GB a 2666MHz já vão suprir a necessidade de boa! se quiser se aventurar no OC aconselho a aprender primeiro com o Ryzen Master, é um aplicativo da própria AMD e mais intuitivo q mexer na bios...

Postado
7 minutos atrás, Luc457x disse:

porque tipo, se você pegar uma placa de vídeo MUITO sinistra pode dar gargalo com o processador e esse seria o único motivo pra investir em trocar as memórias por outras com clock maior, mais ainda assim faria mais sentido investir esse dinheiro das memórias num processador melhor considerando q ele ainda não foi comprado...
mas acho q qualquer uma nessa faixa de preço vai ficar de boa com esse processador, e os 32GB a 2666MHz já vão suprir a necessidade de boa! se quiser se aventurar no OC aconselho a aprender primeiro com o Ryzen Master, é um aplicativo da própria AMD e mais intuitivo q mexer na bios...

Entendi. No máximo a 2060 Super nada superior a ela. R5 3600 leva de boa ne? 

Postado

pronto galera botei pra 2800mhz 1.2v padrão joguei durante 1 hora e ta tudo normal sem tela azul sem nada nem vou testar 3000mhz 1.3v nao exagero demais

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!