Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador liga, gira os fans por 2 segundos e desliga


Ir à solução Resolvido por Leonardo VADS,

Posts recomendados

Bom dia pessoal!

 

Gostaria de tirar uma duvida aqui.

 

Meu pc funciona normalmente, processador, memoria, hd e gpu estão tudo ok pois foi comprado novo, agora a fonte que é a que está no titulo, eu acho que tem algo errado!

 

Quase sempre que eu desligo o pc e tento ligar novamente, ele acende tudo gira os fans por 2 segundos mais ou menos e desliga, seria talvez um problema na fonte ? Ou com o botão de ligar e desligar ? Meu gabinete já é meio antigo, um Xigmatek Mach II, Mid Tower, Black.

 

Poderia ser os fios do gabinete que estão com defeito ? Ou a fonte que não está aguentando os hardwares ?

 

Processador: Ryzen 5 1600 af

GPU: RX 580

Memoria: 8Gb Adata xpg 3000 Mhz

Mobo: Gigabyte a320m s2h

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, grievous disse:

@Leonardo VADS Não tenho certeza se isso seria capaz de causar o seu problema mas pode ser que sim. O que você faz para ligar o PC diante dessa situação?

Faço assim...

 

Filtro de linha na tomada, PC, MONITOR e ESTABILIZADOR no filtro de linha.

 

No Estabilizador eu ligo o Modem e o Roteador.

 

Para ligar eu tenho que desligar a fonte pelo botão atras dela, e tirar e colocar na tomada novamente, só assim o pc liga normalmente.

 

Mesmo quando reinicio, ele não da bot de novo, só fica com as luzes acesas e rodando as ventoinhas.

 

E no caso todas as tomadas são de três pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Leonardo VADS Isso de ter que tirar da tomada seria um indicativo de que a fonte ainda está energizada mesmo após o PC desligado e por isso que é difícil ligar logo após o desligamento.

Seria possível levar seu PC à casa de algum amigo ou parente que tenha aterramento para testar?

Outra coisa que também pode causar isso algum curto causado por sujeira, poeira, etc e desmontar o PC por completo e limpar os componentes com um pincel pode resolver. No seu gabinete tem aqueles parafusos espaçadores onde a placa-mãe é parafusada?
s-l300.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, grievous disse:

@Leonardo VADS Isso de ter que tirar da tomada seria um indicativo de que a fonte ainda está energizada mesmo após o PC desligado e por isso que é difícil ligar logo após o desligamento.

Seria possível levar seu PC à casa de algum amigo ou parente que tenha aterramento para testar?

Outra coisa que também pode causar isso algum curto causado por sujeira, poeira, etc e desmontar o PC por completo e limpar os componentes com um pincel pode resolver. No seu gabinete tem aqueles parafusos espaçadores onde a placa-mãe é parafusada?
s-l300.jpg

 

Infelizmente não conheço ninguem 😕

 

Poreira está sem nenhuma pois eu comprei tudo novo e antes de fazer a instalação limpei tudo, sobre os parafusos tem sim porém são prata.

 

Obs: não sei se é muito relevante, mas a luz da Rx 580 que fica perto da onde conecta o cabo da fonte fica aceso mesmo sem estar na força

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 16/05/2020 às 23:51, grievous disse:

@Leonardo VADS Aparentemente esta tudo certo. Nessas horas eu tentaria retirar tudo de dentro do gabinete e montar em cima duma mesa. Ligar o PC fazendo curto nos pinos de Power e ver se desse jeito dá certo.

Fiz isso, provavelmente é a fonte, deve estar bem velha já, e não está aguentando os componentes, faz uns 6 anos que tenho ela uma evga 500w 80 plus

 

Montei em cima de uma mesa e continua com o mesmo problema mencionado acima.

 

Obs: tem um porém! Agora eu só preciso desligar e ligar a fonte no pino de trás dela (não é necessário tirar da tomada), e dar o curto na placa-mãe que funciona normal, caso não faça isso o Pc não liga de jeito nenhum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Leonardo VADS Esse negócio da casa não ser aterrada é complicado. Tente fazer um "power drain", você retira todos os cabos do gabinete incluindo o de energia, aperte e segure o botão de power por 20 segundos dessa maneira, daí liga tudo de volta e tenta ligar o PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, grievous disse:

@Leonardo VADS Esse negócio da casa não ser aterrada é complicado. Tente fazer um "power drain", você retira todos os cabos do gabinete incluindo o de energia, aperte e segure o botão de power por 20 segundos dessa maneira, daí liga tudo de volta e tenta ligar o PC.

Então mas eu montei o pc em cima de uma mesa (sem o gabinete), e mesmo assim continuou o mesmo problema, então creio que não seja o gabinete. Fazendo isso que você disse, deu certo sim o pc ligou normal, porém quando desligo, volta a dar o mesmo problema, e tenho que repetir o procedimento de novo (Tirar os cabos e apertar o botão power).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Leonardo VADS Então isso é um indicativo forte de que a sua fonte (ou a placa-mãe) não tá conseguindo "desernegizar" e mesmo após desligar o PC ela ainda acha que está ligada, existe todo um porque disso acontecer que eu não sei te explicar com detalhes.

O terra ajudaria a evitar esse problema aí porque com ele a fonte manda o excesso de energia pra lá após o desligamento.

Seria possível contratar um eletricista e realizar o aterramento? Porque outros eletrônicos também dependem dele para funcionar bem e a falta dele pode ser que cause algum problema mais pra frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/05/2020 às 11:46, Leonardo VADS disse:

Bom dia pessoal!

 

Gostaria de tirar uma duvida aqui.

 

Meu pc funciona normalmente, processador, memoria, hd e gpu estão tudo ok pois foi comprado novo, agora a fonte que é a que está no titulo, eu acho que tem algo errado!

 

Quase sempre que eu desligo o pc e tento ligar novamente, ele acende tudo gira os fans por 2 segundos mais ou menos e desliga, seria talvez um problema na fonte ? Ou com o botão de ligar e desligar ? Meu gabinete já é meio antigo, um Xigmatek Mach II, Mid Tower, Black.

 

Poderia ser os fios do gabinete que estão com defeito ? Ou a fonte que não está aguentando os hardwares ?

 

Processador: Ryzen 5 1600 af

GPU: RX 580

Memoria: 8Gb Adata xpg 3000 Mhz

Mobo: Gigabyte a320m s2h

 

Olha, eu tenho praticamente a mesma configuração do seu PC, a diferença é placa-mãe B450 Aorus M e duas memórias da sua e tudo novo. E tenho um problema parecido também, o PC liga por uns 2 segundos só, gira o cooler do processador e pára. Fiz o teste com outra fonte e ligou normalmente então provavelmente seu problema pode ser a fonte também.

O que eu gostaria de saber é o que tenha vindo ocasionar isso. Minha fonte é uma Corsair CX 550W nova

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, grievous disse:

@Leonardo VADS Então isso é um indicativo forte de que a sua fonte (ou a placa-mãe) não tá conseguindo "desernegizar" e mesmo após desligar o PC ela ainda acha que está ligada, existe todo um porque disso acontecer que eu não sei te explicar com detalhes.

O terra ajudaria a evitar esse problema aí porque com ele a fonte manda o excesso de energia pra lá após o desligamento.

Seria possível contratar um eletricista e realizar o aterramento? Porque outros eletrônicos também dependem dele para funcionar bem e a falta dele pode ser que cause algum problema mais pra frente.

Acho estranho isso pois, no meu antigo setup:

Gtx 960

i5 4440

b85m-e asus

Hyperx 8gb 1600mhz

500w Evga 80 plus

 

Não havia esse problema, nunca tinha acontecido isso! Lembro que comprei em partes, e a primeira foi a Rx 580, e lembro que quando coloquei começou dar esse problema, logo pensei que fosse por causa da placa-mãe que não estava aguentando, já agora que adquiri tudo novo, ainda continua dando esse problema, vou tentar levar o pc na casa do meu primo pra ver se lá continua assim.

Eu poderia também adquirir um aterramento elétrico? Você me recomendaria ?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1098733255-aterramento-eletrnico-terra-lux-_JM?matt_tool=82322591&matt_word&gclid=EAIaIQobChMImcv_xoLS6QIVHAiICR3oYgE1EAYYASABEgKcNPD_BwE&quantity=1

 

Obs: A placa-mãe é uma a320m nova! Seria talvez a Rx 580?

Tem um detalhe, sabe o cabo DisplayPort que conecta na placa de video? Assim que conecto ele a luz da placa de video acende mesmo a fonte estando desligada da tomada, não sei se isso é normal.

49 minutos atrás, hjunior17 disse:

 

Olha, eu tenho praticamente a mesma configuração do seu PC, a diferença é placa-mãe B450 Aorus M e duas memórias da sua e tudo novo. E tenho um problema parecido também, o PC liga por uns 2 segundos só, gira o cooler do processador e pára. Fiz o teste com outra fonte e ligou normalmente então provavelmente seu problema pode ser a fonte também.

O que eu gostaria de saber é o que tenha vindo ocasionar isso. Minha fonte é uma Corsair CX 550W nova

Nossa cara! Então minhas suspeitas é a fonte mesmo! Por que antes no meu setup antigo nunca havia acontecido isso, seria talvez algum problema dessas duas marcas com a combinação do setup ? Provavelmente vou ter que adquirir outra fonte também se caso for ela o problema. @hjunior17 Muito estranho, sua fonte é nova não seria ela provavelmente dando problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Leonardo VADS disse:

Acho estranho isso pois, no meu antigo setup:

Gtx 960

i5 4440

b85m-e asus

Hyperx 8gb 1600mhz

500w Evga 80 plus

 

Não havia esse problema, nunca tinha acontecido isso! Lembro que comprei em partes, e a primeira foi a Rx 580, e lembro que quando coloquei começou dar esse problema, logo pensei que fosse por causa da placa-mãe que não estava aguentando, já agora que adquiri tudo novo, ainda continua dando esse problema, vou tentar levar o pc na casa do meu primo pra ver se lá continua assim.

Nossa cara! Então minhas suspeitas é a fonte mesmo! Por que antes no meu setup antigo nunca havia acontecido isso, seria talvez algum problema dessas duas marcas com a combinação do setup ? Provavelmente vou ter que adquirir outra fonte também se caso for ela o problema.

Pois é, acabei comprando uma nova e da mesma marca CX 650W vou confiar mais uma vez na marca se der pau em pouco tempo não compro mais. Pro meu azar os governos ai anteciparam esses feriados era pra estar com a fonte em mãos desde ontem, agora só vou pegar na outra segunda-feira

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, hjunior17 disse:

Pois é, acabei comprando uma nova e da mesma marca CX 650W vou confiar mais uma vez na marca se der pau em pouco tempo não compro mais. Pro meu azar os governos ai anteciparam esses feriados era pra estar com a fonte em mãos desde ontem, agora só vou pegar na outra segunda-feira

Diz aqui no forum se foi solucionado!

 

O seu problema é exatamente igual o meu ? Pc liga, depois que você desliga e tenta liga-lo novamente ele gira as fans por 1 - 2 segs e desliga? E para liga-lo novamente você tem que tirar da tomada e aperta no botão power para tirar a energia da fonte e placa-mãe? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Leonardo VADS disse:

Diz aqui no forum se foi solucionado!

 

O seu problema é exatamente igual o meu ? Pc liga, depois que você desliga e tenta liga-lo novamente ele gira as fans por 1 - 2 segs e desliga? E para liga-lo novamente você tem que tirar da tomada e aperta no botão power para tirar a energia da fonte e placa-mãe? 

Sim eu vou postar se foi solucionado.

 

Meu caso foi o seguinte, montei o PC todo, funcionou por uns 12 minutos + ou - e desligou inesperadamente. Fui religar e ficou menos tempo ligado do que a primeira vez até o ponto de não conseguir ligar mais. E fica nessa de ligar por 1 segundo e desliga, gira o fan do processador e pára. O fan da fonte nem chega a completar um giro. Pra tentar ligar novamente é preciso tirar da tomada ou desligar e ligar o interruptor da fonte.

Fiz o teste da fonte e a mesma não liga (fazendo aquele esquema usando o clipe de papel). Testei com outra fonte que tenho aqui em casa e ligou como deveria. Acho que a partir disso eliminei o caso que fosse a placa-mãe.

Acredito que tive azar com essa fonte, algum componente dela com defeito até porque ela suportaria tranquilamente meu setup com sobras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Guys levei no técnico, ele disse que configurou a Bios do pc, e mandou um vídeo, e pelo que eu vi o pc está ligando e desligando normal! Se alguém ae tiver com esse problema, pode ser a bios ou a fonte! Ainda não fui buscar o pc, assim que eu buscar coloco resultado aqui.

 

Edit: Resolveu mesmo, ele me informou que era uma configuração na bios, e realmente agora quando desligo e tento religa-lo, vai normal...

 

Só gostaria de saber que configuração é essa, para as pessoas não terem que gastar 30 reais só para configurar uma bios haha

 

@grievous

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!