Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, bom dia.

Seguinte galera, eu tô com desconfiança de que a minha 9800GT da marca PCYES é uma placa de vídeo falsa, porque jogos como Gta IV não rodam nela tão bem quanto em reviews que vi no youtube, ela da problema em edição de vídeo, como por exemplo, quando eu coloco um S_Shake no sony vegas (não sei se vão entender, mas é um plugin de edição mais "pesado"), a placa para de funcionar, aparece um erro na tela, que diz "O driver de vídeo parou de responder e se recuperou" e eu preciso reiniciar o pc. Até aí tudo bem, pode ser que a placa de vídeo seja fraquinha mesmo, mas me bateu uma desconfiança muito grande quando eu baixei o GPU-Z, pra verificar se minha placa de vídeo estava aquecendo ou algo do tipo.

Logo de cara, eu me deparo com isso:

Eu verifiquei no techpowerup, comparei as especificações da 9800gt com essas do meu pc, e percebi algumas diferenças mesmo. A placa em si roda directx11, mas essa não. O GPU da placa era pra ser um G92, mas é um G94. 

Se essa realmente for uma placa de vídeo falsa, alguém sabe me dizer qual placa de vídeo ela realmente é?

9800GT.jpg

Postado

@Gabriel F. Pereira bom dia e seja bem vindo, o fake que aparece no CPUZ confirma que sim sua placa é falsa, deixarei abaixo, as placas que são fabricadas com esse chip, tirando da lista as feitas para notebook vão sobrar as de desktop, a sua será uma delas.

https://www.techpowerup.com/gpu-specs/nvidia-g94.g60

adicionado 4 minutos depois

olhando rapidamente, pode ser uma 9600 GT, uma GT 220 ou um quadro FX 1800.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Gabriel F. Pereira Não é o caso de terem colocado outra placa na caixa. A placa é realmente uma autêntica PCYes!... E o problema é justamente esse. A PCYes! compra placas chinesas baratas e falsas e coloca a marca. Desse modelo específico eu ainda não havia visto casos de falsificação, mas a GT 420 deles é velha conhecida nossa. Veja o caso:

As fontes da PCYes! são bem legais (eu mesmo tenho uma no meu PC secundário). Os gabinetes também são muito bons (meu PC principal está montado um PCYes! Horse). E já lançaram placas de vídeo excelentes tanto da AMD (como a R9 390) quanto da Nvidia (como a GTX 1060 6GB GDDR5X).

Por mais que eu goste de outros produtos da marca, a besteira que fizeram nessas placas de vídeo de entrada é algo difícil de entender. Quando alguém me pergunta sobre placas de entrada da PCYes!, digo para passar longe. Uma pena, porque eu tinha um respeito bem grande por eles antes desses casos aparecerem.

Há quanto tempo você comprou essa placa? Foi pela Internet? Quanto pagou?

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Gabriel F. Pereira Bem, achei que você tinha comprado por agora. Perguntei porque poderia sugerir a devolução.

Não tem muito o que fazer, a placa é falsa. Se quiser ter certeza (e souber fazer), pode desmontar a placa, limpar a pasta térmica e ver o modelo do chip.

Você consegue instalar os drivers da 9800GT direto do site da Nvidia? Ou apenas os que vieram no CD?

• Curtir 1
Postado

@KairanD Infelizmente a placa ainda tá com os drivers que vieram no CD, e não, os que tem no site da nvidia eu não consigo baixar... Tenho quase certeza que é basicamente uma 9600GT, com mínimas diferenças..
https://www.techpowerup.com/gpu-specs/geforce-9600-gt.c206
Observe que a data de lançamento dela foi em 21 de fevereiro de 2008, a mesma data que mostra no gpuz..
No momento vou ficar com essa placa mesmo, a situação financeira aqui é complicado kkk

• Coordenador
Postado

@Gabriel F. Pereira Você não consegue baixar os drivers da Nvidia porque a BIOS da sua placa foi alterada para fingir que ela é uma 9800GT... E aí o instalador do driver não reconhece o chip. Se você desmontar e olhar certinho o nome do chip, confirmando que é uma 9600GT, pode conseguir regravar a BIOS correta e transformar a placa em uma 9600GT totalmente funcional.

Bem, pelo menos você comprou em 2017. A PCYes! procurou se retratar depois desse fato. Espero que não tenham repetido isso nas placas atuais. A PCYes! tinha tudo para brilhar como empresa nacional...

Sei também que, aparentemente, eles andaram trocando algumas dessas placas falsificadas de quem reclamou. Você poderia tentar enviar um e-mail para o suporte deles, apresentando esse print screen e detalhando o problema. Se insistir, talvez consiga outra placa (embora seja menos provável, já que comprou faz tempo).

Postado

@KairanD Muito obrigado pela ajuda, e acho que não vou falar com o suporte, vou tentar confirmar se é uma 9600 mesmo, mas acho que não vou desmontar a placa e verificar o chip, sou leigo nesse assunto e não sei mexer com essas coisas kkk..
Mas agora o jeito é esperar e comprar uma placa de vídeo nova, se eu mandar um e-mail acho bem difícil eles responderem, mas talvez eu tente. Muito obrigado pela ajuda, já esclareceu muitas dúvidas que eu tinha.
E mais uma dúvida, se eu tentar baixar o driver da 9600gt, será que da algum problema? 

2 minutos atrás, KairanD disse:

@Gabriel F. Pereira Você não consegue baixar os drivers da Nvidia porque a BIOS da sua placa foi alterada para fingir que ela é uma 9800GT... E aí o instalador do driver não reconhece o chip. Se você desmontar e olhar certinho o nome do chip, confirmando que é uma 9600GT, pode conseguir regravar a BIOS correta e transformar a placa em uma 9600GT totalmente funcional.

Bem, pelo menos você comprou em 2017. A PCYes! procurou se retratar depois desse fato. Espero que não tenham repetido isso nas placas atuais. A PCYes! tinha tudo para brilhar como empresa nacional...

Sei também que, aparentemente, eles andaram trocando algumas dessas placas falsificadas de quem reclamou. Você poderia tentar enviar um e-mail para o suporte deles, apresentando esse print screen e detalhando o problema. Se insistir, talvez consiga outra placa (embora seja menos provável, já que comprou faz tempo).

• Coordenador
Postado

@Gabriel F. Pereira O driver da 9600GT também não deve funcionar, já que sua placa é uma "aberração". Não deve ser reconhecida do mesmo jeito. Os drivers do CD funcionam porque foram hackeados para reconhecer esse Frankenstein.

Acho que você não perde nada enviando o e-mail. Que sua placa é falsificada nós temos certeza...

• Curtir 1
Postado

@KairanD Pois é cara, mas a placa não tem mais garantia nem a nota fiscal, já que foi comprada em 2017.. 
Pelo menos ela roda alguns jogos, como Outlast no low, roda lol no medio, far cry 2.. 
O único problema é que meu monitor 1360x768 queimou, troquei por um fullhd usado e a placa deu muita queda de fps em jogos que eu costumava rodar normal..

• Coordenador
Postado

@Gabriel F. Pereira A 2ª via da nota fiscal você consegue pegar no site da loja. Mesmo não tendo garantia, vale a pena tentar um e-mail, você não tem nada a perder. Esse caso das falsificações pegou muito mal para a PCYes! e ela está tentando reparar e esquecer.

A resolução Full HD (1920x1080p) é muito mais pesada que a resolução HD típica (1366x768p). Por isso a perda de desempenho. Mas você fez muito bem em pegar o monitor Full HD, já que qualquer coisa abaixo disso já é bem obsoleta. Além disso, basta reduzir a resolução nas configurações do jogo se quiser mais desempenho. Quando trocar a placa de vídeo, vai poder aproveitar melhor.

• Coordenador
Postado

@Gabriel F. Pereira Esse processador ainda tem muita lenha para queimar.

Bem, a GT 1030 seria pouco para esse processador. Ele pode ir muito mais longe. O problema é que você também precisa de uma fonte, e os preços estão nas alturas.

Há algum tempo atrás peguei uma RX 570 4GB por R$ 580,00... Essa seria a placa perfeita para indicar. Contudo, o valor está subindo e subindo e tende a só piorar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!