Ir ao conteúdo

Desenhar...

felliper

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, sabem me dizer como posso imprimir o circuito na parte de tras...?

Tipo, ultilizei o CircuitoMaker para fazer o projeto de uma placa, agora como posso imprimir para passar para a placa e fazer as trilhas e colocar no acido...?

valeu pessoal...

Postado

Eu ainda não conheço esse programa..mas se você tem já o desenho das trilhas da placa, basta você imprimir o desenho invertido na impressora, e tirar copias xerox com toner bem forte e passar com ferro bem quente (ferro de passar roupas) sobre a placa fenolite, que o desenho vai ser tranferido para placa, mas tire algumas copias a mais de xerox caso alguma não fique boa, e´so limpar com bombril, e passar novamente, até transferir o desenho corretamente... :bandeira:

Postado

Macetinho da escola veio ... o programa deve te dar a parte das trilhas e ilhas dos contatos da placa de fenolite ...

ai você imprime e coloca uma folhinha de carbono por tras ... ai você pega uma caneta e vai reforçando como se estivesse cobrindo, depois pegue uma caneta de retroprojetor (essa que usam para escrever nos cds) e desenhe a trilha com as marcas do carbono (vai ficar exatamente como você passou a caneta sobre, então passe corretamente).

Após passar a caneta de retroprojetor, leve ao percloreto de ferro diluído corretamente e fique observando que onde tem a tinta da caneta, o percloreto não dissolve ...

ai ta pronta sua plaquinha de fenolite!

Postado
Postado Originalmente por ISO9K@24 out 2004, 23:16

Eu ainda não conheço esse programa..mas se você tem já o desenho das trilhas da placa, basta você imprimir o desenho invertido na impressora, e tirar copias xerox com toner bem forte e passar com ferro bem quente (ferro de passar roupas) sobre a placa fenolite, que o desenho vai ser tranferido para placa, mas tire algumas copias a mais de xerox caso alguma não fique boa, e´so limpar com bombril, e passar novamente, até transferir o desenho corretamente... :bandeira:

ha esqueci de falar o desenho que ficou na placa depois que você passou o ferro quente, é so você colocar na solução de percloreto de ferro para corroer e esta pronta sua placa, este processo é chamado de Térmico, fica com jeito quase profissional..... :palmas:

Postado

Valeu pessoal, pensei que existia alguma coisa que fizesse isso... Mais quando o circuito é grande é inviavel fazer manualmente, mais ai deve ter aquelas maquinas então né...?

Postado

cara ... faz o que te falei da folha de carbono e da caneta de retro ... isso de marcar com ferro quente é serviço de porco !

Esquecí de falar que apos corroer a placa você deve retirar a tinta da caneta com bombril e agua !!!

Tem nas lojas de eletrônica trilhas e ilhas para você montar de forma profissional, mas o custo sai bem mais elevado!

PAZ!

Postado
Postado Originalmente por Jefferson/RJ@26 out 2004, 01:17

cara ... faz o que te falei da folha de carbono e da caneta de retro ... isso de marcar com ferro quente é serviço de porco !

Esquecí de falar que apos corroer a placa você deve retirar a tinta da caneta com bombril e agua !!!

Tem nas lojas de eletrônica trilhas e ilhas para você montar de forma profissional, mas o custo sai bem mais elevado!

PAZ!

Serviço de porco???????

ishiiiiiiiiiii..Ho quem fala?? KKKKKKKKKKK...

Postado

Ha me esqueci de perguntar, ja ouvi falar do traxemaker, o que ele faz....? Instalei uma fez no pc, mais nem consegui usar, é muito estranlho ele... Ja ouviram falar do traxe??

valeu... :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!