Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Não estou conseguindo fazer um LCD 16x2 funcionar.

Nunca me interessei por LCD 16x2,mas agora de quarentena resolvi ver como é e montando um circuito mínimo não consegui 🤔

Quando ligo o circuito como no esquema,o LCD fica com os quadrados preto.

Não sei se é temporização pois não sei por onde começar,o lCD é novo 1602A.

Enquanto vou remontar em outra plaquinha,deixo aqui os fontes(CCS) e simulação no Proteus(que funciona).

Os fuses eu uso a anos nos 18F com USB,pode ser algo relacionado ou não,tipo alguma temporização.

Aguardo ansioso alguém que talvez tenha o .hex,com as configuração que estão no Proteus,para eu testar e ver se é algo no código.

LCD_Test.rar

Postado

Verifica as conexões. Você colocou o potenciômetro para ajuste de contraste? 

Aqui no meu canal eu tenho um vídeo mostrando sua utilização com a biblioteca que fiz, pode lhe ajudar. É com Microcontroladores STM32 mas a ideia é a mesma. Se puder se inscrever no canal fico muito agradecido e feliz em ajudar

Postado

Olá,obrigado pela ajuda,mas também uso o STM,não com LCD ainda,mas preciso com PIC.

O POT ta ligado ok.

Vou me inscrever no seu canal,e peço que inscreva no meu.

Postado

Boa noite, eu fiz um projeto de temporizador com 18f2550 + display lm 016 usando Mikroc, nesse projeto cheguei a queimar um Display que ficou do Jeito que você relatou e na minha configuração eu não Multipliquei o OSC utilizando PLL para rodar em 48 mhz, Coloque o Fuses para rodar sem multiplicação do OSC. 

adicionado 2 minutos depois

Geralmente utilizamos a 48mhz para utilizar USB .Amanhã no trabalho eu vejo minha configuração e mando pra você .

Postado

Achei um exemplo que usa o 18F4550 e oscilador interno de 8Mhz,só muda os pinos que no 4550 o autor usa o portD,e eu com o 2550 uso o portB,só se for isso,mas o que impede de usar o portB?

Segue projeto completo e no site do autor ele mostra um vídeo funcionando...

http://ccspicc.blogspot.com/2016/03/pic18f4550-microcontroller-lcd-1602-example-ccs-picc.html

LCD_Test.rar

Postado

Consegui...

Minha ultima placa teste era usado em outro circuito simples,e tinha um pino do portB aterrado...

De qualquer maneira,se o contraste estiver no máximo fica tudo quadriculado,se tiver muito fraco fica sem caracteres,tem uma posição equilibrada.

Postado

Registrador ADCON, está relacionado ao PORTB .Só desabilitá-lo ou utiliza outro port que não tenha conversor só pra testar .

18 minutos atrás, Bisão1976 disse:

@vtrx Desligou as PORTAS ANALÓGICAS ?? Esses 18f acho que vem Habilitado .

Registrador ADCON ,tem que desabilita-lo . Dê uma conferida . 

18f2550.PNG

• Curtir 1
Postado

Só para encerrar e mostrar como o tempo passa...

Tudo começou em meados de 2013 quando resolvi ver como um LCD 16x2 funcionava,mas na época acabei estudando outras coisas e deixei de lado.

Aproveitando essa época de pandemia,resolvi desempoeirar o LCD e finalmente ver como é,na época os pinos do LCD que comprei parecia ser diferente da maioria do demais e resolvi postar a duvida aqui,e no final realmente era diferente.

Liguei conforme o 'padrão',mas o LCD era diferente e percebi que o controlador do LCD esquentou muito,além de ficar todo quadriculado e 'piscando',na verdade ficava quadriculado porque porque os pinos DATA estava errado e um dos pinos do PORT do micro estava alimentando a entrada +5 do LCD.

Pensei que tinha queimado o LCD e comprei um com os pinos 'padrão',mas chegando aqui pude ver que não esquentou mais,mas ficava quadriculado,que ja era outra história como citado qui.

O tempo passa rápido mesmo...

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1033800-pinagem-display-lcd/

PS:Esqueci de comentar,o primeiro Display não queimou 🙂

Postado

@vtrx ,

Sim, antigamente existia um tipo de padrão de pinagem, isto garantia a compatibilidade entre vários fabricantes !

Depois que começaram a inventar chipsets “compatíveis” ( nem sempre 100% ) os chineses começaram a variar a pinagem ...

Certa vez eu comprei uns 100 displays desses 16x2, de 6 cores diferentes e do mesmo fabricante, fisicamente iguais quanto a pinagem, e quando chegaram apenas 3  modelos tinham mesmo pinagens elétricamente idênticas, tive de pegar os datasheets com o fabricante e descobri que tinham 3 sinais diferentes entre sí , de um total de 6 cores diferentes que comprei .. tive de refazer a plaquinha do meu projeto colocando um bloco de jumpers para poder aproveitar os 3 tipos ... e no final tive de fabricar 3 placas diferentes para evitar queimarem alguma coisa e eliminar o famoso Erro Humano ...

E um deles quadriculava de vez em quando .... aí o fabricante recomendou que checasse o status do display para ver se ele podia aceitar outra escrita porque o chipset utilizado tinha uma possível variação de tempo de escrita .....  tive de aumentar os delays entre as escritas para resolver o problema porque o hardware estava pronto e o pino de R/W do display estava ligado ao GND , e também não sobrava pino do Attiny para poder usar ....

Mais uma experiência aprendida que custou caro ....

Paulo

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...