Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, este é meu primeiro post no fórum, peço paciência e dicas.

Estou com problemas no meu micro, especificações:

Processador: AMD FX 6300

placa-mãe: M5A78L-M USB 3

Fonte: Corsair 650w 80 plus white

Memória: DDR3 1600 MHZ

Placa de vídeo: GTX 750TI

O problema é que ele tica reiniciando aleatoriamente, as vezes antes do sistema iniciar. Achei que era fonte, a troquei e o problema persiste. Gostaria de dicas de como proceder, para solucionar o problema, agradecido.

Postado
27 minutos atrás, Vinícius_Gabriel disse:

Oi, este é meu primeiro post no fórum, peço paciência e dicas.

Estou com problemas no meu micro, especificações:

Processador: AMD FX 6300

placa-mãe: M5A78L-M USB 3

Fonte: Corsair 650w 80 plus white

Memória: DDR3 1600 MHZ

Placa de vídeo: GTX 750TI

O problema é que ele tica reiniciando aleatoriamente, as vezes antes do sistema iniciar. Achei que era fonte, a troquei e o problema persiste. Gostaria de dicas de como proceder, para solucionar o problema, agradecido.

Boa noite amigo.
Retire os pentes de memória e passe um limpa contatos nos contatos das mesmas, caso você não tenha o produto específico, passe uma borracha branca escolar cuidadosamente no intuito de limpar os contatos. Reponha as memórias e veja se o problema desaparece.
* Antes de abrir o PC e mexer na placa, retire o cabo de energia da fonte.

• Amei 1
Postado
37 minutos atrás, Athom disse:

Boa noite amigo.
Retire os pentes de memória e passe um limpa contatos nos contatos das mesmas, caso você não tenha o produto específico, passe uma borracha branca escolar cuidadosamente no intuito de limpar os contatos. Reponha as memórias e veja se o problema desaparece.
* Antes de abrir o PC e mexer na placa, retire o cabo de energia da fonte.

Acabei de fazer o procedimento e estou testando, qualquer coisa volto para atualizar o post!

adicionado 50 minutos depois
49 minutos atrás, Vinícius_Gabriel disse:

Acabei de fazer o procedimento e estou testando, qualquer coisa volto para atualizar o post!

Novamente após 20 minutos de uso o problema apareceu.

Postado
1 hora atrás, Vinícius_Gabriel disse:

adicionado 50 minutos depois

Novamente após 20 minutos de uso o problema apareceu.

- Você tem monitorado a temperatura do processador? Sabe a quantas anda?

- Experimenta ligar o básico, sem a GTX, usando a GPU integrada (Radeon HD 3000) da M5A78L-M USB 3.

• Amei 1
Postado
6 minutos atrás, Athom disse:

- Você tem monitorado a temperatura do processador? Sabe a quantas anda?

- Experimenta ligar o básico, sem a GTX, usando a GPU integrada (Radeon HD 3000) da M5A78L-M USB 3.

Certo, farei. Como já está tarde amanhã cedo dou um retorno, obrigado.

Postado
8 horas atrás, Vinícius_Gabriel disse:

Certo, farei. Como já está tarde amanhã cedo dou um retorno, obrigado.

Oi bom dia, retirei a gpu e mesmo assim o computador continua desligando. Sobre a temperatura, está normal em torno de 40 a 50 graus celsius.

Postado

@Vinícius_Gabriel
Bom dia.
Faz uso de algum filtro de linha, estabilizador ou algum outro artefato entre a tomada da rede elétrica e o PC? 
Os desligamentos passaram a ocorrem após algum evento específico? Uma limpeza talvez, ou outra coisa qualquer.

• Amei 1
Postado
4 minutos atrás, Athom disse:

Os desligamentos passaram a ocorrem após algum evento específico? Uma limpeza talvez, ou outra coisa qualquer.

Se faz uso de 2 pentes de memória, teste com um por vez e alternando os slots.

• Amei 1
Postado

@Vinícius_Gabriel Rapaz, a primeira desconfiança recai sobre a fonte, mesmo sendo uma Corsair, mas como você já disse ter realizado testes com outra fonte, estamos ficando sem opções.
O BIOS da mobo tá no mais recente, atualizado (Versão 2101 de 2015/08/05) ? 

• Amei 1
Postado
agora, Athom disse:

@Vinícius_Gabriel Rapaz, a primeira desconfiança recai sobre a fonte, mesmo sendo uma Corsair, mas como você já disse ter realizado testes com outra fonte, eu estou sem opções.
O BIOS da mobo tá no mais recente, atualizado (Versão 2101 de 2015/08/05) ? 

Sim, minha BIOS está na versão 2101.

Postado

@Vinícius_Gabriel Por hora, minha recomendação é que você faça uma manutenção geral. Reveja os cabos, troque a pasta térmica caso saiba como fazer em segurança, revise se o cooler está bem preso no CPU, monitore as temperaturas e, sendo possível, troque de tomada da rede elétrica e, se souber, abra a mesma com intuito de manutenção (veja se os fios não estão soltos ou oxidados). Eu tendo mais alguma dica, retorno aqui pra postar e você descobrindo o problema tmb retorne, por favor.

• Amei 1
Postado
agora, Athom disse:

@Vinícius_Gabriel Por hora, minha recomendação é que você faça uma manutenção geral. Reveja os cabos, troque a pasta térmica caso saiba como fazer em segurança, revise se o cooler está bem preso no CPU, monitore as temperaturas e, sendo possível, troque de tomada da rede elétrica e, se souber, abra a mesma com intuito de manutenção (veja se os fios não estão soltos ou oxidados). Eu endo mais alguma dica retorno aqui pra postar e você descobrindo o problema tmb retorne por favor.

Certo, irei fazer.

Postado

@Matheus Malvezi @Athom Desculpem a demora para responder, foram muitas coisas para testar e acabei levando o dia todo! Cá estou, todos os testes feitos e FINALMENTE descobri, quando uso a placa de vídeo o problema aparece, porém ao usar apenas o CPU e os gráficos integrados da MOBO o micro funciona normalmente, porém surgiu uma nova dúvida, qual o motivo de só funcionar sem a placa de vídeo, sendo que eu a usei por mais de 3 anos e não tive problemas? Dicas, sugestões de resoluções, agradecidos desde já.

MUITO OBRIGADO aos dois!

@Athom a sua sugestão de usar apenas os gráficos da mobo foi de suma importância!

• Curtir 2
Postado
59 minutos atrás, Vinícius_Gabriel disse:

qual o motivo de só funcionar sem a placa de vídeo, sendo que eu a usei por mais de 3 anos e não tive problemas?

Agora você precisa saber se é problema na mobo, no slot PCI-e talvez, ou na própria GTX. Para isto, só testando sua GPU em outra mobo e/ou testando outra GPU na sua mobo.
O fato de usar por mais de 3 anos sem problemas não significa que os equipamentos serão eternos. 😉
Boa sorte.

• Amei 1
Postado
agora, Athom disse:

Agora você precisa saber se é problema na mobo, no slot PCI-e talvez, ou na própria GTX. Para isto, só testando sua GPU em outra mobo e/ou testando outra GPU na sua mobo.
O fato de usar por mais de 3 anos sem problemas não significa que os equipamentos serão eternos. 😉
Boa sorte.

Entendi, no meu caso como estou em fase de ENEM e dedicação(nem jogo mais nada haha), vou continuar usando apenas desta forma e como já é uma plataforma bem antiga vou deixar para atualizar tudo de uma vez em algum momento futuro, por hora podemos considerar o problema como resolvido. Obrigado a todos, irei fechar o tópico!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!