Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fiz recentemente praticamente todos os upgrades no meu computador. Sai de INTEL e NVIDIA e fui para full AMD. Já formatei computador e limpei tudo.

Porém, eu tô tentando gargalos extremos em qualquer tipo de jogo. Warzone ele roda liso, mas da umas travadas a cada 30s. No LoL, jogo leve praticamente, não passa de 75 FPS e cai MUITO fps durante toda a partida. Seria possível a fonte por não ser de extrema potência, ser a causadora dos gargalos?

Configs:

Ryzen 7 3800X
RX 5700 XT
16gb 2400mHz (fiz OC para 3000)
B450 AORUS M
PICHAU GAMING NIDUS 500W

Obs: o gabinete é muito bem refrigerado, acredito que isso não seja um problema.

Postado
35 minutos atrás, Luke Fernandes disse:

Fiz recentemente praticamente todos os upgrades no meu computador. Sai de INTEL e NVIDIA e fui para full AMD. Já formatei computador e limpei tudo.

Porém, eu tô tentando gargalos extremos em qualquer tipo de jogo. Warzone ele roda liso, mas da umas travadas a cada 30s. No LoL, jogo leve praticamente, não passa de 75 FPS e cai MUITO fps durante toda a partida. Seria possível a fonte por não ser de extrema potência, ser a causadora dos gargalos?

Configs:

Ryzen 7 3800X
RX 5700 XT
B450 AORUS M
PICHAU GAMING NIDUS 500W

Obs: o gabinete é muito bem refrigerado, acredito que isso não seja um problema.

rapaz, tem q ver isso ai, tu colocou um processador muito potente numa placa intermediaria e pode estar ai o problema.. essas b450 seguram no maximo um 3700x, acima disso elas comecam a sofrer um pouco e um desses sintomas é o classico thermal throttling onde os vrms esquentam demais, reduzem a frequencia do processador continuamente para abaixar a temperatura e ai você vai sentir esses efeitos

pra ter uma real nocao das coisas tem q se medir todas as temperaturas, dos vrms, do processador em si, saber a taxa de uso de placa de video e processador e monitorar o frametime pra ter alguma ideia por onde comecar

apesar de uma fonte de 500w, mas essas da pichau dizem serem boas e para esse setup, caso você nao tenha feito overclock creio q deva ser suficiente

no mais, de 3700x pra cima eu nao usaria em b450 de forma alguma.. é no minimo uma x570, ja que contarão com mais fases para alimentar o processador, tem uma melhor estrutura, componentes mais robustos, etc, etc, etc

Postado

@rodrigo.dcvieira @marcelo-kayo fiz um pequeno teste jogando LoL e esses são os resultados. Sou um pouco leigo, então não sei se é a média ou se está alto.. Mas nesse caso, estava ocorrendo muitas quedas de fps.

Obs: nessa mesma partida, a tela do meu computador ficou toda preta aleatoriamente.. Tudo tava funcionando normal, pois dava para ouvir, mas não tinha tela nenhuma. Isso já ocorreu em algumas outras vezes e em alguns outros jogos. Não sei se é porque estou usando um cabo displayport um pouco antigo..

Se o problema for realmente a placa-mãe, qual seria recomendada sem gastar horrores atualmente?

testelol.jpg

adicionado 33 minutos depois

Fiz alguns testes no CoD Warzone..

Obs: Durante o game, a temperatura da CPU chegava no pico de 81° (mas por questão de 1 ou 2 segundos) e no mínimo de 67°

cod2_Easy-Resize.com.jpg

Postado
Em 24/05/2020 às 10:07, Luke Fernandes disse:

Configs:

Ryzen 7 3800X
RX 5700 XT
B450 AORUS M
PICHAU GAMING NIDUS 500W

Realmente bem estranho.

Em 24/05/2020 às 10:07, Luke Fernandes disse:

Seria possível a fonte por não ser de extrema potência, ser a causadora dos gargalos?

500w é muita coisa amigo. Sua configuração mal consome 350, se o causa fosse fonte (O que eu duvido) seria algum defeito, no quesito potência você está bem servido.

Se seu processador está em stock e o gabinete é bem ventilado, eu descordo da possibilidade de thermal throttling. Apesar da placa realmente nãos ser recomendada pra esses modelos, em jogos vemos que a temperatura se mantem dentro dos níveis seguros.

Segue teste

Spoiler

Em 25/05/2020 às 02:20, Luke Fernandes disse:

Obs: Durante o game, a temperatura da CPU chegava no pico de 81° (mas por questão de 1 ou 2 segundos) e no mínimo de 67°

81ºC é uma temperatura bem alta pra um processador.

Você disse que o gabinete era ventilado, pode por favor citar marca e modelo dele apenas pra gente confirmar?

Apesar dos fatores citados acima ao meu ver esse problema está diretamente ligado a versão do driver de vídeo.

Se um jogo infinitamente mais pesado que o Lol roda sem problema (Cod Warzone) não faz sentido ser um problema geral (Como super aquecimento, thermal throttling ou mesmo over instável nas memórias) caso um destes fosse o cenário você teria problemas também no Warzone.

Se a versão do Drive está atualizada, recomendo remover e instalar uma ou duas versões anteriores. Não é incomum as fabricantes soltarem drives problemáticos, principalmente versões betas.

Outro hábito interessante é não atualizar o drive assim que ele for lançado.
Eu recomendaria fazer os testes antes de qualquer investimento.

Postado

Porém, eu tô tentando gargalos extremos em qualquer tipo de jogo. Warzone ele roda liso, mas da umas travadas a cada 30s. No LoL, jogo leve praticamente, não passa de 60 FPS e cai para 57-58 FPS durante toda a partida (e essa mini queda da uma travada absurda). Seria possível a fonte por não ser de extrema potência, ser a causadora dos gargalos?

Configs:

Ryzen 7 3800X
RX 5700 XT
B450 AORUS M
PICHAU GAMING NIDUS 500W
GABINETE GAMER PICHAU GADIT X 

Abaixo tem alguns prints de alguns testes que fiz durante os 2 jogos.

Obs: o gabinete é muito bem refrigerado, """acredito""" que isso não seja um problema.
Obs2: Durante o warzone, a temperatura da CPU chegava no pico de 81° (mas por questão de 1 ou 2 segundos) e no mínimo de 67°

cod1_Easy-Resize.com.jpg

cod2_Easy-Resize.com (1).jpg

codteste_Easy-Resize.com.jpg

testelol_Easy-Resize.com.jpg

Postado

@Luke Fernandes talvez seja por conta do overclock na ram, tente baixar a frequência e veja se melhora a estabilidade.

ps: você atualizou todos os drivers direto no site da fabricante ou usou algum programa pra isso? seu windows tá atualizado também?

Postado

@Caio Ferreira acredito que não seja o overclock porque antes de eu fazer, já estava dando esse problema. E na real, eu busquei fazer o OC exatamente por isso, achando que ia melhorar o desempenho, mas continuou o mesmo..

Eu atualizei todos os drivers site por site.. O windows está totalmente atualizado (só rolou uma atualização nova hoje).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!