Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock processador Xeon E5450


cabfenrir

Posts recomendados

Fala, jovens e jovas.

Tenho uma máquina com o lendário socket 775, placa-mãe Biostar G41D3C, 8MB RAM DDR3 (2x4GB dual channel), e recentemente fiz um upgrade nela, trocando um E5700 velho de guerra por um Xeon E5450 adaptado. Mesmo rodando em stock, o desempenho do processador e da máquina, no geral, me surpreenderam, rodando todos os jogos que coloquei nela, de forma bastante satisfatória, mesmo no caso de lançamentos, como Doom Eternal, por exemplo.

Porém, como todo nerd da velha escola, não me dei por satisfeito mesmo com o bom desempenho da máquina, e queria mais, e aproveitando o potencial desse modelo de Xeon pra overclock, comecei os meus testes. E está aí meu motivo para criar o tópico: encontrei relatos de quê esse processador chega, facilmente, aos 4GHz, porém, com a limitada Biostar, o máximo que consegui chegar, foi 3.2GHz (o processador roda originalmente a 3.0GHz).

Tenho uma boa fonte (Corsair 650w plus bronze), e no que se refere à placa-mãe, ao menos na teoria, ela atinge os 1333 mhz de memória através de overclock. Tenho dois pentes de memória, onde apesar de ambas serem 1333, uma é uma kingston KVR1333D3N9, e a outra, uma QBEX PC3-100700H. Existe na placa-mãe a opção de setar as memórias a 1333mhz, mas se faço isso, a placa-mãe não dá boot. O quê fiz foi colocar ambas na velocidade 1066, e ir subindo via overclock através do FSB. Detalhe: a placa não disponibiliza separação entre processador e memórias, ou seja, se sobe o clock do processador, o clock das memórias, sobe junto. Também não existe possibilidade de subir o vcore do processador. Resultado final: o Xeon, como já disse, está rodando a 3.2GHz, e as memórias, a 1136mhz, sendo os valores máximos que consegui chegar, com a máquina dando boot e rodando de forma extremamente satisfatória, tá voando baixo! Estou bastante satisfeito com o quê consegui extrair até aqui! Mas, é como eu disse: o processador tem potencial pra muito mais!

Citei o fato das memórias serem de modelos e marcas diferentes, pois achei que isso poderia estar barrando um overclock superior, porém, mesmo deixando apenas a memória mais nova (Kingston), também não foi possível ultrapassar os 1136mhz. E um detalhe que me chamou atenção é que eu digitei manualmente os DRAM SPD das memórias e, apesar disso, o desempenho delas é melhor se mantenho a atribuição automática feita pela bios.

Por fim, existe alguma forma de contornar qualquer que seja a limitação do processo, permitindo elevar o overclock ainda mais, ou a questão é que cheguei ao limite do quê a G41D3C é capaz de oferecer?

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra falar a verdade não tem não, o VRM dessa placa-mãe é fraco e o TDP suportado por ela é até 95W e além disso o chipset G41 não é o mais adequado pra isso.

Geralmente esses Xeons só chegam nos 3.5-4.0 GHz+ em placas-mãe baseadas nos chipsets P35, P45 ou X48.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@cabfenrir Boa tarde e seja bem vindo ao fórum

 

Assim como o a @Amanda Gonçalo  falou o chipset G41 é ruim de overclock, pode se considerar sortudo por ter chegado a 3.2Ghz.

Agora se fosse o chipset P35, P45 , X48 até mesmo o G31, ai muda a história.

Já usei esse processador em uma placa-mãe com chipset G31 e consegui ir bem mais longe, se não me engano 3.3 ou 3.4Ghz não me lembro ao certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 29/05/2020 às 16:59, Gilvann Fuhr disse:

@Edvaldo J. Frederico bah valeu aí. Essa placa de vídeo é boa? Ou preciso trocar ela? O que posso fazer com essa em dias atuais?

Boa tarde

 

Atende suas necessidades?

 Se sim, ela é boa.

Agora se não atende, aí precisamos saber o quanto você pode gastar em uma nova placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
24 minutos atrás, Gilvann Fuhr disse:

@Edvaldo J. Frederico até agora não me deu problemas, mas uso SolidWorks 2019 para estudo. Meu processador aguenta uma melhor? 

Boa noite

 

@Amanda Gonçalo que placa de vídeo da pra colocar com esse PC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

 

@Amanda Gonçalo que placa de vídeo da pra colocar com esse PC?

 

Em termos de suporte ela deve suportar até as GTX série 10, e as RX 400/500 eu não tenho total certeza.

Porém como a plataforma já tem uma certa idade, IPC mais fraco coisa e tal, creio que a melhor GPU suportada antes que o gargalo comece a ficar muito grande seria algo como a GTX 750 Ti, quem sabe até mesmo uma GTX 760 ou GTX 1050/1050 Ti.

 

Com as Radeon eu acredito que até as RX 550 ou 560 também casam bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
15 minutos atrás, Gdarkone10 disse:

@Edvaldo J. Frederico Oi boa tarde, nao sei se tenho direito de perguntar isso aqui, mas vi que você fez o overclock no seu x3450, eu uso o mesmo mas nao tem na bios essa opção, tem como fazer apenas por aplicativo? desculpa se preciso fazer um topico novo eu faço

Boa tarde e seja bem vindo ao fórum.

 

Qual o modelo da sua placa-mãe, fonte, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Muito obrigado! 
Eu uso a ipmip gs rev 1.02, fonte da Dr. Hank 500w reais que ja foi feito o teste aqui no Cdh, e o xeon x3450 stock, e 16gb de ram. o pc ta funcionando perfeito mas eu notei que com over poderia melhorar em alguns aplicativos que exigem mais, eu gostaria de aumentar o clock de 2,67 do xeon para 3.0, tirei foto da bios mas nao encontrei nada!

pc.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
33 minutos atrás, Gdarkone10 disse:

@Edvaldo J. Frederico Muito obrigado! 
Eu uso a ipmip gs rev 1.02, fonte da Dr. Hank 500w reais que ja foi feito o teste aqui no Cdh, e o xeon x3450 stock, e 16gb de ram. o pc ta funcionando perfeito mas eu notei que com over poderia melhorar em alguns aplicativos que exigem mais, eu gostaria de aumentar o clock de 2,67 do xeon para 3.0, tirei foto da bios mas nao encontrei nada!

pc.png

Essa sua placa-mãe parece ser da própria intel, e parece que não tem opção de fazer overclock nela 😞

placa-me-ipmip-gs-socket-1156-1a-geraco-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!