Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc não reconhece toda memória ram


Posts recomendados

   Boa noite pessoal, tive um problema com o pc da minha namorada agora que envolve a memória ram, ela tem 8gb mas só reconhece 3,98...
Já fiz os seguintes testes:
Testar cada memória ram
Testar os slots da placa-mãe
Limpar a memória e inverter os slots
Configurar o MSCONFIG
   E mesmo assim nenhum desses deu certo. 😕
CONFIG DO PC:
FX 6300
2 PENTES DE 4GB DDR3 1333
N68-VS3 FX
GTX 1050 TI
KCAS 400W 80PLUS
SSD 120 + HD 500

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A versão do windows é a 64, olhei na bios dela e conta como se estivesse em single channel, aí eu peguei tirei as 2 memórias testei em outro pc e as duas funcionaram, aí testei os slots da placa-mãe, limpei os 2 e os 2 funcionou, mas na hora de ligar as 2 memórias só utiliza 4gb 😕 Depois vou ver se acho essa função na bios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi aqui que essa placa-mãe tem vídeo integrado, isso também come a memória RAM. Mesmo a máquina tendo instalada a GTX 1050, você precisa desabilitar, na BIOS, o vídeo onboard. Não é o suficiente pra tirar os 4GB faltantes, mas explica o reconhecimento de apenas 3.8GB, dos 4 totais da memória.

 

Você tentou ligar a máquina com apenas um dos pentes de memória, de cada vez? Caso não tenha tentado, faça isso. Ligue o computador com um dos pentes, veja se a BIOS e o windows reconhecem os 4GB. Desligue tudo, troque pelo outro pente e repita o processo, pra se certificar que as duas tão funcionando nessa máquina. Como você disse que elas funcionaram em outro PC, pode ser um problema em um dos slots de RAM da placa, tente limpar os contatos com uma borracha.

 

No mais, tira uma foto da tela com a BIOS mostrando as informações da RAM, não ficou claro pra mim se a BIOS reconhece os 8GB e só o Windows que não, ou se em nenhuma hipótese os 8GB são reconhecidos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... na minha opinião, só restam duas coisas a serem feitas, a primeira seria atualizar a BIOS da placa-mãe. Pode ser algum tipo de bug que uma atualização pode eventualmente resolver.

 

A outra, é que seria um problema de hardware. Não há outra explicação. Porém, não necessariamente a placa-mãe tá com defeito. Pode ser um processador mal colocado, ou até mesmo um cooler mal colocado, que deixa o processador mais apertado de um lado, do quê do outro, ficando "bambo" no socket.

 

Primeiro, tente a atualização da BIOS. Se não resolver, remova o cooler e o processador, e reinstale ambos cuidadosamente, certificando-se de quê tá tudo certo (não esqueça de fazer a limpeza da pasta térmica velha e aplicar uma nova base). Garanta que o processador está com os pinos todos corretamente encaixados, e que o cooler tá totalmente preso, sem nenhum lado solto ou menos preso que os outros.

 

Depois de ver esse print, te digo que não há configuração BIOS/Windows que resolva isso aí. Só restam as alternativas acima. E não deixe de me atualizar com os resultados, pois agora quero saber qual vai ser o fim dessa *****... AUhAUhua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta bem kkkk, vou tentar atualizar a bios aqui e dar uma olhada no processador e no cooler! pode deixar que qualquer coisa irei deixar as informações aqui kkkkkk

adicionado 42 minutos depois

Mano estava fazendo o procedimento que tu me passou e adivinha só, na hora de tirar o processador do socket ele não saia de jeito nenhum, parecia que estava colado ali, então com muito cuidado consegui tirar ele e estava com um pino levemente torto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lukas Diago olha aí, cara... achamos a zica! agora, com cuidado, você pode desentortar esse pino, mas tome realmente cuidado, pois se o pino quebrar, já era processador, e se ligar com um pino encostado no outro, é curto! você pode usar uma agulha, foi o quê usei quando precisei fazer o mesmo, e o processador voltou a funcionar de boa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lukas Diago E aí, cara!? Faz mais de uma semana que você não dá retorno! O quê deu na máquina? Escolha sua alternativa:

 

a) Deu certo, voltou a funcionar e a cremosa ficou tão feliz que não consigo mais nem voltar pro forum ( ° ͜ʖ ͡°)

b) Deu tudo errado, a cremosa me espancou por ter estragado a máquina dela e to internado na UTI

c) Tive que comprar um novo processador e to esperando chegar

d) Tamo jogando tanto que nem tive tempo de voltar aqui

e) Nenhuma das alternativas

 

AUAHau

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@cabfenrir Opa mano, peço desculpas não ter dado retorno kkkk, a gente tinha desistido e até vendeu uma memória ram do pc, mas um dia decidi tentar arrumar e consegui o pc voltou a vida, porém não tenho certeza se voltou 100%, pois no gerenciador constava como 3 núcleos e 6 lógicos (eu sei que os fx 6300 não possuem realmente 6 núcleos físicos, mas eu não lembro se no gerenciador ele dizia 6 núcleos ou 3 kkkk). Enfim, deu tudo certo e agradeço toda a ajuda mano! E mais uma vez peço desculpas a demora, pois esqueci totalmente mesmo kkk! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lukas Diago  mas então, se vocês venderam uma das memórias, o dual channel nunca funcionou, mesmo acertando o processador no socket. foi isso mesmo? é isso que eu queria saber, se o dual channel chegou a funcionar. ou vocês nem tentaram mais ligar o PC depois que tiraram o processador?

 

e falando no processador, tá zoado isso aí. na parte de processadores do gerenciador de dispositivos, tem que aparecer 6 processadores. dá uma olhada também com o CPUZ, tem que aparecer 6 cores e 6 threads.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cabfenrir Imagino eu que não era reconhecido o dual channel por causa do problema do processador, pois sempre funcionou perfeito o dual, aí quando começou a dar esses problemas parou de reconhecer toda a memória, e também acho que o culpado por ter entortado o processador foi o air cooler dele, um Cooler Master Blizzard T2, o cooler apertava muito o processador no socket e quando desentortei os pinos do processador com o blizzard o pc não ligava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...