Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual melhor placa-mãe pra usar com AMD Ryzen 7 2700x ?


Posts recomendados

Bom dia, não entendo muito de configurações. Trabalhando geralmente com edição em fotografia e vídeos.  Pensando em comprar um ryzen 7 2700x , me indicaram a placa-mãe Asus Prime B350-PLUS DDR4 Socket AM4 com Placa de Video Asus Radeon RX 470 OC 4GB GDDR5 ROG Strix 256-bit, STRIX-RX470-O4G-GAMING e 2x8GB de RAM 3000MHz CL15 da corsair,e Fonte Corsair CV650, 650W, 80 Plus Bronze. Essas configurações estarias corretas e daria pra trabalhar sem problema ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ao invés do 2700x, um Ryzen 5 1600AF te atenderia com um custo inferior. RX470 não esta mais em fabricação, sua sucessora é a RX570, sobre a placa de vídeo, fica de olho nas promoções, essa queda na economia matou o preço delas, um bom preço para a RX570 atualmente seria de 700-800 e a RX580 de 900-1000, fica de olho nas promoções que se aproximem desses valores, ambas te atendem. placa-mãe com melhor custo benefício no momento é a B450M-DS3H

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aline Lopes O Ryzen 2700X não é sua melhor opção. Além de causar superaquecimento no VRM por ter alto consumo, não tem o melhor desempenho nessa faixa de preço. O Ryzen 5 3600 tem desempenho superior custando menos, o 3600X tem desempenho superior na mesma faixa de preço, ambos consumindo menos.

 

Não recomendo a placa-mãe Asus Prime B350-PLUS. Se vai investir em algo novo, pegue no mínimo uma B450 para poder fazer upgrades depois. Recomendo a Gigabyte B450M DS3H, que tem 4 slots de memória, dissipador no VRM e é a mais barata de bom custo benefício da categoria.

 

Placa de vídeo pode ser basicamente qualquer uma a menos que você vá usar programas de edição que se beneficiam de CUDA. Se for usar AfterEffects, Premiere e similares, pegue uma Nvidia. Nenhuma placa de vídeo vai te beneficiar fora isso a menos que você vá usar para jogar também. Modelos de Nvidia que eu recomendo hoje são a GTX 1650 (muito mais do que você precisa) ou a GTX 1660 (que é mais indicada se for usar para jogar também). O recurso CUDA dessas placas justifica o investimento se for usar os programas supracitados, pois aumenta muito o desempenho de edição de vídeo.

 

Memória RAM pode ser de qualquer uma dessas marcas: G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG

CAS 15 não é sempre um sinônimo de desempenho. Vejo muitos testes de memórias de entrada que tem CAS menor e não alcançam desempenho superior por causa disso. Similarmente, frequência não é exatamente sinônimo de desempenho. Via de regra recomendo memórias de qualquer uma das marcas que recomendei acima, com 3000 MHz ou mais de velocidade. Sempre vale comparar e ver qual tem o melhor custo/benefício, mas se quiser saber na ponta do lápis a diferença basta procurar pelo modelo de RAM que te interessou seguido da palavra "review" no google. Assim você encontra artigos com testes reais que realmente mostram se há diferença. Vale ressaltar que a plataforma deve ser Ryzen nos testes para serem comparáveis ao que você vai obter.

 

Fonte está superdimensionada, na segunda linha da corsair nada menos. Recomendo a CX450 ou a CX550, lembrando que não importa qual PC você vai montar hoje, a CX450 tem potência suficiente e é mais segura que qualquer VS ou CV, contando inclusive com garantia superior. A linha CX inteira tem garantia de 5 anos, e isso deve ser o bastante para convencer qualquer pessoa de sua qualidade superior. Se quiser uma fonte realmente superior (aparentemente quem te recomendou todos esses componentes pensou que tinha isso em mente), pode pegar a XFX XTR2 550w 80+ Gold Full Modular. Entre a XFX e as Corsair, vá com o que achar mais interessante. Pessoalmente utilizo a XFX no meu PC principal.

 

Sobre seu fluxo de trabalho e a qualidade dele, seria interessante saber exatamente quais programas vai utilizar, pois cada programa tem requisitos diferentes.

 

Além de tudo que disse, recomendo que observe bem o arrefecimento da máquina, pois isso, juntamente com a qualidade da fonte, vai determinar a durabilidade de todos os componentes. Recomendo um cooler Hyper 212 para qualquer um desses processadores que lhe indiquei. Se quiser gastar um pouquinho a mais, o Hyper 212 Turbo, o MA410P e o MA620P são superiores, com preços e desempenho um pouco melhores uns do que os outros (vale observar seu orçamento e o preço de mercado).

O gabinete eu recomendo qualquer um dos abaixo, lembrando de instalar pelo menos 4 ventoinhas (contando com as pré-instaladas), ou todas que o gabinete suportar (preferível). Se o gabinete que você escolher suportar ventoinhas de 140mm, prefira elas, pois resfriam mais e fazem menos ruído. Marcas para ventoinhas recomendo Deepcool, Aerocool, Cooler Master, Noctua e Thermaltake. 

 

Modelos de gabinetes bons: 

  • Aerocool Aero 500G RGB BK
  • Aerocool Aero One Frost
  • Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
  • Cougar MX330-G
  • Deepcool E-Shield
  • Deepcool Matrexx 55 Mesh
  • Thermaltake Comander C35 TG ARGB
  • Thermaltake Versa J24

Ah, e SSD não vai aumentar o desempenho de sua máquina nem a velocidade para execução de sua atividade. Se quiser comprar mesmo assim, recomendo as mesmas marcas das memórias que recomendei, acrescentando Intel, Samsung e Western Digital, preferencialmente modelos de interface M.2 SATA ou NVMe se o dinheiro estiver sobrando.

 

Resta saber quem vai montar o PC para você, ou se você mesma vai montá-lo.

 
Comparação dos três processadores: Link

 

image.png.65270e9afbd47a8a71c79f3c4c1a6a84.png

 
 
Ah, e para edição de vídeo profissional, se você tem orçamento suficiente para uma CPU superior, não pegue nada abaixo de Ryzen 5 3600, a menos que esteja com orçamento curto. Mesmo assim, eu sacrificaria muitas outras coisas antes de optar por reduzir o desempenho da CPU. Similarmente, não pegaria nenhuma placa de vídeo AMD se os programas que for utilizar fizerem uso de CUDA.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods nossa muito obrigada ! Agora vou rever novamente pra investir. Os programas que utilizo pra edição são os programas da Adobe ... Lightroom, PS , première , e vou começar a utilizar o Sony Vegas . Porém meu foco é mais em fotografia em edição de imagens do que em  vídeos. No momento não consigo investir muito , por isso to a procura de algo que seja bem custo benefício e não traria dor de cabeça kk. Então seria melhor investir num Ryzen 5 3600 ? 
 Em relação ao gabinete estava vendo o modelo da likitec titan v2 mid Tower . Seria uma boa opção ? 
Grata desde já.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aline Lopes Ryzen 3600, sem sombra de dúvidas, é superior e tem melhor custo/benefício que o 2700X (daqui há pouco aparece o povo do overclock para reclamar, rs).

 

Não recomendo esse gabinete. Procure marcas de qualidade como corsair, cooler master, deepcool, aerocool, lian li, nzxt e thermaltake. Sempre priorize frente perfurada (mesh), instalação de fonte inferior, filtragem de ar no painel frontal e tampo superior. São todos os pré-requisitos mínimos para um PC durar bem. Pessoalmente prefiro tampo lateral de vidro temperado por diversas razões além da estética.

 

Se estiver com orçamento limitado dá para adiar a compra de algumas coisas para montar uma boa base e depois ir acrescentando o que faltou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Aline Lopes disse:

Os programas que utilizo pra edição são os programas da Adobe ... Lightroom, PS , première , e vou começar a utilizar o Sony Vegas

Alguns desses programas, em especial o premiere e o vegas, podem sim se beneficiar com o uso de CUDA. Ainda sim, como você disse que edição de vídeo não é sua prioridade, você pode muito bem comprar uma GPU mais barata e investir melhor na CPU sem perdas. Acredito que o Ryzen 5 3600 ou o 3600X são as melhores opções para você, pois ambos tem excesso de poder de processamento em ambientes multi threaded, mas ainda sim você precisará de uma GPU. A GTX 1650 seria uma boa opção se o preço não estiver muito próximo da 1660. Se a RX 570 estiver muito mais barata, talvez compense também. Bem da verdade, mesmo uma GPU de entrada seria tão boa quanto essas, mas não consigo contemplar mentalmente qual opção de entrada não seria um enorme desperdício de dinheiro hoje. Vai de ti, mas sempre consulte a comunidade aqui para saber se não está comprando gato por lebre. Tem muita porcaria de 5 anos atrás sendo vendida pelo mesmo preço de coisas atuais e muito superiores. Convém sempre comparar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/06/2020 às 22:33, WOZ Dods disse:

Alguns desses programas, em especial o premiere e o vegas, podem sim se beneficiar com o uso de CUDA. Ainda sim, como você disse que edição de vídeo não é sua prioridade, você pode muito bem comprar uma GPU mais barata e investir melhor na CPU sem perdas. Acredito que o Ryzen 5 3600 ou o 3600X são as melhores opções para você, pois ambos tem excesso de poder de processamento em ambientes multi threaded, mas ainda sim você precisará de uma GPU. A GTX 1650 seria uma boa opção se o preço não estiver muito próximo da 1660. Se a RX 570 estiver muito mais barata, talvez compense também. Bem da verdade, mesmo uma GPU de entrada seria tão boa quanto essas, mas não consigo contemplar mentalmente qual opção de entrada não seria um enorme desperdício de dinheiro hoje. Vai de ti, mas sempre consulte a comunidade aqui para saber se não está comprando gato por lebre. Tem muita porcaria de 5 anos atrás sendo vendida pelo mesmo preço de coisas atuais e muito superiores. Convém sempre comparar.

Muito obrigada, me ajudou bastante , vou pesquisar no mercado os valores , mas acho bom esperar um pouco a esperança do dólar cair mais um pouco, as placas e principalmente os processadores tão com preço absurdos de diferença de 3 meses atrás. Se sair em conta vou investir numa GPU melhor sim ☺️ 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Aline Lopes Já fiz as pazes com adiar meu upgrade para ano que vem. Nesse meio tempo vou observando o mercado e deixando o dinheiro reservado.

Esperaria também , porém a urgência pro trabalho tá difícil kkkk e a paciência com a demanda de coisa pra editar num i3  tá acabando já . Não vou perder a fé que o dólar cai até final do ano kk 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aline Lopes Acho improvável que caia significativamente. Nesse meio tempo, fique de olho em promoções. De vez em quando rolam umas que compensam, e nos EUA a AMD tem cortado os preços das CPUs Ryzen semanalmente. Cada hora ela corta o preço de uma linha. Eventualmente esses cortes chegam aqui (demora, mas chega), e essa é a hora certa de comprar.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@WOZ Dods Ca estou novamente kkkk vi uma "promoção " de dois slot de memória RGB de 8GB cada com 3200 , porém na dúvida se seria confiável a compra pela marca.  Você que tem conhecimento na área saberia me dizer se seria uma boa compra ? O valor tá saindo 574,00 . O modelo seria Memória Geil EVO X II, RGB, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16 - GAEXSY416GB3200C16ADC. 
Desde já agradeço.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aline Lopes Em desempenho são parecidas. A MSI tem várias características interessantes em vista da B450M DS3H, como slot PCI-e reforçado, dissipadores mais robustos (e bonitos) no VRM e chipset, USB 3.1 Gen 2 Type C e suporte a velocidades de RAM superiores. No geral, a tomahawk é sim uma MB superior, mas o preço normal dela é tão próximo das X470 e X570 que eu compraria uma dessas se fosse gastar tanto. Afinal, se você está gastando 400 reais a mais, porque não gastar 700 a mais? 

Para todas as razões e efeitos, a B450M DS3H será suficiente para extrair o potencial de seus componentes. Se estiver com grana sobrando e realmente quiser algo superior, que pessoalmente eu não faria, a tomahawk é sim uma boa opção, mas vale sempre comparar com modelos X570 antes de fechar a compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aline Lopes Para OC a presença de dissipadores é determinante no desempenho e durabilidade de um sistema. Para as pessoas que não pretendem fazer OC, não tanto. A questão mais importante é que para usar uma placa-mãe como esta, você tem que manter o fluxo de ar do gabinete bem melhor do que teria de manter em qualquer outra placa-mãe. Se quiser comprar a Asus Prime B450, pode, mas tenha em mente que vai precisar de um gabinete de qualidade (frente em mesh, montagem da fonte inferior), bem como um arrefecimento de qualidade (todas as ventoinhas que ele suportar). Venhamos e convenhamos, isso bem deveria ser padrão para todos, mas não é porque tem gente que prefere gastar mais em aspectos secundários do que na durabilidade de um PC, independentemente do modelo de placa-mãe escolhido.

 

Dito tudo isso, ainda tem o aspecto do valor. A B450 Prime tem valor similar (está no mesmo patamar) da Gigabyte B450M DS3H, que além de estar amplamente disponível no mercado é consagrada pela durabilidade e qualidade de fabricação.

Enfim, se puder pegar a B450M DS3H, pegue. Se não lhe restar opção que não a Asus B450 Prime, então tente manter o melhor fluxo de ar possível em seu gabinete. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 21/06/2020 às 13:13, WOZ Dods disse:

@Aline Lopes Para OC a presença de dissipadores é determinante no desempenho e durabilidade de um sistema. Para as pessoas que não pretendem fazer OC, não tanto. A questão mais importante é que para usar uma placa-mãe como esta, você tem que manter o fluxo de ar do gabinete bem melhor do que teria de manter em qualquer outra placa-mãe. Se quiser comprar a Asus Prime B450, pode, mas tenha em mente que vai precisar de um gabinete de qualidade (frente em mesh, montagem da fonte inferior), bem como um arrefecimento de qualidade (todas as ventoinhas que ele suportar). Venhamos e convenhamos, isso bem deveria ser padrão para todos, mas não é porque tem gente que prefere gastar mais em aspectos secundários do que na durabilidade de um PC, independentemente do modelo de placa-mãe escolhido.

 

Dito tudo isso, ainda tem o aspecto do valor. A B450 Prime tem valor similar (está no mesmo patamar) da Gigabyte B450M DS3H, que além de estar amplamente disponível no mercado é consagrada pela durabilidade e qualidade de fabricação.

Enfim, se puder pegar a B450M DS3H, pegue. Se não lhe restar opção que não a Asus B450 Prime, então tente manter o melhor fluxo de ar possível em seu gabinete. 

O difícil achar uma placa-mãe em conta hoje kkk visto que a Gigabyte tá saindo por 823 a vista.  Aguardando a poeira abaixar pra ver se os valores caem um pouco porém a tendência continua só aumentar.  Mas tenho fé kkkk.  Aqui estou eu com mais um dúvida , mas a respeito das fontes, iria pegar a corsair cx 550 , porém vejo muitos comentários até um tópico aqui no clube que as fontes estão de certa forma explodindo ou parando de funcionar.  Fui atrás do modelo que você usa que é a XFC , porém o valor tá um pouco superior e estoque indisponível . Vejo muita promoção da Gammax, recentemente uma promo Fonte Gamer ATX Gamemax GM550 550W 80 Plus Bronze PFC Ativo por 304,00 , seria uma linha de fonte boa pra minha mobo ? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aline Lopes a que tenho no caso é a XFX XTR2. Pra modelo cada letrinha é importante.

As CX 550 e 650 estão com problemas sim, especificamente de um lote da Kabum (visite o tópico fixo em fontes e acompanhe).

 

O que tenho feito é recomendar que as pessoas procurem modelos desta lista abaixo, somente "tier B" ou superior. Foi numa pesquisa dessas que achei a XFX XTR2 custando 360 a 380 ano passado, isso sendo tier A.

adicionado 1 minuto depois
13 minutos atrás, Aline Lopes disse:

Vejo muita promoção da Gammax, recentemente uma promo Fonte Gamer ATX Gamemax GM550 550W 80 Plus Bronze PFC Ativo por 304,00 , seria uma linha de fonte boa pra minha mobo ?

Veja na lista. Não conheço a marca a fundo, não sei se presta. Raramente marcas pequenas tem produtos de qualidade, especialmente no tocante a fontes.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...