Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

estou preocupado com a temperatura do meu i5-2400


Posts recomendados

Boa Tarde, estou preocupado com a temperatura do meu i5-2400, em vários momentos enquanto estou jogando ele fica na casa dos 83ºC e confesso que já vi momento em que ele bateu os 91ºC, essa temperatura de acordo com o site da Intel não é normal já que o limite térmico é 72.6ºC. 

 

No gabinete onde têm 3 fãs, sendo 2 colocando ar frio (estão em baixa rotação e posicionados atrás do meu gabinete) e um como exaustor (com alta rotação posicionado no topo do gabinete). 

 

Já descartei a possibilidade de estar enfrentando o problema na circulação do ar, pois hoje mesmo tirei a tampa do computador e fiquei jogando com ele, e a diferença de temperatura foi de 2 a 3ºC (considero margem de erro).

 

A frequência base do i5 em questão é de 3.1Ghz com boost nos quatro núcleos para 3.2Ghz e percebo que durante as jogatinas o processador fica na frequência de boost, não notei nenhum problema relacionado a thermal throttling, e o vCore do meu processador acredito que está correto (De acordo com o HWMonitor o vCore máximo foi de 1.261v). O cooler que utilizo não é cooler box da intel, o que utilizo acredito que seja bastante eficiente já que o dissipador é razoavelmente alto e a 100% fica a 5200rpm.

 

Já fui na BIOS da placa-mãe diversas vezes para verificar se o termal throttling e o sistema de proteção contra superaquecimento estão ativados, e em todas as vezes que chequei estes recursos estão ativados. Ganhei este processador, gabinete, pentes de memória e fonte de um amigo meu, pois a placa-mãe que ele utilizava (Itautec, não sei dizer o modelo) queimou, então apenas comprei uma placa-mãe (ASRock H61M-HVS) e uma placa de vídeo (RX 550) para poder utilizar o computador para jogos, suspeito que a placa-mãe dele tenha queimado devido ao mesmo problema que enfrento agora (altas temperaturas).

 

Utilizo uma pasta térmica branca (não sei dizer a marca), já foi aplicada há uns 8 meses, mas não acredito que trocando ela resolverá o problema, já que está longe do tempo indicado para a troca por motivos de ressecamento. Enfrento esse problema há uns 8 meses (desde que montei o computador) e o utilizo em média de 8 a 12 horas por dia, maior parte do tempo jogando e por me considerar um usuário que estressa bastante o computador, e que pretende ficar com ele por muito tempo (pretendo ficar com este computador por uns 4 ou 5 anos), espero que alguém possa dar uma luz aqui, porque não sei mais o que fazer, desde já agradeço por ter lido até aqui :)

 

image.thumb.png.26de5a72cc345b14d0c899376d6800b4.png

image.png.57d31cad08a48db5de4440401f2d0ee6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Caio Ferreira disse:

amigo, tente ser o mais breve possível na queixa, texto longo demais CANSA e espanta os interessados em ajudar. seu problema é superaquecimento do i5?

Sim, e quanto ao texto ser longo, apenas especifiquei a configuração do computador e todas as soluções que já tentei para evitar sugerirem algo que já tenha feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, PlayerUzumaki disse:

@Gilson668 troque a pasta térmica pois já deve ta seca. Pois a média de tempo de troca dela é mais ou menos 3 a 4 meses se não to enganado, e o pc ta limpo ?

Ok, irei trocar a pasta térmica agora mesmo. E sim, está limpo, faço limpeza a cada 2 mês

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gilson668 o cooler box é o original ou você pegou de outro processador? recomendo que você faça uma nova aplicaçao de pasta com a placa-mãe fora do gabinete pra você ter certeza que todos os encaixes estão bem instalados.

 

se tiver duvidas, veja um tutorial no youtube. aplique uma gota do tamanho de um feijao no centro do processador e instale o cooler, eh bem simples. sugiro que limpe o pc apenas a cada 6 meses. nao tem necessidade ficar abrindo o tempo todo se ele esta funcionando bem.

 

ps: nao esqueça de remover BEM a pasta antiga com um papel higienico, assim como limpar também a base do cooler. melhor ainda se tiver alcool isopropilico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PlayerUzumaki eu tinha um i5 2310. o cooler box era TERRÍVEL. não conseguia jogar mais de 10min, a máquina desligava. na época não era tão entendido, meados de 2012, mas comprei um air cooler da cooler master e nunca mais tive problemas, nunca sequer passou de 55º mesmo eu morando em fortaleza...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Barbosa Melo aqueles encaixes é algo tão ultrapassado, cara... veja como a empresa é relaxada, nem isso eles corrigem, simplesmente não ligam porque tem trouxa que ainda compra sem reclamar. uma engenharia que qualquer estagiário resolve mas eles só não se importam em mudar o projeto porque devem ter um estoque gigantesco do mesmo modelo enquanto socket mudam a cada 2 anos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PlayerUzumaki disse:

@Gilson668 troque a pasta térmica pois já deve ta seca. Pois a média de tempo de troca dela é mais ou menos 3 a 4 meses se não to enganado, e o pc ta limpo ?

Acabei de trocar a pasta térmica e estava um pouco seca, irei fazer alguns testes para verificar se a temperatura melhorou (Pasta térmica utilizada: Implastec)

 

 

1 hora atrás, Caio Ferreira disse:

@Gilson668 o cooler box é o original ou você pegou de outro processador? recomendo que você faça uma nova aplicaçao de pasta com a placa-mãe fora do gabinete pra você ter certeza que todos os encaixes estão bem instalados.

 

se tiver duvidas, veja um tutorial no youtube. aplique uma gota do tamanho de um feijao no centro do processador e instale o cooler, eh bem simples. sugiro que limpe o pc apenas a cada 6 meses. nao tem necessidade ficar abrindo o tempo todo se ele esta funcionando bem.

 

ps: nao esqueça de remover BEM a pasta antiga com um papel higienico, assim como limpar também a base do cooler. melhor ainda se tiver alcool isopropilico.

 
O cooler que utilizo não é o da Intel, é de outra marca e veio junto com o processador, acredito que ele seja minimamente eficiente, pois o dissipador dele é razoavelmente grande e a 100% fica a 5200 RPM, segue foto dele:
 

93588028_WhatsAppImage2020-06-04at19_49_26.thumb.jpeg.449d7d4d22309681336c5914181d9f53.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas para atualizar o post... Eu apliquei novamente a pasta térmica e para minha surpresa as temperaturas melhoraram consideravelmente (máximas de 79ºC na leitura feita pelo processador e 59º na da placa-mãe), comparando com o primeiro resultado houve uma redução de 7% e com o segundo resultado tive uma redução de 20%. Ainda estou longe do ideal, mas como o amigo Felipe mencionou apenas pegando um bom cooler para apagar este incêndio em definitivo. Obrigado a todos que me ajudaram e se alguém puder deixar a sugestão de um bom cooler eu aceito. Segue print do teste: 728149739_Testedetemperatura05-06-2020.thumb.jpeg.4359ff10b3a0a20649e9002fed0cbb26.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

R

Em 05/06/2020 às 10:58, Gilson668 disse:

Apenas para atualizar o post... Eu apliquei novamente a pasta térmica e para minha surpresa as temperaturas melhoraram consideravelmente (máximas de 79ºC na leitura feita pelo processador e 59º na da placa-mãe), comparando com o primeiro resultado houve uma redução de 7% e com o segundo resultado tive uma redução de 20%. Ainda estou longe do ideal, mas como o amigo Felipe mencionou apenas pegando um bom cooler para apagar este incêndio em definitivo. Obrigado a todos que me ajudaram e se alguém puder deixar a sugestão de um bom cooler eu aceito. Segue print do teste: 728149739_Testedetemperatura05-06-2020.thumb.jpeg.4359ff10b3a0a20649e9002fed0cbb26.jpeg

Rapaz ja pensou na possibilidade dos sensores da placa-mãe esta totalmente fora da realidade, ou sensores danificados? se voce observar sensores estão uma maximo de 40º outros na faixa de 117ºC e fuckin 420ºC, e comum sensores de placas mais custo benefícios apresentarem problemas. vou da uma olhada na sua placa-mãe especifica e verificar onde fica localizada esses sensores.

adicionado 5 minutos depois

É pense em usar outros metodos de medição, pode usar afterburner ou aida64

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/06/2020 às 20:09, Martered disse:

R

Rapaz ja pensou na possibilidade dos sensores da placa-mãe esta totalmente fora da realidade, ou sensores danificados? se voce observar sensores estão uma maximo de 40º outros na faixa de 117ºC e fuckin 420ºC, e comum sensores de placas mais custo benefícios apresentarem problemas. vou da uma olhada na sua placa-mãe especifica e verificar onde fica localizada esses sensores.

adicionado 5 minutos depois

É pense em usar outros metodos de medição, pode usar afterburner ou aida64

Sim, percebi isso, utilizo para medição os sensores do processador

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!