Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock na memoria ram


Kass

Posts recomendados

Fiz overclock na memoria ram de 2100hz para 2400hz e ficou bem estável e queria aumentar mais, mas não tem opções alem de 2400hz na bios, será que esse é o limite da placa-mãe? (Biostars H110MGC) e alguém me recomenda mudar algo nos times? Obrigado!!!  

 

Estou usando um Pentium g4560 mas vou fazer upgrade para um i3 9100f! Ou será que é melhor um ryzen? 

image.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kelven Aguiar da Silva 1º boa dia e be vindo ao fórum, mesmo não tendo a sua configuração completa vou te ajudar.

 

2º você mesmo já respondeu se não tem opção nessa placa-mãe para mais de 2400mhz então não tem jeito.

 

3º Essa placa-mãe não é recomendada para processadores de 8º nem de 9º geração embora através de gambiarra eles possam funcionar.

 

4º ainda da para aumentar a velocidade da memórias diminuindo as latências, você mesmo mostra na sua segunda foto as latências dela na BIOS, só ir diminuindo ai.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx @Henrique PP Obrigado! Eu tinha quase certeza que era isso mesmo. Vou tentar diminuir as latencias.

 

Quando eu comprar os processadores vou comprar as suas respectivas placas mães compativeis

o i3 9100f com uma Placa-Mãe Gigabyte H310M LGA 1151, pelos testes que vi esse processador supera os ryzen vendo em conta o custo/beneficio

 

Minha config é o pentium g4560, uma rx470, 1x8Gb de ram, fonte 550w da cooler master com ssd

estou pensando também em vender meu pente de 8 e comprar 2 de 4Gb para fazer dual.

Meu objetivo é jogar Apex sem cair o fps para menos de 60 na hora do "tiroteio" mas para trocar a placa de vídeo tenho que tirar esse pentium se não ia mudar nada kkkkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Phoenyx disse:

@Kelven Aguiar da Silva Pentes de 4GB hoje é retrocesso. Pega outro de 8GB.

Quanto ao processador, eu não pegaria nenhum abaixo de 6 núcleos, isto se você visa longevidade.

Idem...

Compre mais 1 pente de 8GB e terás dual channel somando com essa ai. Mas recomendo compra da mesma marca e modelo para garantir compatibilidade.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx  Problema que tenho que trocar placa-mãe e o processador, qual processador você me recomenda? o melhor Custo/Beneficio.

Eu uso esse site "I3 9100F VS I5 7400"  para comparar processadores.

 

@Henrique PP É exatamente por causa desse vídeo que queria trocar minha memoria ram, pois ele disse que mesmo comprando 2 memoria igual, é difícil elas serem idênticas e é melhor 2x4Gb idênticas do que 2x8Gb diferentes já que quase nem um jogo usa mais que 8Gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Kelven Aguiar da Silva Melhor custo benefício hoje é o R5 1600AF, pode esquecer Intel neste caso.

Quanto ao vídeo, tem vários pormenores aí, ele não tá errado mas tmb não está certo. Você encontra sim um pente igual ao seu se souber pesquisar. E se não encontrar os mesmos chips poderá ajustar os timings na mão.

Ele diz em relação a usuário leigo, e neste caso sim é melhor já formar o parzinho dual channel.

 

A questão é que hoje 8GB é limítrofe, e sim, existem diversos games que utilizam mais de 8GB de RAM, e dependendo da motherboard que for comprar ela só comportará 2 módulos de memória. Lembrando tmb que o ideal não é popular todos os slots caso sejam 4 (a não ser que você precise da máxima capacidade), pois você terá maior latência.

Voltando para os dois slots, pra expandir em 16GB ou mais terá que revender seus pentes. Sem contar que hoje ninguém mais busca por pentes de 4GB, terá que vender barato.

 

Enfim, são vários fatores a serem considerados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Como faço para saber exatamente qual meu pente e os chips? Será que consigo pesquisar e achar um igual?

 

Sobre o Ryzen1600AF, será que vale a pena investir? Não vou comprar outro processador tão cedo, Você pode me falar que placa-mãe custo/beneficio posso comprar para usar ele? Não conheço nada sobre os processadores da AMD, posso gastar uns 1000 reais.

 

E muito obrigado por suas dicas, estão me ajudando de mais!

adicionado 1 minuto depois

 

agora, Kelven Aguiar da Silva disse:

Como faço para saber exatamente qual meu pente e os chips? Será que consigo pesquisar e achar um igual?

 

Acho que talvez encontro a resposta aqui, mas como faço para pesquisar isso?

 

image.png.5914471f05c3c4bbbc4a4ddb06e90316.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Kelven Aguiar da Silva Programa Thaiphoon Burner.

Vale sim investir nele, muito mais do que em processadores de 4 núcleos hoje.

Na Kabum você acha ele e a Giga B450 DS3H, estão exatamente e justamente hoje em promoção, totalizando ~1100 reais nos dois.

adicionado 4 minutos depois

@Kelven Aguiar da Silva Tá tudo ali no programa já. Os chips são Micron B-Die.

Tá vendo o part number ali? Basta caçar o mesmo pente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Kelven Aguiar da Silva Processador é este. placa-mãe que valha a pena por menos de 530 pilas tá difícil, covid amigo.

Lembrando que esta placa aí seria equiparável com as B360 da Intel e não com H310. Placa básica da AMD é a A320, mas pelos valores não acho jogo pegar uma não. Vai economizar ~50 pilas e perder um monte de recursos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kelven Aguiar da Silva  Vou resumir...

 

Placas-mãe: Modelos de chipset abaixo

H310 (para Intel) e A310 (para AMD) -> São modelos básicos com poucos recursos, bem limitadas mas para jogos ainda vão entregar o mesmo de desempenho que uma top de linha (ou quase)

B360 ou B365 ou H370 ou Q370 (para Intel) e B350 ou B450 ou B550 (para AMD) -> São Chipsets de entradas nas respectivas placas-mãe já contendo mais recursos e geralmente essas placas já contem áudio melhores e PCI-E reforçado com armadura (mas não todos os modelos).

Z370 ou Z390 (para Intel) e X370 ou X470 ou X570 (para AMD) -> São os modelos de chipset mais top de linhas dessa empresas tendo todos o recursos disponíveis para linha top, além dos melhores áudios e comunicação mais rápida com os periféricos. importante notar que só os chipsets top da Intel tem suporte a overclock o que no lado vermelho da força (AMD) todos tem suporte a overclock.

 

Acho que não esqueci de nenhum.

Também coloquei nas linhas em forma de pior para o melhor sendo o B360 pior que o B365 assim como o B450 bem pior que B550, por exemplo. Acredito pelos dados técnicos que todos os chipsets AMD são melhores que os Intel presentes na mesma linha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kelven Aguiar da Silva  Preços estão uma mer.... agora recomendo esperar se puder....

Tendência agora é dólar cair. Se o presidente parar de fazer caggada.

 

Mas se tiver dinheiro e não puder esperar então compre agora.

recomendo a placa-mãe mais top entre as baratas.

Essa: https://www.asrock.com/mb/AMD/B450M Steel Legend/index.asp

ou Essa: https://www.asrock.com/mb/AMD/B450 Steel Legend/index.asp

 

As 2 são bem completas para uma placa "barata" Pois agora está tudo caro mas estas placas já estiveram em torno de 500 a 700 reais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP @Phoenyx Acho que vou esperar até mês que vem então para ver se os preços caem, pois o que eu evitar de gastar a mais no processador e na placa-mãe vai ajudar comprar uma placa de vídeo melhor.

 

Eu tenho 1100 reais, meus planos é gastar isso na placa-mãe e processador, vender os que uso agora e juntar por uns meses mais dinheiro e comprar uma rx590 ou uma gtx 1660 ou quem sabe uma 1660 super, se os preços abaixarem.

 

Mais uma vez, obrigado!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kelven Aguiar da Silva Escolhi essas placas-mãe para mim na época que estava animado para compra, não as te indiquei à toa...

 

Mas se quiser escolher outra recomendo ver esse vídeo bem simples e explicativo.

Dissipadores de calor nos VRMs (Fases de tensão da placa) são essenciais hoje em dia ainda mais em quem vive num pais quente.

então deixo o vídeo.

 

Par detalhes sobre as tecnologia do ChipSets segue os linkes abaixo.

coloquei o linke em língua inglesa (infelizmente não tem uma tabela tão simples assim em português) e a tabela mostra o que cada chipset contem de tecnologia tanto para Intel como para AMD. Infelizmente não tem uma tabela simples no site dos fabricantes também, só na wikipedia.

Para Intel :https://en.wikipedia.org/wiki/LGA_1151#Coffee_Lake_chipsets_(300_series)

Para AMD :https://en.wikipedia.org/wiki/Socket_AM4#Chipsets

 

Escolha com calma sua placa-mãe e leve em consideração os conectores e USB da traseira dela (quanto mais melhor), Como disse antes, dissipadores nos VRMs são essenciais, número de slots de RAM e PCI-E e a blindagem destes (capa protetora de metal) -> tudo isso vai encarecendo o produto mas melhorando sua confiabilidade e qualidade.

 

Até e boa compra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bomex Consumo é medido em watts e W = AMPERE (CORRENTE) X TENSÃO (Volltagem).

 

logo mesmo que esteja na mesma  tensão a corrente pode ser maior.

 

Sim overclock aumenta consumo sempre. Mas as memórias consomem bem pouco então ninguém se preocupa muito com isso, exceto desenvolver que sempre procura aumentar a durabilidade diminuindo o consumo porque isso diminui o calor das mesmas.

 

@Kelven Aguiar da Silva Não esqueça, terás de comprar a placa-mãe e o processador (soma os 2 antes de comprar) as memórias dá para aproveitar as que você tem assim como placa de vídeo fonte de alimentação e etc.

 

Processador não tenho como recomendar nada agora está tudo caro.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx @Henrique PP Teve outra promoção do ryzen e o dolar teve um pequeno aumento, vou fazer a compra hoje mesmo. 

Qual dessas placas mãe vocês  me recomendam?  É as que cabem no meu orçamento de hoje.

 

Placa-Mãe Gigabyte B450M DS3H, AMD AM4, mATX, DDR4  (A que parece ser a melhor)

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=98076

 

Placa-Mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, AMD AM4, mATX, DDR4

https://www.kabum.com.br/produto/101715/placa-m-e-gigabyte-ga-ab350m-ds3h-v2-amd-am4-matx-ddr4

 

Placa-Mãe GIGABYTE p/ AMD AM4 ATX GA-AB350-GAMING 3 DDR4

https://www.kabum.com.br/produto/86351/placa-m-e-gigabyte-p-amd-am4-atx-ga-ab350-gaming-3-ddr4

 

Placa-Mãe ASRock B450M-HDV R4.0, AMD AM4, Micro ATX, DDR4

https://www.kabum.com.br/produto/111107/placa-m-e-asrock-b450m-hdv-r4-0-amd-am4-micro-atx-ddr4-

 

E vou pegar o Ryzen 5 1600 mesmo

 

Queria agradecer de novo vocês, antes via placas mães só como uma mera peça qualquer.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!