Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! :)

Eu estava estudando sobre amplificadores diferenciais e resolvi simular o que aprendi no LTspice mas a simulação não está dando os resultados que esperava. No circuito da imagem abaixo o ganho é de mais ou menos seis vezes quando deveria (ao meu ver..) ser de nove já que, pelo que entendi, Av=Rc/(2*r'e). Sendo a corrente no emissor do transistor de 460uA, o r'e é de 56, logo o ganho deveria ser de mais ou menos nove. Se alguém puder me explicar onde estou errando? Desde já obrigado!1111aaaa.JPG.73fe78eabc0838b634d1e9f90f43c193.JPG

Postado

@Bills

Fiz 2 tutoriais sobre o assunto. Sua dúvida se encontra no segundo, que para entender, tem que entender o primeiro.

Publiquei aqui no CDH em 28/03/2015. O link do tópico onde se encontram os dois tutoriais é o seguinte:

Solução 1:

Sua dúvida especificamente se encontra na postagem #4, no segundo tutorial, no exemplo III.2.3.2 e o circuito se encontra na figura III.2.3.3.

Na sua dúvida, você deve fazer Rin1 = infinito e Rin2 = 0. Como seu exemplo tem apenas uma fonte de sinal, você também deve fazer Vin1 = 0. Assim o circuito fica igual ao da sua dúvida.

Solução 2:

Na postagem #9 tem uma outra dedução que fiz, mas usa solução por matrizes. Fica mais simples, porém exige o conhecimento de Matrizes.

Sugiro que estude os dois tutoriais, pois o primeiro dá a base para entender o segundo. Além disso, acredito, que estudando os dois tutoriais, você estará apto a resolver qualquer circuito que contenha transistores.

Bons estudos.

MOR_AL

• Curtir 3
Postado

@MOR Muito obrigado pela resposta! Graças aos tutoriais consegui compreender onde eu estava errando e de quebra ainda aprendi outras coisas. Novamente, obrigado! :)

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!