Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Coolers atrás ou na frente?


Posts recomendados

Boa tarde, pessoal! Comprei 3 fans de 120mm e 1 gabinete que tem suporte para 6 fans (3 frontais 120mm cada + 2 superiores 120mm cada + 1 traseiro 120mm). Porém como só tenho o interesse em instalar 3 fans, seria melhor eu colocar os 3 fans na frente jogando o ar de fora para dentro, ou colocar os 3 fans atrás (1 traseiro e 2 superior) jogando o ar quente de dentro para fora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth opa, Elder! Então, meu gabinete não tem filtro de poeira frontal, mas tem entrada de ar. A entrada de ar com os coolers é mais importante do que a saída, nesse caso? Qual dessas opções disponíveis faria ter um melhor fluxo de ar e consequentemente uma menor temperatura dentro do gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elii olá, 

 

pensando em uma canalização de ar, temos:

 

Podes colocar 1 FAN na frente puxando ar para dentro, uma atrás puxando ar para dentro e um FAN em cima como exaustor (puxando para fora), pois dessa forma você colocaria bastante ar fresco dentro do PC, utilizaria a propriedade da física de que o ar quente sobe, e ainda jogaria ar frio (FAN traseiro) no cooler do processador.

 

eu utilizo essa canalização no meu PC e dá super certo.

 

Alternativamente, se pudesse colocar 4 FAN's, eu colocaria 2 na frente puxando para dentro, 1 atrás puxando para fora e o de cima também puxando para fora mas com uma velocidade menor

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth @Guga Pereira Eu vi agora um tópico daqui do Clube do Hardware falando que é mais importante termos um fluxo jogando o ar para fora do que para dentro. Por exemplo para cada 2 ventoinhas jogando ar para fora temos que ter 1 jogando ar para dentro, visto que se tivermos mais ventoinhas jogando ar para dentro do que ventoinha jogando ar para fora, formariamos uma estufa com ar que se acumularia dentro do gabinete, uma vez que não conseguiríamos expulsar todo esse ar por falta de ventoinhas que jogam ar de dentro para fora

adicionado 4 minutos depois

@Elder Nauvirth @Guga Pereira Sendo assim, como só tenho 3 ventoinhas, em relação ao fluxo de ar e até por uma questão de estética, não seria melhor eu colocar uma na traseira e duas superiores não? Todas Elas jogando o ar de dentro e para fora

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elii você tem razão, mas como mencionei, o ar quente tende a subir, por isso que nos gabinetes as fontes ficam em baixo, assim o ar quente sobre e sai pelo cooler exaustor.

 

seria interessante colocar pelo menos 1 injetando um ar frio, normalmente ele fica na frente, isso se tiver 3 coolers, 

 

se tiver apenas 1 ou 2, é melhor mesmo colocar 1 injetando e um retirando (na frente e atrás) pois se nada colocar de ar dentro do computador, as ventoinhas da placa de vídeo e processador podem ter dificuldade em utilizar ar fresco,

 

como eu disse, utilizo a config na minha máquina e dá certo, pode ser que outra também dê

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elii Não sei porque faria isso, pois em meu ver um de 120mm é muito caro em função do desempenho, mas:

 

considerando que a ventoinha WC trabalharia jogando ar para fora, basta considerarmos ela como um cooler que joga ar para fora, se ela for colocada dentro do gabinete, e colocarmos 1 puxando para dentro e ele jogando para fora (eu não abriria mão do exaustor de cima);

 

porém se ela for colocada fora, teríamos que eliminar uma grade de saída, a de cima provavelmente, e colocar talvez um cooler na frente puxando para dentro e um atrás puxando para fora, criando um ciclo de passagem dentro do gabinete, importante lembrar que o calor dentro diminuiria com o radiador fora, logo, apenas 2 coolers dariam conta do recado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guga Pereira Agradeço a ajuda. Farei o seguinte, então. Deixarei para comprar um water cooler de 240 futuramente, já que realmente o de 120 não compensa tanto pelo valor. Trabalharemos então com a hipótese de 3 ventoinhas e somente duas opções: 3 atrás jogando o ar de dentro para fora (No caso, 1 traseira e 2 superiores) ou 2 na frente sem filtro (puxando ar para dentro) e uma traseira tirando o ar? Lembrando que segundo testes, o fluxo de ar é mais eficiente com 2 ventoinhas tirando ar para cada 1 botando ar para dentro. Porém dessa maneira do teste, esteticamente ficaria feio já que ficaria 1 traseira, 1 superior e 1 frontal.

 

Agradeço por ler tudo até aqui rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elii Tem razão quanto ao fluxo, para tanto, eu consideraria colocar, no caso de 3 fans 2 em cima retirando o ar e 1 na frente, não perderia muito a estética e traria um bom desempenho, no mais, qualquer config onde 1 coloque ar e 2 retirem fica legal.

 

Quanto ao filtro, prepare-se para limpar o pc com muita frequência,

 

o WC de 120 não é mesmo uma boa, acho q nunca foi, e veja bem o de 240 também, dependendo do seu uso, em 70% das ocasiões vale comprar um Air cooler com vários heat pipes do que um WC, mas isso é outro assunto,

 

eu que agradeço por considerar minha opinião, sucesso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!