Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bem, sou novo no fórum, então agradeço se me respeitarem aqui.

Eu possuo um desktop com uma fonte de 200W(Output Real) / 450W(Máx. Output), e instalei um software chamado Joulemeter, que mede o consumo do pc em tempo real.

O problema é que: o software diz que os componentes do meu PC consomem entre 135W e 145W, aproximadamente, mas a fonte é de 200W (no mínimo, pelo que sei). Ai me confundi: o PC consome o que o software diz ou consome os 200W da fonte?

Configuração do PC:

• Intel Core I5 3330;
  • Placa de Vídeo On Board;
  • Uma porta de rede LAN;
  • 6 portas USB 2.0;
  • 1 SanDisk SSD 120GB;
  • 1 HDD 500G 7200 RPM;
  • 2 RAM DDR3 de 4GB;
  • Monitor SyncMaster B2230.
  • A fonte não possui uma marca visível pois só aparece a potência dela, mas é bem provável que seja uma genérica (450W).
  • Placa de Som OnBoard
  • placa-mãe: DH61BR;
  • Chipset: Intel Ivy Bridge Rev. 09;
  • BIOS: Intel Corp. BEH6110H.86A.0044.2012.0531.1710 (31/05/2012);

Se puderem me auxiliar agradeço muito.

Postado

@Mister Loop boa noite, como já foi citado aqui no fórum , la nos tópicos sobre eletrônica, o consumo de uma fonte é diferente da potência que ela oferece, 

Mas, efetivamente, se você quiser saber qual a potência que sua máquina consome, compre um Metter Plug, ou Wattímetro para os íntimos, se quiser ter dados precisos, caso não queira, coloque uma review no YT com uma config semelhante à sua, o que vai dar algo em torno do que você conseguiu com o app, que não está errado, talvez fique mais perto de 100w do que de 145w

lembrando que consumo em Idle e com carga são diferentes, como você não tem placa de vídeo não vai subir muito,

• Membro VIP
Postado

Boa noite. Vou tentar ser respeitoso. Primeiramente, bem-vindo.

Não dá pra levar totalmente a sério medições via software. Você pode pesquisar o consumo típico de cada componente ou usar calculadoras online que também trarão um valor aproximado de consumo. 

Pela sua configuração (monitor não é alimentado pela fonte), é bem provável que mal chegue aos 150W-170W.

Se o pc demanda X de consumo, não tem motivo pra ele usar mais que isso. Ou seja, se sua fonte pode fornecer 1000W, não quer dizer que o pc vá consumir 1000W.

adicionado 2 minutos depois

A medição com wattímetro, como sugerido acima, vai somar também a perda pela baixa eficiência da fonte (pela qualidade da fonte, de 30% a 40%) .

Postado

Além dos esclarecimentos que já foram prestados, o problema de fontes vagabundas não é nem só se a potência necessária pode ser entregue pela fonte, mas com qual qualidade a energia é entregue. Ripple alto, tensões acima ou abaixo do permitido, eficiência baixa, deficiência nos circuitos de proteção contra surtos, são alguns dos problemas que fontes vagabundas têm e podem detonar sua máquina.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não que eu esteja lhe recomendando a compra mas só para que entendas.

Um wattímetro desses dai é o suficiente para saberes a demanda de seu PC, em Watts, da tomada da parede.

https://www.waz.com.br/wattimetro-p3-kill-a-watt-p4400-html/p?idsku=91147&gclid=EAIaIQobChMIq8yK8rSG6gIVxQqRCh0gRAsGEAYYBSABEgKzBPD_BwE

https://revisacorpo.com.br/products/wattimetro-para-medir-consumo-de-energia-eletrica-digital?variant=32101246861447&utm_medium=cpc&utm_source=google&utm_campaign=Google Shopping&gclid=EAIaIQobChMIq8yK8rSG6gIVxQqRCh0gRAsGEAYYAiABEgLcnPD_BwE

Você liga ele na tomada e seu PC você liga nele. Simples.

Será que vale a pena??? 

Acho que não..

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!