Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aquecimento de processador Ryzen 3 3300x


Posts recomendados

Oi, tudo bem?

Recentemente adquiri um novo processador, o Ryzen 3 3300x. Acabei me deparando com alguns números estranhos, no aida 64 o cpu está em 47° C enquanto no HWmonitor a temperatura está em 63, ou seja, 16° graus de diferença, gostaria de saber como medir adequadamente a temperatura do meu processador, além de que acho que mesmo 47° graus é muito para um computador que não está rodando nenhum programa ou jogo. Agradecido desde já!

 

image.thumb.png.401c3f627faacc11a66a2f3018d61068.png

image.thumb.png.7f9d5710c2dc4f7ee5aa9d2eca12e1e5.png

 

image.png

print do monitor.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinícius_Gabriel HWmonitor costuma ser meio apresentando problemas. Para medição das temperaturas recomendo uso do Hwinfo.
Sobre ser normal ou não essa temperatura com o pc em idle (Descanso) depende de inúmeros outros fatores como gabinete possui um bom fluxo de ar, a correta instalação do cooler e ter aplicado pasta térmica na base do cooler ao efetuar a instalação, até mesmo a região do pais onde mora etc.

 

Qual a marca e modelo do gabinete e quantas fans ele possui pra refrigeração auxiliar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL

1 meu gabinete é um: AeroCool V3x Black Edition En57417 Preto

2 cooler cpu: uso um o cooler box waith stealth

3 refrigeração: padrão, cooler na frente "puxando" ar frio e cooler atrás "cuspindo" ar quente.

4 moro no Nordeste, neste momento a temperatura etá em 32° C

5 suspeitei da pasta térmica e a troquei, os resultados antes e depois da troca foram os mesmos.

adicionado 9 minutos depois

@NIGHT FALL

Rodei o cinebench 20 e monitorei com o programa que você me sugeriu e com o aida 64. Novamente houve uma enorme discrepância entre os resultados, como podemos ver a seguir:

image.thumb.png.347c5c253777f0bcd8642fcc5ae6c663.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Vinícius_Gabriel disse:

@NIGHT FALL

1 meu gabinete é um: AeroCool V3x Black Edition En57417 Preto

2 cooler cpu: uso um o cooler box waith stealth

3 refrigeração: padrão, cooler na frente "puxando" ar frio e cooler atrás "cuspindo" ar quente.

4 moro no Nordeste, neste momento a temperatura etá em 32° C

5 suspeitei da pasta térmica e a troquei, os resultados antes e depois da troca foram os mesmos.

 

Desde que tenha pasta térmica, a qualidade dela não faz diferença a ponto de manter a temperatura tão alta.
47Cº não é uma temperatura estranha quando se mora em uma região quente, mas não custa tentar ameniza-la.

 

Neste caso podemos ter duas situações

1º - Gabinete estar com fluxo de ar ruim.
Faça um teste simples, abra a lateral do gabinete e caso tenha um ventilador coloque-o soprando ar para dentro, veja se as temperaturas caem consideravelmente.
2º - Tensão de alimentação do processador pode estar muito alta, visto que o clock boost dele é 4.3Ghz, neste caso fazer um undervolt pode amenizar bastante a temperatura sem perder o desempenho.
O problema desse processo que assim como overclock é bem chato, é preciso reduzir levemente a tensão e stressar o sistema afim de procurar falhas e ir fazendo isso até encontrar o ideal pra você.
Caso tenha interesse segue tutorial.
 

 

Porém é interessante lembrar que o importante é a temperatura máxima e não a mínima.
A Amd infelizmente não informa a temperatura máxima desse modelo, mas mantendo abaixo dos 70ºC acredito que seja seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL @LuisFGH

Desta vez usei o ryzen master para monitorar a temperatura e aqui estão os resultados:

Acredito que o aida 64 está me passando os resultados errados, já que outros os outros 3 programas de monitoramento apresentam valores semelhantes ou iguais!

image.thumb.png.7f13f302020f61dcda808335e9abf7ac.png

adicionado 0 minutos depois

@NIGHT FALL

Se for problema com tensão, como resolvo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Vinícius_Gabriel disse:

Se for problema com tensão, como resolvo?

 

17 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

2º - Tensão de alimentação do processador pode estar muito alta, visto que o clock boost dele é 4.3Ghz, neste caso fazer um undervolt pode amenizar bastante a temperatura sem perder o desempenho.
O problema desse processo que assim como overclock é bem chato, é preciso reduzir levemente a tensão e stressar o sistema afim de procurar falhas e ir fazendo isso até encontrar o ideal pra você.
Caso tenha interesse segue tutorial.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o mesmo problema aqui. Faz menos de 1 semana que comprei um Ryzen 3300x, Gigabyte B450m ds3h, 2x8gb adata xpg 3000mhz... Aqui a temperatura do processador chega em 60 graus sem nada aberto, só na área de trabalho. Antes eu tinha um i5 3470 e na área de trabalho sem nada aberto, ficava com menos de 40°. Já verifiquei e está bem encaixado, os clocks estão padrão, nao mexi em nada, e estou usando o cooler box que veio. Fiz um pequeno teste de stresse no cpu-z e em menos de 5 min já bateu 87 graus. Se continuar assim, acho que vou ter um incêndio na minha casa rsrsr. Alguma sugestão?

adicionado 6 minutos depois
3 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Obrigado pela dica. Já vi vários relatos relacionados a redução de tensões em Ryzens. Mas porque já não vem de fabrica com essas tensões ajustadas? Certamente não estou indagando a você, mas isso é um incômodo muito grande pro cliente que só quer comprar, montar e usar a máquina sem ter que estar recorrendo a fóruns e tutoriais para entrar em BIOS e mexer em tensões (cá pra nós q é chato pra caraca).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Se não me engano, o limite deles é 90 a 95 graus (no 2600 é esse pelo menos). 

 

Já verificou na bios como está setado as opções de Overclock ?

 

Já vi alguns casos aqui no fórum (infelizmente não achei o post) da opção de Overclock estar configurada como "alto desempenho" o que aumentava a tensão e a Temperatura. 

 

Em ultimo caso, pode tentar uma clear Cmos. 

 

Eu deixei assim as minhas configurações.

 

 

 

 

photo5159207105452943522.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL

Infelizmente o meu processador não é suportado pelo programa recomendado 😕

Será que da para fazer pelas BIOS?

 

adicionado 29 minutos depois

Dei uma olhada nas BIOS e o meu processador está rodando em 1.40000 core voltage, isso é normal ou eu devo abaixar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Vinícius_Gabriel disse:

@NIGHT FALL

Infelizmente o meu processador não é suportado pelo programa recomendado 😕

Será que da para fazer pelas BIOS?

 

Tem certeza?
Eu desconheço um software que seja incompatível com processador de determinado modelo.
Provavelmente você baixou uma versão que não é compatível com o sistema operacional.
Existem duas versões do HWinfo, 32 e 64 bits, ela deve ser a mesma do seu windows, mas se você já está usando o Ryzen master não há necessidade de instalar outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL O HWinfo funcionou normalmente, me refiro ao Throttlestop, ele sim, não reconhece o meu processador.

Aliás acho que a tensão está muito alta, na BIOS diz que está a 1.40 e em outros sites eu ví que até 1.35 é o ideal para os ryzen, porém ainda estou procurando na BIOS como diminuir a core voltage.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Vinícius_Gabriel disse:

@NIGHT FALL O HWinfo funcionou normalmente, me refiro ao Throttlestop, ele sim, não reconhece o meu processador.

Aliás acho que a tensão está muito alta, na BIOS diz que está a 1.40 e em outros sites eu ví que até 1.35 é o ideal para os ryzen, porém ainda estou procurando na BIOS como diminuir a core voltage.

 

 

Entendi.
1.4v de tensão é realmente é um valor bem alto, mas era de se esperar visto que o Boost dele também não é baixo.

A opção de alteração varia bastante conforme o modelo da sua placa-mãe, normalmente está escrito VCORE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Vinícius_Gabriel disse:

Alguém poderia me indicar um tutorial de como setar as voltagens, já que sou leigo e não quero danificar nada!

 

Não existe uma fórmula de bolo.

Tem que ir baixando a tensão, salvando e testando a máquina (De preferência em teste de stress)

Reduza 0.02v por vez. De 1.4 pra 1.38, 1.36 e assim por diante, infelizmente não da pra saber quanto o processador vai pedir de tensão, é testando mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL

Após testar todos os valores de tensão até o ponto em que o sistema entra em modo de segurança percebi que talvez seja assunto de RMA já que mesmo baixando a tensão a temperatura não diminui. Jà contactei a Pichau e estou aguardando orientações.402f7d3b-30db-46a7-be83-378e656b32ca.thumb.jpg.55d7cb08f7bc011fce4885384c0d313f.jpg

0d414430-1387-43a1-be78-5cdf14eae6d4.thumb.jpg.b108c4fb145e0402fc6380bde28aa731.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinícius_Gabriel  Você apenas teve a má sorte de pegar um chip extremamente quente (Ao menos ao que parece). 

 

PS: Tente atualizar a BIOS, ao menos em algumas marcas de placas mãe as versões mais recentes estão com gerenciamento de energia melhor, talvez faça alguma diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após alguma insistência com o suporte da pichau recebi a noticia de que a garantia deve ser feita diretamente com a AMD, dessa forma, já fiz a requisição da garantia no site da AMD e estou esperando retorno 

adicionado 0 minutos depois

Oi, hoje o meu pedido de RMA da AMD foi aprovado. E seguirei com as devidas instruções para enviar meu produto até eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temperatura cpu do Aida é a mesma que que aparece na bios e se refere a temperatura do socket do cpu.
Essa temperatura não deve ser confundida com a temperatura do processador.

No gráfico Aida acho que tem opção de selecionar a temperatura do processador que aparece descrito como core.

 

A temperatura do processador aparece no HwMonitor como Package e é a mesma do Ryzen Master.

O limite de temperatura para o processador é de 95 C.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM Entendi, mais uma coisa, seria normal um processador como esse atingir 50°C nas BIOS, pois estou neste momento contactando o RMA da AMD e gostaria ser várias opiniões sobre como prosseguir. Obrigado desde já.

adicionado 3 minutos depois

Atenção, abri outro post falando sobre a minha experiência ao vivo sobre o RMA da AMD deste mesmo processador, se tiverem interesse sigam pelo link abaixo:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1462691-minha-experiência-com-o-rma-da-amd/?tab=comments#comment-7841667

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinícius_Gabriel por favor, assim que tiver novidade, nos conte sobre o posicionamento da AMD. Pois como citei acima, estou exatamente com o mesmo problema. Na bios bate 50°. Estou até pensando em voltar pra Intel. Fora essa questão da temperatura, também tive alguns problemas com drivers amd sata, pc não iniciava mais, tive que formatar a máquina, só depois de muita investigação descobri que era esses drivers. Resumindo, desde que comprei esse kit, só estresse. Acho que vou voltar pro meu 3470 mesmo rsrs, pelo menos não tinha dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!