Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Fiz upgrade de placa-mãe hoje, retirei uma a320m-hd e coloquei uma Asus Tuf x570 Plus Gaming BR. Este pc comprei a quase 1 mês todo montado e pronto para uso e na descrição das memórias DDR4 do anúncio diziam 2x8GB de 2666. Bom, na antiga placa a2320m-HD estava rodando cada uma a 1333, perfazendo um total de 2666, agora na nova placa x570 cada pent está rodando a 2400mghz. Não sei se existe alguma incompatibilidade com minhas memórias em relação a minha nova placa x570. Gostaria de saber se por acaso me venderam memória errada ou sei lá o que pode ser de fato. Agradeço aos colegas se puderem mais uma vez esclarecer esta dúvida. 

Eis as memórias que tenho: https://www.pichau.com.br/hardware/memoria-team-group-t-force-vulcan-pichau-8gb-1x8-ddr4-2666mhz-branca-tlpbd48g2666hc18h01

Minha placa atual: https://www.asus.com/br/Motherboards/TUF-GAMING-X570-PLUS/

Screenshot_2.png

Screenshot_1.png

Postado

@Rafael Tuco Não sei dizer, na verdade, essa mudança de mobo paguei para uma técnico fazer para mim, não me senti seguro de fazer e pelo que pude assistir é um processo delicado onde requer cuidado para não danificar nada, ainda mais no meu caso onde possuo garantia de tudo, foi ele que me alertou quanto ao fato da memória e disse que não iria alterar nada para elevar a frequência pois era arriscado, ou seja, não quis fazer essa parte, não entendo de absolutamente nada, nem sei o que xmp kkkk, bom, teria que ativar isso na bios da mobo da asus, correto? Isso não seria forçar para uma frequência maior se o limite for de 2400mghz? 

Postado

@Downboys A X570 suporta memórias acima de 4000MHz.

Não vai forçar nada, apenas alterar a velocidade da memória para a frequência original dela.

E não tem nada de complicado. Você vai clicar em uma opção e marcar XMP 2666MHz, salvar e reiniciar a máquina.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Rafael Tuco disse:

@Downboys A X570 suporta memórias acima de 4000MHz.

Não vai forçar nada, apenas alterar a velocidade da memória para a frequência original dela.

E não tem nada de complicado. Você vai clicar em uma opção e marcar XMP 2666MHz, salvar e reiniciar a máquina.

Vou tentar fazer então, obrigado pelo help

• Curtir 1
Postado

@Rafael Tuco Me tira uma última dúvida por favor, achei as embalagens das minhas memórias e lá diz 2666, bom, apesar da bios da placa ter setado em 2400, entrei lá e não efetivei, só simulei ativar o perfil xmp, após ativar, apareceu uma mensagem assim:

Notice: Performance is usually best when memory clock:FCLK IS 1:1 Synch. Maximum FCLK stability is around 1800MHz, over-volting soc may cause instalibity on Gen 4.0 devices.

Ai, eu dei ok e pressegui mesmo assim, onde estava em AUTO, troquei para D.O.C.P, ai automaticamente passou de AUTO para 2666MHz, entendi que bastava agora salvar e sair, correto? Mas dái fiquei na dúvida, e se caso não dê certo, como eu faria para voltar ao que era antes? Li que se não der certo teria que resetar a bios etc, não sei nada a respeito então sai da bios sem salvar e resolvi voltar aqui para lhe falar.

IMG_20200627_030219.jpg

Postado

Tenho esses mesmos kits de memorias, engraçado que na minha bios mesmo atualizada não aparece a função do XMP ou dhocp. Tenho uma b360 AsRock, alguem sabe me dizer o porque?

Postado

olá bom dia, placa-mãe Biostar B360MHD PRO 2, Chipset B360, Intel LGA 1151, mATX, DDR4. Nas especificações diz que aceita frequência de memória até 2666 mhz e comprei dois módulos de memória de 8gb 2666mhz (16gb), da marca team group. o problema é que só reconhece a frequência de 2400 mhz, mesmo na bios, quando coloco no profile XMP e salvo, a frequência não altera, só altera a tensão que vai de 1,2 V para 1,331 V. o programa Cpu-z reconhece que as memórias são 2666mhz, exatamente como a imagem do rapaz que que criou o tópico, mas que está operando a 2400mhz. alguém poderia me ajudar nesta questão, a placa-mãe (segundo especificação) já não teria que reconhecer? Ps.coloquei um vídeo da bios e do que acontece.  

placa_mãe_biostar_frequencia...rar

Postado

@DiegoQuirino Estranho mesmo, já acho totalmente estranho se a memória é de 2666 e a placa setar abaixo como foi no meu caso e no seu também, no meu aqui, depois que eu ativei o xmp, de caro sem precisar de nenhuma alteração extra, já mudou sozinho para 2666, pelo que vi no seu vídeo, ta lá escrito no xmp 2667, significa que sua ram é de 2666 e se mesmo assim não altera, aí só os colegas mais expert no assunto saberão lhe ajudar, sou noobão no assunto, o pouco que aprendi foi aqui no clube, mas já te digo que voltei minhas rams para o auto mesmo em 2400, não vi alguma diferença a nível de performance em 2666, fica a dica, só deixaria ativado se a diferença fosse de uns 3200 lol

adicionado 2 minutos depois

@MEPUBLICIDADE O colega Diego Quirino tem uma placa semelhante, pode ser que ele consiga lhe orientar o caminho, mas procure no advanced e OC tweaker, depois dram frequency, já lhe digo que não sentirá diferença entre 2400 e 2666. Olha no site do fabricante de sua placa também, vai que encontra orientação.

Postado

@Downboys Obrigado meu amigo, na verdade já estou com este pensamento de não mexer, já que a frequência não é tão diferente. vou me preparar para uma placa-mãe com mais capacidade. Mas realmente este problema me deixou com a pulga atrás da orelha.

• 2 semanas depois...
Postado

@Downboys encontrei o erro, da minha placa-mãe pelo menos, no site da Biostar tem uma aba, na página desta placa, de support memory, lá lista todas as marcas e frequências de cada marca que a placa-mãe aceita (o que é ridículo), no caso da marca team group ela só aceita até 2400mhz, tem algumas marcas lá que aceita 2666mhz e até 3000mhz, comprei no site da terabyte, na especificação do produto eles não colocam essa informação. me senti trouxa né, mas já estou com as memórias compradas :(

Postado

@DiegoQuirino Triste isso, mas no meu caso apesar de ser o mesmo, ativei o xmp e as memórias foram automaticamente para 2666, mas como não vi diferença em nada apesar de ter tido um ganho de 532mhz, resolvi manter no auto e deixar cada em 2400 mesmo. Comprei ontem um par dessas memórias ai https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=110583 

Postado

@Downboys excelentes memórias! no meu caso só vou comprar outras memórias de maior frequência quando tiver grana para outra placa-mãe. Para o amigo MEPUBLICIDADE, talvez possa esclarecer um pouco indo na página de suporte do seu fabricante.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!