Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal,

No início do ano montei um PC novo com a ajuda da galera aqui do fórum e até recentemente estava tudo okay, conseguia até abrir dois jogos ao mesmo tempo tendo uma leve perda de FPS.

Porém há alguns dias percebi uma perda de desempenho quando estou em um jogo, fecho este e abro outro, o segundo jogo aberto fica com uns 30% do FPS normal e ainda sofre mais umas quedas a cada 4 segundos mais ou menos. Estou pensando que isso seja algo relacionado à memória pelo fato do uso estar em uns 80%+ quando isso ocorre e a temperatura mais alta da placa de vídeo não chega a 62º C.

Spec: 

placa-mãe b450m D3SH

Processador Ryzen 5 3600

Placa de Vídeo RTX 2070 Super

Memória 2x 8GB 2666Mhz (OC 3000Mhz) - O problema ocorre com ou sem o over.

Qualquer ajuda é bem vinda, obrigado.

Postado

@leoafgrando

1º - Marca, Modelo e potência da fonte?

2º - Em quais jogos essa situação ocorre?

3º - Qual a resolução e filtros gráficos utilizados nos jogos?

4º - Dedina "Queda de fps". Qual a média de fps obtida nesses jogos e quando ocorrem essas quedas, caem pra quanto?

Postado
14 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

@leoafgrando

1º - Marca, Modelo e potência da fonte?

2º - Em quais jogos essa situação ocorre?

3º - Qual a resolução e filtros gráficos utilizados nos jogos?

4º - Dedina "Queda de fps". Qual a média de fps obtida nesses jogos e quando ocorrem essas quedas, caem pra quanto?

1º - Fonte Corsair CX Series CX650 80 Plus Bronze 650W PFC Ativo.

2º - Problema ocorre quando saio do Diablo 3 ou World of Warcraft e logo entro no CoD Warzone.

3º - A resolução é 2560 x 1440, QHD. Não estou em casa pra confirmar as especificações exatas, mas o Warzone eu jogo com somente a textura no High e o resto é praticamente o mínimo.

4º - Geralmente atinjo 100-120 fps dentro do Warzone dependendo da área. Quando inicio o jogo e encontro esse problema, fico com 60-70 fps e os drops atingem até 30-40 fps.

21 minutos atrás, Eder Neumann disse:

se é problema recente reinicie a maquina e apague os arquivos temporários antes de abrir qualquer outra coisa.

Não sei se entendi muito bem, mas o fix temporário que achei é exatamente este. Reiniciando o computador entre um jogo e outro arruma o problema.

Postado
Em 09/07/2020 às 09:41, leoafgrando disse:

1º - Fonte Corsair CX Series CX650 80 Plus Bronze 650W PFC Ativo.

2º - Problema ocorre quando saio do Diablo 3 ou World of Warcraft e logo entro no CoD Warzone.

3º - A resolução é 2560 x 1440, QHD. Não estou em casa pra confirmar as especificações exatas, mas o Warzone eu jogo com somente a textura no High e o resto é praticamente o mínimo.

4º - Geralmente atinjo 100-120 fps dentro do Warzone dependendo da área. Quando inicio o jogo e encontro esse problema, fico com 60-70 fps e os drops atingem até 30-40 fps.

Não sei se entendi muito bem, mas o fix temporário que achei é exatamente este. Reiniciando o computador entre um jogo e outro arruma o problema.

Isso tem muita cara de ser conflito de drives.

Faça a remoção dos drives atuais usando o DDU e refaça a instalação.

Segue tutorial de como utilizar o DDU.

Spoiler

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Isso tem muita cara de ser conflito de drives.

Faça a remoção dos drives atuais usando o DDU e refaça a instalação.

Segue tutorial de como utilizar o DDU.

Mostrar conteúdo oculto

Resolvi fazer o update da BIOS e também fiz a remoção dos drives utilizando o DDU e reinstalei o driver mais atualizado. Ainda não testei se isso resolveu a perda de FPS de um jogo para o outro, porém assim que eu conseguir faço um edit aqui.

Porém agora estou curioso com uma coisa que já estava presente antes e agora continua: a utilização da engine de cópia da placa de vídeo para rodar os jogos e o uso das engines 3D para qualquer outros programas do computador.

Com isso a utilização da GPU dentro do Call of Duty sempre fica em torno dos 0 - 3% de utilização, mas já o Desktop Window Manager fica com a sua utilização mais elevada.

Estaria este processo reproduzindo o jogo? Existe alguma maneira de forçar a engine 3D para o jogo?

taskmanager.png.1d91670562aa8c1ce21d3a88e7c8c6a7.png

Postado

Baixa o GPUz e reproduza as quedas de FPS, veja a timeline do clock da memoria e da GPU e printa aqui.

Eu tenho algo parecido com o warzone e abrindo outro jogo ao mesmo tempo. So que aqui resolve abrindo e fechando o jogo e tenho uma placa de video da amd na verdade. E olhando a timeline do GPUz eu vejo que o mem clock que cai na mesma hora do stuttering

Eu acho que é relacionado a VRAM.

Procura um arquivo chamado adv_options.ini e muda isso:

VideoMemoryScale = 0.65

RendererWorkerCount = 8

Aqui quase nunca tenho mais isso depois que mudei. Tentei renderer worker count maior que 8 e da mais queda de FPS aqui

Postado
13 horas atrás, leoafgrando disse:

Porém agora estou curioso com uma coisa que já estava presente antes e agora continua: a utilização da engine de cópia da placa de vídeo para rodar os jogos e o uso das engines 3D para qualquer outros programas do computador.

Com isso a utilização da GPU dentro do Call of Duty sempre fica em torno dos 0 - 3% de utilização, mas já o Desktop Window Manager fica com a sua utilização mais elevada.

Estaria este processo reproduzindo o jogo? Existe alguma maneira de forçar a engine 3D para o jogo?

Não ví nada de errado na imagem. 0.3% de uso da GPu, 38% de uso de CPU. Lembre-se que com o jogo minimizado não existe nenhuma renderização de vídeo sendo feita nele, logo é absolutamente normal que o uso seja menor que na área de trabalho. Diferente do uso de CPU, que está mantendo o jogo aberto, por isso a utilização é maior.

Postado
Em 10/07/2020 às 19:48, leoafgrando disse:

Ainda não testei se isso resolveu a perda de FPS de um jogo para o outro, porém assim que eu conseguir faço um edit aqui.

Parece que esse problema foi resolvido, não houve mais nenhuma queda trocando de jogos. Pelo visto era conflito de drives mesmo.

Em 10/07/2020 às 20:03, Brc disse:

Baixa o GPUz e reproduza as quedas de FPS, veja a timeline do clock da memoria e da GPU e printa aqui.

Eu tenho algo parecido com o warzone e abrindo outro jogo ao mesmo tempo. So que aqui resolve abrindo e fechando o jogo e tenho uma placa de video da amd na verdade. E olhando a timeline do GPUz eu vejo que o mem clock que cai na mesma hora do stuttering

Eu acho que é relacionado a VRAM.

Procura um arquivo chamado adv_options.ini e muda isso:

VideoMemoryScale = 0.65

RendererWorkerCount = 8

Aqui quase nunca tenho mais isso depois que mudei. Tentei renderer worker count maior que 8 e da mais queda de FPS aqui

Mesmo assim baixei o GPUz e dando uma olhada nessas estatisticas caso ocorra futuros problemas.

Em 11/07/2020 às 09:22, NIGHT FALL disse:

Não ví nada de errado na imagem. 0.3% de uso da GPu, 38% de uso de CPU. Lembre-se que com o jogo minimizado não existe nenhuma renderização de vídeo sendo feita nele, logo é absolutamente normal que o uso seja menor que na área de trabalho. Diferente do uso de CPU, que está mantendo o jogo aberto, por isso a utilização é maior.

Vou tentar fazer a configuração do MSI Afterburner pra ficar de olho, vi que o Gerenciador de Tarefas não reproduz lealmente todas as informações de % de uso. Mas algo que me incomoda é o fato de usar essa Engine de Cópia, porém isso se deve mais por não entender do que se trata.

Agradeço a todos que mandaram alguma informação aí, tamo junto!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!